Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 4:51 pm Assunto: |
|
|
Olá João
Parabéns
Muito boa essa sequência, um excelente exemplo da técnica aplicada...agora ficamos a aguardar as suas evoluções, ok
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 9:43 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas palavras, e assim que tiver mais fotos coloco aqui.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 20, 2007 9:21 am Assunto: |
|
|
Vou aguardar até do final do ano para tirar mais fotos, pretendo fazer um bosque com, ainda tem uns 10 alporques pára tirar, todos de expessuras der tronco diferentes. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:56 pm Assunto: sequencia |
|
|
JOAO, Muito boa a sequencia e o resultado da alporquia. Aqui em casa e muito frio ,ela demora ate 90 dias para ser realizada. ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 8:50 am Assunto: |
|
|
obrigado pela mensagem , já fiz outro o ptecolobium é bem grande, pretendo fazer um bosque com todos estes alporques.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 1:39 pm Assunto: alporquia |
|
|
Meus parabens!!!! Muito didatica a tua materia! Se tu fizeres um bosque com aquela grossura de arvores, sera FENOMENAL!!!! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

Registrado: 16/07/06 Idade: 49 Mensagens: 152 Localização: Pirassununga - SP
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 9:34 pm Assunto: |
|
|
E aí João!
Me tire uma dúvida... de quanto em quanto tempo vc injeta hormônio no alporque? Ou só injeta uma vez?
abração e até!
Adriano _________________ www.anestesia.vet.br
Seu site de conhecimento em Anestesiologia Veterinária |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Olá Adriano,
Eu coloco hormonio somente ao fazer o alporque, deixo o esfagno bem humido com água e hormonio, e depois vou colocando só água mesmo com uma seringa. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 9:50 pm Assunto: |
|
|
Será que tenho sorte agora no outono??
abraços |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 1:02 am Assunto: |
|
|
Caro João,
Não poderia deixar de parabenizá-lo pela matéria. É sempre uma possibilidade a mais para ter como referência no trato com nossos pitecolobiuns. Não imaginava resposta tão satisfatória do piteco com alporques. Planta realmente fantástica. Aceita alporque, pega de estaca, nasce broto em parte antiga do tronco, cicatriza rápido, brota mais ainda, pode ser feito madeira morta em grandes áreas do tronco, aramar deixa os galhos na forma rapidamente, mas se pode também usar fios (minha eugenia tem um galho abaixado por fio nylon a uns 6 meses que quando solto o galho volta para o lugar). Espelho, espelho meu, existe planta mais bonita que um piteco? melhor pra se trabalhar um bonsai?
Aliais se me permite aproveito para lhe pedir um conselho,....
Lembra do meu piteco que resolvi fazer um kengai pois em parte estava muito pescoçudo e enterrar o tronco em um vaso profundo de Kengai nestes casos é sempre uma solução bastante conveniente..... lembra que isso tinha um inconveniente de ficar com um nebari muito com cara de meio do tronco, sem raízes abrindo...
Na ocasião até perguntei na ocasião se valia colocar um anel de arame para forçar a criação de um outro nebari. Eis que surgem brotos novos bem perto do substrato. Deixei crescer e enterrei. Ai na foto aparece o ramo verde, mas atualmente a madeira já esta clara. Isso tem... umas duas ou tres semanas. A ponta do ramo está fora do campo visual mas ainda tem folhas, não cortei. Já viu que isso pode dar muitos bons frutos, e estou a fazer o mesmo com todo novo ramo que surge perto da base.
Enfim minha dúvida. Como o objetivo de criar este novo nebari com raizes aparentes será preferível cortar logo o ramo enterrado e colocar hormônio enraizador, ou deixo como está, e mais para a frente, depois de engrossar mais, eu efetuo a separação? Meu receio, pequeno receio em se tratando de pitecos, é que se cortar agora o ramo novo talvez não vingue como raiz e fique irremediavelmente fininho.
Mas que planta encantadora não, sempre nos oferece possibilidades.
Desculpe abusar de seu topico, achei o assunto relacionado... _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 9:24 am Assunto: |
|
|
Se eu fosse você usaria o sistema de pontes alternadas para formar um novo nebari, mas só quando acabar o inverno. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 9:26 am Assunto: |
|
|
João será que tenho sorte agora? minha cidade Santos |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 9:28 am Assunto: |
|
|
agora está muito frio pode ser que demore mais ou não funcione, espere até a primavera. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
|