|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 11:17 am Assunto: esse negócio vicia |
|
|
tinha so umas 10 mudinhas mas o vicio aumenta um dia quem sabe eles serão lindos bonsai
um abraço a todos pela paciencia com novatos assim como eu.
muito obrigado
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 6:13 pm Assunto: |
|
|
Amigo Rafael,
O caminho é esse, este é seu laboratório.
Tome cuidado com suas cobaias, pois podem ser seu sucesso futuro, ou sua decepção pra pouco tempo!
Digo isto pq a ansiedade que nos toma é enorme, queremos fazer um pouco de tudo todos os dias, mas com respeito à esses seres vivos que vc adotou, você só terá felicidade!
Grande abraço e bem vindo aos doidos por bonsai!
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 6:27 pm Assunto: |
|
|
Rafael,
Agora é tarde, logo logo não vais ter mais espaço para por suas plantas!
Bem vindo ao clube do melhor "vício" que experimentei na minha vida!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 9:30 pm Assunto: Re: esse negócio vicia |
|
|
Rafael, seu caso é irrecuperável, vitalício e talvez hereditário. Seu viveiro é uma prova que o caso é sério! Eu, como viciado crônico, só posso lhe dar um conselho: continue nesse caminho que você vai se dar bem! Um abraço!
ps. Me parece,pelas fotos, que teus substratos estão com muita matéria orgânica, não? Agregue mais pedriscos, cacos moídos de telhas, de tijolos brancos, carvão vegetal ( as variadas proporções vc encontra em diversas matérias no site). Isso melhora a a drenagem, evita a compactação do solo, permite a aeração do substrato estimulando um crescimento e desenvolvimento saudável das raízes! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 11:21 am Assunto: |
|
|
tem algumas que eu acabei de transplantar, tem problema de eu trocar o substrato agora???
abraços |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 22, 2007 3:44 pm Assunto: Substrato |
|
|
rafaelvitorio escreveu: | tem algumas que eu acabei de transplantar, tem problema de eu trocar o substrato agora???
abraços |
O Fabiano está certo. Eu também tenho várias mudas e pré-bonsai com excesso de matéria orgânica. Paulatinamente estou substituindo o substrato, principalmente naquelas que estão começando a compactar o solo. Só dá é muito trabalho pra quebrar tijolos, telhas e peneirá-los, mas sem isso não há prazer! Abraços! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 2:56 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafael,
Lamento te informar irmão, mas depois de contaminado por este vírus a cura é quase impossível, e o que é pior tende a intensificar os efeitos e sintomas, ou seja, logo logo vc terá uma pequena floresta em casa, rsrsrs. Minha esposa é quem mais se queixa, pena que este vírus não seja contagioso. Só tome cuidado pq no início nós temos um severo impulso de plantar, podar, reenvasar, aramar...... e com isso temos a tendência de perder algumas plantas que depois nos chateamos por termos vacilado, lembre-se que a maior lição que aprendemos com o cultivo do bonsai é a paciência, e uma das formas de conter estes impulsos é justamente ter vários exemplares em vários níveis de desenvolvimento, assim podemos praticar podas e aramações com plantas jovens e ao mesmo tempo nos inspirar-mos com plantas já encaminhadas. Parabéns por suas plantas. Abraços.
Ps. Se acabou de envasar não mecha nelas agora, pois a planta sente cada vez que faz transplante, é como uma cirirgia, se fizer uma atrás da outra talvez o paciente não sobreviva, aguarde meados de setembro e abuse do uso de areia grossa, pedriscos e cacos de telha quebrados e compense a falte de matéria orgânica com adubação. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|