| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico   | 

| Autor | 
		Mensagem | 

MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
  | 

Enviada: Sáb Abr 23, 2005 6:13 pm    Assunto: folhas de bounganvilhea ( praga ) | 
				     | 

| 

AMIGOS 

AS FOLHAS DAS MINHAS BOUNGANVILHEAS ESTÃO ENCOLHENDO COMO SE FOSSE UM PAPEL AMASSADO .

COMO DEVO COMBATER ?. OS FICUS TAMBÉM ENCOLHEM MAS AO ABRIR A FOLHA CONSIGO VER UM INSETO ESCURO TIPO ESCORPIÃO PRETO.  DESDE JA LHES AGRADECO.

ABRAÇOS  MARCIO ROLDÃO | 

| 

| 

| 

doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 41 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
  | 

Enviada: Sáb Abr 23, 2005 6:35 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

tem como vc colocar uma foto das folhas enrugadas?

mas uma coisa eu adianto, folhas enrugadas pode ser pulgões, principalmente se for as folhas novas.

qual o tamanho do inseto que está atacando sua planta?

abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) | 

| 

| 

| 

Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
  | 

Enviada: Sáb Abr 23, 2005 10:43 pm    Assunto:  | 
				     | 

| 

Olá Marcio e Fernando,

Não sei não... o que costuma fazer isso é Cochonilha, principalmete a Verde, pois como se alimentam com a seiva das plantas, as folhas costumam ficar meio retorcidas.

Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)

Felipe F Zappala | 

| 

| 

| 

Cláudio C. Ratto Visitante

| 

Enviada: Dom Abr 24, 2005 6:56 am    Assunto:  | 
				     | 

| 

Marcio,

O seu Ficus está com a praga chamada vulgarmente de lacerdinha e o bougainvillea provavelmente está com ácaros. 

Para combater a lacerdinha, faça uma solução: 10ml de óleo vegetal Dimy + 5ml de inseticida Dimy + 1 litro d`água

Para combater o ácaro, faça uma solução a base de enxofre:  inseticida + enxofre + óleo, tudo da marca Dimy em  1 litro d`água, nas mesmas dosagens acima e o enxofre respeite o que vem dado pelo fabricante, pois não estou me lembrando no momento......... 

São produtos menos tóxicos mais fáceis de manipular. 

O intervalo das aplicações podem ser entre 7 a 15 dias, ok ?

Um abraço, | 

| 

| 

| 

Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
  | 

Enviada: Dom Abr 24, 2005 12:44 pm    Assunto: Bugainvilea | 
				     | 

| 

Amigos, estou com problema + ou - parecido em 2 Bugainvileas, só que as folhas novas nascem já todas enrugadas. Ontem mesmo levei-as para o Ronaldo eo Nelmar verem e nenhum dos dois soube dizer o que era. É muito estranho o que está acontecendo....

Outra coisa que gostaria de saber: NA BUGAINVILEA 50% DO SUBSTRATO DEVE SER DE BARRO ?????

AGRADEÇO A AJUDA.

Angela      | 

| 

| 

| 

Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
  | 

Enviada: Dom Abr 24, 2005 8:46 pm    Assunto: calma que tem jeito sim | 
				     | 

| 

Primeiro se a planta for de tamanho médio a grande ou seja maior que 15 cm eu pelo menos não uso barro pois costuma apodrecer a raiz, como substrato eu uso 30% de pedrisco médio uns 3 mm-40% de terra granulada ou tijolo ou ainda terra de cupinzeiro granulada- 20% de terra vegetal e o resto completo com fibra vegetal tipo pó de xaxim.

*obs. se as folhas cairam a cresceram n°1 retorcidas sem manchas n°2 sem insetos n°3 sem fungos, tenha certeza que é falta de sol pois as primaveras mesmo as hibridas adoram sol então sol nelas as minhas ficam no minimo 6 horas por dia tem uma foto de uma que eu retirei da rua cheinha de cupim e com o interior do tronco podre ela ainda ta em recuperação seu tronco tem 12cm de diametro falta dar uma poda e aramar  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! | 

| 

| 

| 

|