FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transformação de Junipero ( Shimpaku )
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 7:02 pm    Assunto: Transformação de Junipero ( Shimpaku ) Responder com citação

Olá companheiros Smile

Conforme já tinha comentado, aproveito para mostrar a minha intervenção efectuada no Junipero (Shimpaku ) no passado Sábado.
Tal como a outra do Ulmeiro tambem me deu bastante prazer executar.

Tambem este foi adquirido num Hiper e embora tivesse formado a copa em estilo "Hokidachi" não gostava do tronco tipo em "V" tipo "fisga" penso que ai, o termo é estilingue, não é??



Antes da intervenção


Após corte em dois do tronco direito, foi aplicado arame 3mm a acompanhar o sentido do tronco, ( para maior protecção) e aplicada a ráfia e voltar a aramar.


Após poda da copa e modelação dos ramos foi aplicado no ramo com ráfia uma ligeira curva para trás com rotação do tronco.
Procedi ao “Jin´s” de um ramo superior que tive pena de o descartar estava no mesmo nível que o outro ( 2.º do lado esquerdo ) pela foto dá ideia de estar no virado para o lado, mas a posição real dele é para trás.


Agora está a descansar, ainda era para levar uma pinçagem mais curta…mas como não me lembrei antes, Shocked cortei as unhas…e já estar assim foi uma dor Confused . Rolling Eyes Very Happy Very Happy
Fica para a segunda fase a dos “Shari´s”, tambem não há pressa.

Estava á espera que houvesse sol para o fotografar, e isto foi o melhor que consegui tirar com este tempo encoberto.

Agradeço comentários

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Castro, pela posição em que ficaram os galhos no lado esquerdo da foto, fica-se com a impressão de um trabalho estilo fukinagashi, ou seja, varrido pelo vento. Não seria melhor conduzir aquele galho da direita no mesmo sentido? talvez até mesmo fazendo um jin com ele. Vi algo parecido no livro I do Jonh Naka. um abraço.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 23, 2005 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Castro, parabéns pelo trabalho.
As fotos ficaram ótimas. Dá até para ver aquele chaveirinho de bandeira do Brasil em cima do relógio... Shocked

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 7:05 am    Assunto: Responder com citação

Olá companheiros

Mais uma vez obrigado Very Happy

Nickyfury
"...talvez até mesmo fazendo um jin com ele. Vi algo parecido no livro I do Jonh Naka."
O tronco da direita como referi foi cortado em dois ( ao meio ) e torçido, quando aquela ráfia sair, vai ficar tudo á vista até ao "Cerne"
Que irá ser tratada posteriormente com o liquido de Jin, logo vejo como fica o conjunto, porque em principio até aquele pequeno ramo irá ser um pequeno Jin.
e hoje ao fazer a minha corrida "fim de semana" vi algo surpreendente...junto ao rio Tejo, existem arvores trazidas pelas correntes com dezenas de anos de exposição ao sol, já nem é preciso tratamento a jacto de areia, a natureza já tratou disso Very Happy .
O problema deve ser que provavelmente poderá ter sal da água...mas pode ser que Twisted Evil

Felipe
Very Happy Very Happy aquele chaveiro foi uma oferta entre outras, que um amigo me trouxe da ultima visita que fez ao vosso país Very Happy.
Normalmente está pendurada naquele candeeiro ao lado, mas com tanta foto ao direccionar a luz o mais certo é estar ali á semanas.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Antonio Castro, para a primeira intervenção está excelente. Para a visualização será melhor quando preenchido os espaços podermos ver a árvore completada com sua roupagem.
Muitas vezes é difícil percebermos se determinado galho está para o lado ou em direção a parte de trás da árvore. Aliás você fez um comentário a este respeito. A foto pelo topo permite, e nem sempre, percebermos melhor estes desenhos.
"Estilingue", é uma atiradeira usada pelos meninos para caçar passarinhos. Hoje no Brasil a consciência ecológica esta fazendo deste apetrecho um "brinquedo" em desuso. Graças a Deus!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio,

Admirei seu trabalho, porém como vc colocou as fotos para que déssemos opiniões, aí vai a minha, apesar de eu não gostar de dar palpites nos trabalhos alheios:

Aqueles três galhos saindo de um mesmo ponto sobrecarregou o visual, tenho a sensação de "peso" muito próximo ao ápice. Talvez a retirada de um ou dois jins, proporcionasse maior suavidade e harmonia.

[]s
_________________
Jackson

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 7:24 am    Assunto: Responder com citação

Olá

Mário Leal e Jackson

Mto Obrigado, pelo vosso incentivo.

Jackson

Citação:
"Admirei seu trabalho, porém como vc colocou as fotos para que déssemos opiniões, aí vai a minha, apesar de eu não gostar de dar palpites nos trabalhos alheios:"

Shocked Jackson, desde que seja uma critica construtiva deve dar sempre sim Ok.
Se o companheiro que coloca a foto, não gostar do que ler ( caso não haja falta de educação) então é porque não está com a "Chavena vazia" e aberto a todas as opiniões.
Já tem a sua pré-concebida, logo não vejo porque motivo a coloca á disposição, para formularem opiniões.
Só assim podemos evoluir Very Happy ... Ok

Os 3 ramos que se vêem, partindo do principio de um relógio.
O Primeiro (1.º) está para as 7 horas
O Segundo (2.º) parece estar no mesmo sentido, mas está para trás para as 11horas
E o Terçeiro ( 3.º) Já é um Jin está entre as 8 e as 9horas, neste tive de fazer o Jin porque saia exactamente ao lado do 2.º que puxei para trás.

Nesta fase, a minha maior preocupação era desfazer-me daquele "V" tão acentuado, que dispersava (Dividia) a nossa atenção ao acompanhar o tronco visualmente.
Ainda o faz um pouco devido á ráfia, mas o tronco pricipal já está perfeitamente definido.

Agora está em repouso e vou deixá-lo em paz durante uns tempos, depois logo se vê o que ele nos pede para fazer.


[]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 8:44 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro

Mais uma bonita intervenção heim !!!
Minha observação é parecida com a do Jackson... mas como vc mesmo disse, vamos esperar para a planta se recuperar...
Obrigado por partilhar seus trabalhos conosco e futuramente nos mostre sua evolução!!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 78
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 25, 2005 8:49 am    Assunto: Responder com citação

Jackson, este Fórum, MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO, como o nome já diz, é exatamente para isto. Nossos amigos colocam as fotos aqui para que, com nosso concurso, e as idéias dadas, possamos ajudá-lo a melhorar o aspecto de sua árvore. Se você leu meu conto, "O primeiro Estilo", sabe que também não gosto da crítica pela crítica.

jackson escreveu:
Antonio,

Admirei seu trabalho, porém como vc colocou as fotos para que déssemos opiniões, aí vai a minha, apesar de eu não gostar de dar palpites nos trabalhos alheios:

Aqueles três galhos saindo de um mesmo ponto sobrecarregou o visual, tenho a sensação de "peso" muito próximo ao ápice. Talvez a retirada de um ou dois jins, proporcionasse maior suavidade e harmonia.

[]s

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Num site sobre bonsai baixei uma imagem de um junipero que é na verdade um "GIF" animado: a imagem fica girando, mostrando o bonsai (shohin) por todos os quatro lados. Isso é interessante, pois permite visualizar a planta como se estivessemos com ela à mão.
O bom disso é que podemos ter uma ideia melhor do trabalho realizado pelo bonsaista. Vê-se a frente, como ele a dispôs; e o fundo, o que foi feito para que a planta ficasse perfeita.
Seria interessante, caso algum colega saiba ou detenha conhecimento a respeito de qual programa de computador poderíamos usar para, com base nas fotos digitais que tiramos de nossas plantas, pudessemos usar esse recurso para dispor nossos trabalhos aqui no Forum.
Imaginem quanto acuidade visual obteriamos! não ficariamos restritos às explicações dos colegas que trabalharam a planta, mas ainda teríamos uma visão geral do que foi feito, possibilitando que pudessemos emitir opiniões com maior clareza e objetividade.
Fica aqui registrada minha sugestão.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil