FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini Cerejeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2007 1:19 pm    Assunto: Mini Cerejeira Responder com citação

Caros amigos,
Em face as plantas mostradas aqui no Forum fico até com vergonha de mostrar essa,mas como estou aqui para aprender,vamos lá.
Há dois anos atrás vconhecí esta espécie em Mandaguarí e gostei muito devido a suas folhas pequenas,e a cor avermelhada das novas brotações.Na volta passando por São Paulo os amigos Olavo Pastore,Cissa Mizuno e Alecs me proporcionaram uma visita a Atibaia,quando visitamos a Regina Suzuki e o Kadam.Neste Último comprei algumas mudas e esta em especial imaginei um tronco inclinado com um Jim no topo.
Vejam a foto de quando ela chegou:

Coloquei-a numa bandeja por achar,que o tronco não precisaria engrossar e por questão de espaço.Mas a palnta não evoluiu como eu esperava,com o "secamento"de alguns galhos.Vejam a situação atual:
Frente:

Fundo

Vista por cima:

Como a planta não se desenvolveu como eu esperava,modei os planos.Estou pensando em deixar a folhagem encher,tipo vassoura,compondo com um Jin à direita,evidentemente reduzindoo galho,para tornar o conjunto mais harmonioso e trocando o vaso para redondo ou oval.
Todas as críticas e sugestões serão bem vindas, pois além de não conhecer bem esta espécie,eu aqui sou um aprendiz,portanto podem fazer seus comentários sem receio de milindres.
Antecipadamente grato,
Leo
Uibirá Piaia Bernardi

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Leo

Me parece que a tua cerejeira tá precisando de adubação e sol.
Faça a comparação da primeira foto (compra) e a última (foto de cima), a planta perdeu a coloração mais escura e o espaço de entre nós aumentou.
Este sinais são geralmente causados por falta de sol ou adubação.

Talvez colocar tua planta em um vaso com boa drenagem e forçar uma adubação fará com que ela apresente a recuperação esperada.

Abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 11:22 am    Assunto: cereja Responder com citação

Leo Amigo, Se fosse minha, eu a colocaria em um escorredor e faria um Shohin, de babar!!

Att. Luciano.
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

acho que vc deveria é mandar ela aqui pra pernambuco pra levar sol kkkkkkkk......

bricadeiras a parte, estou com o Luciano, eu colocaria ela em um escorredor e depois faria um shohin.

otimo material em, poste mais fotos de suas aquisições em Atibaia.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Oi leo

Faço coro com os amigos, pode até não parecer nas fotos, mas sua planta tem uma base muito boa e futuro garantido Exclamation

Deixo uma sugestão, um pouco radical, porém acho ser um bom caminho para destacar esta bela base...

acho que deixando os três galhos, um saíria por trás (ver foto 1), como base para uma nova estrutura, você teria um belo mame ou shohin Idea Wink

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2007 7:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leo,

O problema que acometeu sua planta é uma "doença" comum a todos nós bonsaistas: a pressa em trabalhar plantas compradas em viveiros paulistas ou do sul. Sad

No caso dessa planta, ela adora alta umidade, mas do tipo existente no sul, em São Paulo ou quando muito, nas Minas Gerais. Quando adquiri uma, há alguns anos, penei até que parte da planta se aclimatasse aqui no planalto central e eu pudesse fazer algo decente com ela. Shocked

A idéia sugerida pelo Alexandre, na projeção da direita, é muito interessante, mas eu manteria parte da madeira morta, para valorar mais o resultado final. Shocked

Mas antes, acondicionaria essa planta em um local em que pudesse estar pegando um pouco mais de sol, preferivel algo meio sombreado (embaixo de uma jaqueira ou mangueira, p.ex.), para que pudesse, primeiro, se condicionar ao seu clima, para só depois trabalhar com ela. Very Happy

Para voce ter uma idéia, trouxe uma muda do Kadan, em novembro. Tão logo cheguei, fiz um alporque, que retirei há dois meses. Essa nova planta, floriu e frutificou, enquanto a outra ainda está parada no tempo, sem emitir brotação nova ou melhorar a que tinha antes. Shocked

Certas plantas são assim mesmo. Nós é que não nos apercebemos disso, e acabamos perdendo boas chances de ter algo bonito, apenas por causa de nossa pressa, hein? Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 12:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos, vamos por parte
Uibirá, com certeza não foi falta de adubo,talvez falta de sol,pois como sugeriu o Nick coloquei-a à meia sombra de uma jaqueira,talvez por receio da planta não se adaptar ao sol da Bahia
Nick realmete eu me preciptei com esta planta,talvez por querer tê-la mais perto (aqui em casa e não no meu mini-viveiro)onde tenho um clima mais ameno e menos espaço,mas acho que este ano vou coloca-la num escorredor.Quanto ao clima acho que a espécie se adaptou razoávelmente bem aqui em Salvador,pois outro exemplar que trouxe na mesma ocasião vai se desenvolvendo bem(está na mamadeira)
Grande EBREU e suas belas plantas,realmete estou pensando em fazer um Shohin,depois que ela aumentar a brotação,mas quero manter a madeira morta (menor que a atual).
Meu amigo Alexandre,beleza de projeto(pra variar),mas acho que não vou adota-lo.Sou meio conservador(menos radical).
André, não sobrou muita coisa do que eu trouxe daquela viagem.Teve uma erica da Regina Suzuki alem de alguns Cotoneaster de lá e do Kadan que não resistiram.Sobraram apenas as 2 mini cerejeiras,uma PIracanta( que está ficando razoável),1 Ilex ,que colquei num vaso fundo mas tem desenvolvido pouco,e uma Caliandra vermelha,que já floriu mas anida está delgada e sem forma.
Em breve postaei a Piracanta.
Obrigado a todos,
Leo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 7:27 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Leo,

O que sobrou e está demorando, plante no solo. Aliás, faça isso tambem com a piracanta. Em dois anos, com boa irrigação e adubação, voce terá um ótimo retorno, via estaquia, tal a quantidade de novas brotações que surgirão. Very Happy

A propósito: qual o Ilex que voce adquiriu? o crenata tem as folhas ovaladas, parecidas com o buxinho. O serrata tem as folhas espinhentas, e existe uma versão para jardim, com folhas maiores e uma versão variegada, que não aguenta sol nenhum. Very Happy

Quanto à erica, só são bonitas no viveiro da Regina. Laughing Laughing Laughing

Aqui em Brasilia, só sobrevivem no solo, plantadas à sombra. Em vaso de bonsai, só madeira morta e tronquinho para tanuki. Laughing Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: