FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

outro pré de jabuticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
kgodoyb

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 12:55 pm    Assunto: outro pré de jabuticaba Responder com citação

Oi, pessoal

Comprei este pré-"bonsai" num supermercado (não briguem comigo, tava baratim) e fiz uma pequena poda na copa dela.
Qdo for a época certa, vou colocá-la no escorredor. Que tipo de poda vcs acham que eu posso fazer? Na época, eu posso fazer a poda drástica e de raízes e colocar no escorredor?
Que substrato vcs acham que seria bom pra ela? Aqui eu tenho terra adubada, tijolo, fibra de côco e areia.
Sou iniciante em bonsai. Tive outra jabuticabeira e fiz a poda de raízes, poda drástica da copa e transplantei para um vaso grande para que ela pudesse desenvolver bastante. Mas fiz uma tremenda burrada e matei a planta. O substrato era só terra adubada. Cheguei a trocar a terra, misturando tb fibra de côco mas nem assim, ela não resistiu e morreu. Agora sei que uma boa mistura é terra adubada com telha picada e areia...
Agradeço as dicas Smile

[s],
Kelly

ps: mais tarde eu adiciono outras fotos.

Copa

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo kgodoyb,

se esta planta fosse minha a primeira coisa que faria era tirar deste vaso de plastico e coloca-la no escorredor com substrato com boa drenagem. Depois qdo as raízes começarem a sair pelos buracos vc coloca na mamadeira com bastante matéria orgânica. Isso vai estimular e apressar o crescimento da sua planta. Vai ganhar mais vigor, vai engrossar o tronco mais rapidamente e os galhos tb.
não faça mais nenhuma poda, deixa-a crescer livremente.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

TENHO A MESMA OPNIÃO!!
ESSAS MUDAS DE SUPERMERCADO, SÃO FÁCEIS DE MORRER POR CAUSA DA TERRA QUE USAM, ACHO QUE A PRIMEIRA COISA A FAZER É COLOCAR NO ESCORREDOR.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
kgodoyb

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

e a raiz? Se por acaso estiver embolada e tal... devo desembolar, podar... ou nada?
Qual mistura vcs acham ideal pra jabuticabeira?

Obrigada pelas dicas Smile

[s],

Kelly
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 8:03 am    Assunto: Responder com citação

Tira ela inteira deste vazinho e coloca no escorredor, não se preocupe muito com as raizes, tenta sem poda-las tirar um pouco deste substrato que ela está.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
kgodoyb

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 8:29 am    Assunto: Responder com citação

ok, obrigada.

Mais uma última dúvida: estas plantas costumam vir com um torrão em volta das raízes, de tipo uma lama... eu tenho q deixar este torrão ou tiro tb?
Valeu!

Kelly
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 9:43 am    Assunto: Responder com citação

kgodoyb,

primeiramente quero me desculpar por te chamar de "amigo"...o correto é amiga !! hehehehhe....

vc pode fazer o seguinte: deixe de regar por um dia, daí a "terra" vai ficar um pouco seca e ficará mais facil de retirar este torrão. Faça um substrato com areia de rio ou compre substratos especificos em sites.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
kgodoyb

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 9:56 am    Assunto: Responder com citação

ok, Felipe

Obrigada pelas dicas. Farei isso hj mesmo, assim q o sol sair Smile
Valeu, gente!

[s]
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 12:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kelly,

Uma sugestão: não elimine completamente a terra que está agregada nas raízes (torrão). Ela contém micorrizas (fungos) que são essenciais, vez que permitirão que sua planta, ao ser acondicionada em outro local e a outro substrato, emita mais raizes e tenha uma possibilidade maior de sobrevida.

Não se preocupe em estar podando raízes ou galhos nessa primeira fase. Escolha uma bacia plastica de tamanho duas vezes e meia maior que um escorredor, perfurando as laterais e o fundo, com muitos furos (pode usar uma maquina de furar, com um broca da espessura de um lápis), pois isso irá ajudar na drenagem da rega/chuva bem como na oxigenação das raízes (aeração), mantendo-as revigoradas e favorecendo seu crescimento. Quanto mais raízes, mais galhos, mais engrossamento do caule. Very Happy

O escorredor é usado apenas quando temos uma planta com as condições mais apropriadas para realizar trabalhos de condução: estruturação de copa, podas de limpeza e de formação, aramagem, etc.
Se queremos engrossar e obter um bom material, o ideal é usarmos uma bacia plastica, se não dispusermos de solo para isso, ok? Very Happy

Ao ter pronta sua bacia, devidamente perfurada no fundo e em toda a volta, forre o fundo com caco de telha ou de tijolo, em pedaços do tamanho de uma moeda de um real. A seguir, acrescente areia grossa de rio, sem peneirar (dessas usadas em construção). A seguir, coloque sua planta, e acrescente mais areia, até que toda a raiz esteja devidamente coberta. Não acrescente adubo, em momento algum, ok? Very Happy

A bacia plastica deverá ficar sobre um tijolo grande, ou sobre pedras, livre do contato direto com o solo, seja de terra ou de cimento, não importa. Isso favorece a circulação do ar, que ajudará na aeração mencionada acima. Após o plantio, regue bem, e mantenha sua planta em meia sombra por umas duas ou tres semanas. Very Happy

Após 45 dias do plantio, inicie a adubação, preferencialmente com adubo orgânico: torta de mamona, misturada com farinha de osso, costuma ser a mais usual. Mas se quiser, pode usar no lugar dessa mistura, esterco de vaca, bem curtido. Espalhe o adubo por toda a bacia, preferencialmente na distancia determinada pela copa de sua planta. Olhando de cima, a copa será a linha limitatória: o adubo deverá ficar fora dessa linha, ok? Very Happy

Em pouco tempo, sua planta reiniciará brotação. Deverá voce deixá-la se desenvolver, observando o crescimento dos galhos. Lembre-se: se cortar o galho principal, apical, que cresce sempre retilineo, inibe o crescimento e engrossamento do tronco, aumentando o crescimento das brotações apicais laterais. Então, o ideal, é deixar a planta crescer bem, antes de estar podando. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

kgodoyb escreveu:
ok, Felipe

Valeu, gente!

[s]

Não exponha as raizes ao sol, pode ser prejudicial a elas...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
kgodoyb

MensagemEnviada: Sex Maio 11, 2007 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

junior/pr escreveu:
kgodoyb escreveu:
ok, Felipe

Valeu, gente!

[s]

Não exponha as raizes ao sol, pode ser prejudicial a elas...

Oi... eu disse sair mas quis dizer qdo o sol se pôr Smile

Mais uma vez, obrigada Nickfury pela aula e demais pelas dicas Smile
Assim que fizer posto os resultados aqui.
Abraços,
Kelly
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: