Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 6:13 pm Assunto: folhas de bounganvilhea ( praga ) |
|
|
AMIGOS
AS FOLHAS DAS MINHAS BOUNGANVILHEAS ESTÃO ENCOLHENDO COMO SE FOSSE UM PAPEL AMASSADO .
COMO DEVO COMBATER ?. OS FICUS TAMBÉM ENCOLHEM MAS AO ABRIR A FOLHA CONSIGO VER UM INSETO ESCURO TIPO ESCORPIÃO PRETO. DESDE JA LHES AGRADECO.
ABRAÇOS MARCIO ROLDÃO |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 6:35 pm Assunto: |
|
|
tem como vc colocar uma foto das folhas enrugadas?
mas uma coisa eu adianto, folhas enrugadas pode ser pulgões, principalmente se for as folhas novas.
qual o tamanho do inseto que está atacando sua planta?
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Abr 23, 2005 10:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcio e Fernando,
Não sei não... o que costuma fazer isso é Cochonilha, principalmete a Verde, pois como se alimentam com a seiva das plantas, as folhas costumam ficar meio retorcidas.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Dom Abr 24, 2005 6:56 am Assunto: |
|
|
Marcio,
O seu Ficus está com a praga chamada vulgarmente de lacerdinha e o bougainvillea provavelmente está com ácaros.
Para combater a lacerdinha, faça uma solução: 10ml de óleo vegetal Dimy + 5ml de inseticida Dimy + 1 litro d`água
Para combater o ácaro, faça uma solução a base de enxofre: inseticida + enxofre + óleo, tudo da marca Dimy em 1 litro d`água, nas mesmas dosagens acima e o enxofre respeite o que vem dado pelo fabricante, pois não estou me lembrando no momento.........
São produtos menos tóxicos mais fáceis de manipular.
O intervalo das aplicações podem ser entre 7 a 15 dias, ok ?
Um abraço, |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Abr 24, 2005 12:44 pm Assunto: Bugainvilea |
|
|
Amigos, estou com problema + ou - parecido em 2 Bugainvileas, só que as folhas novas nascem já todas enrugadas. Ontem mesmo levei-as para o Ronaldo eo Nelmar verem e nenhum dos dois soube dizer o que era. É muito estranho o que está acontecendo....
Outra coisa que gostaria de saber: NA BUGAINVILEA 50% DO SUBSTRATO DEVE SER DE BARRO ?????
AGRADEÇO A AJUDA.
Angela  |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Abr 24, 2005 8:46 pm Assunto: calma que tem jeito sim |
|
|
Primeiro se a planta for de tamanho médio a grande ou seja maior que 15 cm eu pelo menos não uso barro pois costuma apodrecer a raiz, como substrato eu uso 30% de pedrisco médio uns 3 mm-40% de terra granulada ou tijolo ou ainda terra de cupinzeiro granulada- 20% de terra vegetal e o resto completo com fibra vegetal tipo pó de xaxim.
*obs. se as folhas cairam a cresceram n°1 retorcidas sem manchas n°2 sem insetos n°3 sem fungos, tenha certeza que é falta de sol pois as primaveras mesmo as hibridas adoram sol então sol nelas as minhas ficam no minimo 6 horas por dia tem uma foto de uma que eu retirei da rua cheinha de cupim e com o interior do tronco podre ela ainda ta em recuperação seu tronco tem 12cm de diametro falta dar uma poda e aramar _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|