FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ajuda com ficus (brotações só de um lado)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 4:34 pm    Assunto: ajuda com ficus (brotações só de um lado) Responder com citação

Olá pessoal....
Tenho um ficus (não sei a espécie, mais é desses comuns de "calçada") com problemas, tenho ele a mais ou menos um ano e meio, na realidade ele tava na casa da minha tia, e foi a primeira muda que eu peguei pra tentar fazer um bonsai, na época ele estava jogado num canto de um lote em um torrão de terra (ingrato, salvei a vida dele e ele só me dar dor de cabeça Laughing ), coloquei num vaso preto grande e fiz uma poda drástica, esperava que ele brotasse por todos os lados, eu quero fazer um hokidashi, porem o unico "probleminha" é que ele só brota de um lado Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad a um ano e meio ele só brota de um lado Crying or Very sad Crying or Very sad .....vejam as fotos (me desculpem pela péssima qualidade delas, tirei com uma web can, espero que sirvam)


Frente


lado (notem o local das brotações)


outro lado (notem novamente as brotações)

na realidade as brotações só nascem em uma especia de caroço (acho que da pra ver esse caroço na terceira foto) A pegunta é porque isso acontece? Tem algo que ue possa fazer pra que a planta brote dos outros lados? Aproveitando pra fazer uma pegunta totalmente fora do assunto do topico, da pra tirar aquela raiz que aparece na primeira foto? ela esta muito alta, e não da pra enterrar.

Desde ja obrigado a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Provavelmente a brotação só esteja ocorrendo de uma lado porque o outro pode estar morto. Como você relatou ele ficou jogado. Pode ser que uma parte dele tenha morrido, caso contrário com uma poda drástica ele teria rebrotado dos dois lados. Agora veja bem, o ficus é uma planta barata, é possível conseguir boas mudas a preços muito bons. Veja se não seria mais interessante adquirir uma muda com maiores probabilidades de trabalho a gastar tempo com uma muda que não vem correspondendo às tuas espectativas. Mas, caso queira insistir... tente uma poda drástica mais baixa, abaixo deste calo que você disse haver. Quanto à raiz lateral pode tirar sim, você não terá problemas com elas.

boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,


como o Wilson já te deu boas dicas vou falar direto de sua planta. É um fícus benjamina e sempre tem entrenós longos. Ele é bem flexível e pode ser aramado com boas possibilidades de modelagem. Se ele está brotando só de um lado tente a possibilidade de um fukinagashi, pode sair algo bom. Escolha os brotos, ele está com brotação no mesmo ponto em excesso. Veja os que são interessantes e corte os outros.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/03/07
Mensagens: 134
Localização: triunfo - rio grande do sul

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Nao entendo direito disso, mas se o galho morreu nao dá pra modelá-lo e fazer um shari (pegar a pontinha do galho + uma parte do tronco)?

e se o galho estiver bom, vivo, nao dá pra introduzir galhos ali? fazendo aquela tecnica em que se fura o tronco e se colocam galhos nele?

Realmente o ficus é muito barato, eu pago R$ 3,00 a muda aqui na minha cidade, mas as vezes a gente é teimoso e quer que aquele fique bom...hehehhe.

Quanto a raiz, ela me pareceu grossa, mas nao vi as outras como sao, nao dá pra fazer um raiz sobre rocha?

Espero que alguem mais esperimente do que possa ajudar.
Abraço


Editado pela última vez por Fabiana Ribeiro Costa em Ter Maio 29, 2007 12:59 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Seg Maio 28, 2007 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Tenho pouco tempo na arte, e nesse pouco tempo aprendi que é a planta quem determina o estilo, nosso papel é dar direcionamento a essa tendência.
Todas as vezes que decidi um estilo para a planta sem combinar antes com ela me deu mal.
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2007 11:33 am    Assunto: Responder com citação

obrigado a todos pelas respostas

Citação:
Provavelmente a brotação só esteja ocorrendo de uma lado porque o outro pode estar morto. Como você relatou ele ficou jogado. Pode ser que uma parte dele tenha morrido, caso contrário com uma poda drástica ele teria rebrotado dos dois lados.


wilson creio que o tronco não esteja morto, fiz o teste de tirar uma pequena lasca do tronco com a unha e ele estava verde, mesmo porque na epoca que resgatei ele havia brotaçoes para todos os lados, mesmo estando em pessimas condições, agora uma coisa que me veio a cabeça é que nesse tempo de um ano e meio que ele ficou na casa da minha tia sem duvida nenhuma ele não recebeu nenhum tipo de adubação, isso pode ter interferido na falta de brotaçoes?

Citação:
Agora veja bem, o ficus é uma planta barata, é possível conseguir boas mudas a preços muito bons. Veja se não seria mais interessante adquirir uma muda com maiores probabilidades de trabalho a gastar tempo com uma muda que não vem correspondendo às tuas espectativas.


Eu tenho outras mudas aqui em casa, inclusive de ficus, mais tenho interesse nessa porque foi a primeira planta que vi na hora que iniciei nesse maravilhoso hobby, ou seja, se eu conseguir trasformar esse ficus em um bonsai quando ele completar 10 anos de trabalho eu terei completado 10 anos que descobri e iniciei nessa arte. Em quanto ele estiver vivo tentarei trasforma-lo em bonsai Smile

Citação:
É um fícus benjamina e sempre tem entrenós longos. Ele é bem flexível e pode ser aramado com boas possibilidades de modelagem. Se ele está brotando só de um lado tente a possibilidade de um fukinagashi, pode sair algo bom. Escolha os brotos, ele está com brotação no mesmo ponto em excesso. Veja os que são interessantes e corte os outros.


é uma boa ideia fazer um fukinagashi, mais ja li aqui mesmo no forum, severas criticas aos bonsais de ficus nesse estilo, mais caso eu não consiga de forma alguma fazer o hokidashi, sem duvida nenhuma tentarei outros estilos.

Citação:
e se o galho estiver bom, vivo, nao dá pra introduzir galhos ali? fazendo aquela tecnica em que se fura o tronco e se colocam galhos nele?


Meu pai sugeriu algo parecido, estava pensando em fazer uma incisão no tronco da planta e outra no galho desejado, encostar e passar uma fita adesiva e esperar que "cole", depois eu tiro os outros galhos que existem naquele caroço que não sirvam e vou educando os galho pro hokidashi, acho que pode dar certo, o que os amigos mais experientes do forum acham?

Citação:
Quanto a raiz, ela me pareceu grossa, mas nao vi as outras como sao, nao dá pra fazer um raiz sobre rocha?


obrigado pela dica Fabiana mais aquela raiz é a unica do lado de fora, e alem do mais acho que não combina fazer um hokidashi (estilo da vassoura) com raizes sobre rocha. Ja que o Wilson disse que não tem problema, vou corta-la.

Citação:
Tenho pouco tempo na arte, e nesse pouco tempo aprendi que é a planta quem determina o estilo, nosso papel é dar direcionamento a essa tendência.
Todas as vezes que decidi um estilo para a planta sem combinar antes com ela me deu mal.


Eu acho que essa planta pede um estilo vassoura mesmo, tem um tronco bem grosso, e cavando um pouco na terra nota-se uma distribuição bem radial as raizes, o que contribui bastante pra fazer um ótimo neabari.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/03/07
Mensagens: 134
Localização: triunfo - rio grande do sul

MensagemEnviada: Ter Maio 29, 2007 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

como nao sei colar citação, vc disse:

"Meu pai sugeriu algo parecido, estava pensando em fazer uma incisão no tronco da planta e outra no galho desejado, encostar e passar uma fita adesiva e esperar que "cole", depois eu tiro os outros galhos que existem naquele caroço que não sirvam e vou educando os galho pro hokidashi, acho que pode dar certo, o que os amigos mais experientes do forum acham?"


Em vez de encostar o galho ao tronco, fure o tronco com uma furadeira, descasque a parte do galho que vai ficar dentro do tronco, introduza o galho e passe uma pasta selante, que pode ser até clara de ovo.

Vou ver se encontro o passo-a-passo com fotos, se achar posto aqui, acho que tem aqui no forum mas nao lembro onde eu li. Very Happy

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Maio 30, 2007 7:25 am    Assunto: Responder com citação

Me diz uma coisa, ele pega sol em ambos os lados Question Se não pega pode ser isso que está estimulando a brotação somente para um lado. Voce pode ir arrodiando o vaso uma vez por semana para sempre pegar sol em todos os lados da planta.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Qui Maio 31, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
Em vez de encostar o galho ao tronco, fure o tronco com uma furadeira, descasque a parte do galho que vai ficar dentro do tronco, introduza o galho e passe uma pasta selante, que pode ser até clara de ovo.


Olá Fabiana
eu conheço essa tecnica, o nome dela é enxertia por furos, só não a faço por dois motivos: 1° não tenho furadeira, 2° tenho medo de rachar o tronco na hora de furar (supondo que conseguisse a furadeira emprestada). O jeito que disse que faria (fazer incisões e encostar o galho) se parece com um tipo de enxertia chamado encostia, inclusive aqui mesmo no site do atelier do bonsai tem duas materias sobre isso (enchertia por furos e encostia)

Citação:
Me diz uma coisa, ele pega sol em ambos os lados Se não pega pode ser isso que está estimulando a brotação somente para um lado. Voce pode ir arrodiando o vaso uma vez por semana para sempre pegar sol em todos os lados da planta.


Olá Junior
sim, pelo menos quando eu peguei na casa da minha tia ela estava recebendo sol só do lado das brotação, antes de tentar fazer a tecnica da encostia vou deixar essa planta em sol pleno e adubar bastante com adubo organico, como disse anteriormente a planta tambem não recebeu nenhuma adubação, quem sabe esses dois fatores não tenho interferido na brotação irregular. Vou ver que resposta a planta da para depois tomar outras providencias.

abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qui Maio 31, 2007 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcelo,

Ficus é uma planta bastante fácil de trabalhar e geralmente muito resistente, creio que Júnior tenha razão e o problema seja realmente a falta de sol em toda a planta, só deve ter brotado do lado que recebia sol diretamente. Como vc disse que estava na casa de sua tia onde não recebeu nenhum tratamendo em relação a adubação faça o seguinte:
- Agora em setembro faça o reenvase para um substrato bastante drenante.
- Aproveite para podar o excesso de raízes e verificar como está o sistema radicular, se estiver bem desenvolvido significa que sua planta estava bem cuidada e elimine a raíz que está aparente e sujando a estética.
- aguarde 30 a 40 dias para começar a adubação(muito cuidado neste período pós-transplante, pois a planta fica muito sensível e não deve tomar sol diretamente nas folhas em função de desidratação).
- Adube com fertilizante orgânico, torta de mamona + farinha de osso + cinza de madeira(pouca quantidade +ou- 5%) e umedeça com biofértil plus de NPK 8-9-9 na proporção de 5ML para 01 litro de água, misture, deixe curar por umas 02 horas e depois faça pequenas bolinhas, coloque ao sol forte para secar e depois coloque em suas plantas, esta mistura é muito utilizada em bonsais jovens e favorece uma alimentação bastante completa.(Ps. Durante o processo de secagem a mistura exala o cheiro um pouco desagradável, mas é assim mesmo). Ou então vc utiliza um fertilizante foliar, que pode ser o mesmo Biofértil, semanalmente ou quinzenalmente.
Depois que ela se recuperar totalmente e comear a brotação plena, vc poderá se quiser efetuar uma poda radical abaixo da brotação atual que com certeza virá uma outra mais forte e melhor distribuida.
Espero ter ajudado.

Abraços fraternos.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco muito obrigado pelas dicas....me restaram apenas algumas duvidas, antes de setembro eu não posso fazer nenhum tipo de adubação? estava pensando em fazer agora uma adubação simples, nem que seja com torta de mamona. Quanto ao substrato, quando eu for fazer o reenvase eu devo fazer um substrto com bastante drenagem, mais qual porcentagem devo usar? estava pensado 70% cascalho e 30% materia organica, ficaria bom?

desde já obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 12/11/06
Mensagens: 807
Localização: Salvador - Bahia

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Substrato é o maior problema para bonsaístas, o único concenso é que deve ter muita drenagem, mas seguindo este conceito o substrato que vc quer usar está ótimo pois 70% de pedrisco dará uma excelente aeração, mas só que também perde umidade muito rápido, por issso atualmente usa-se tanto caco de telha(ou bloco ou tijolo), pois tal material mentém a umidade por mais tempo, portanto sugiro vc substituir 30% de pedrisco por cacos de telha bem pequenos. Quanto a adubação, realmente é complicado adubar agora no inverno, não sei como está o clima em sua cidade mas em Salvador eu ainda estou fazendo uma adubação com biofértil plus 8-9-9 para a maioria das plantas e biofértil 4-14-8 para as floríferas e frutíferas, isto pq a temperatura média está entre 24 a 28º, ou seja o inverno ainda não chegou aqui, sendo que faço esta adubação a cada 15 dias via foliar, devo parar a adubação agora em meados de junho que é quando começa realmente a esfriar por cá e só retornar em setembro(primavera) quando o sol começa a voltar com intensidade. Na primavera geralmente eu entro com adubação orgânica (a dobradinha Farinha de osso + Torta de Mamona) pois as plantas acordam famintas, só não adudo as plantas que farei reenvase pq terão que aguardar a recuperação do sistema radicular. Espero ter ajudado, abraços.
_________________
Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

O meu paguei 15,00 reais o ficus variegata.
o ficus benjamina foi de alporquia e tá mostrando futuro está brotando pra caramba!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil