|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 11:05 am Assunto: Pitecolobiuns Repostagem |
|
|
Amigos, Esta e uma arvore nativa daqui do sudeste do Brasil. das restingas e dunas que vao do norte do estado de S. Paulo , ate o sul da Bahia.
Arvore da familia das leguminosas,sub familia das mimoseaceas.
Nome cientifico:Choroleulum Tortum.
Nome vulgar:Jurema,Jacare,tatare.
Arvore de ate 7mts., quando plantada em lugares abertos,porem em seu habitat de origem nao chega a 3 mts.
propagaçao:sementes, estacas, alporquia, mergulhia.
Amigos , depois da mençao da Madrinha , sobre as arvores que apesar de queimadas , rebrotam! Ai vai uma delas!
Ela ja apareceu aqui no forum, porem estava num vaso errado!
Nesta foto ela acabava de ser transplantada, por isto a desfolha!
Depois fotografo ela num fundo decente!
Att. Luciano. |
|
|
 |
Roberto Teixeira 1.o PASSO

Registrado: 03/01/07 Mensagens: 102 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 4:31 pm Assunto: Pteco Phenix |
|
|
Luciano,
esse é um dos que mais aprecio dentre todos os seus. Eu o vi bem queimadinho. É o renascer.
Finalmente ganhou um espaço no Forum. Não nos deixe sem as fotos futuras com o novo rebrotamento.
E quanto a tinta no jin/shari, clareia? Acho que muito branco destoa dos que encontramos na mãezona natureza.
Grande abraço. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 5:21 pm Assunto: cor |
|
|
Roberto, com o decorrer de pouco tempo ela fica com uma cor mais natural! Att. Luciano. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Jun 06, 2007 10:45 pm Assunto: |
|
|
Roberto e Luciano,
Eu lí em algum tópico e não me lembro qual foi agora, que uma das opções é misturar tinta(não lembro qual) na calda para não deixar a cor muito branca e artificial. Um dos truques que Emanuel usa é passar cinzas na madeira ao invés da calda, segundo ele dá um aspecto mais natural e praticamente calcifica a madeira, como eu ví pessoalmente um trabalho dele nesse sentido posso afirmar que funciona. De qualquer forma gostaria de saber qual tinta usar e se posso usar a calda logo depois do descasque ou tenho que esperar no mínimo 6 mêses ? Luciano, antes que eu esqueça, BELAS PLANTAS, tenho usado muito suas plantas como referência de aplicação de técnica. Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 12:35 am Assunto: |
|
|
Realmente luciano, tens uma bela coleção de pitecolobiuns. É sempre um prazer rever estes bpnsais. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 4:26 am Assunto: |
|
|
Luciano, Parabéns pelos Ptecos, ótima coleção. Plantei sementes no fim do ano passado, tenho agora umas cinquenta mudinhas. Acho essa espécie fantástica.
Clauco, vc disse que uma pessoa usa cinza em vez da calda? usa somente cinza ou acrescenta outro produto? gostaria de saber mais sobre isso.
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 4:48 am Assunto: |
|
|
Paulo e luciano,
Tenho um unico piteco que estou a adorar trabalhar.
Tirei algumas estacas e tenho uns 4 bem promissores que enraizaram bem. Mas gostei tanto da espécie que estou tentado a obter mais mudas.
Não si entretanto como obter sementes da planta mais madura que tenho que serviria de "matriz". Os pitecos dão algum fruto? Onde ficam as sementes?
agradeço antecipadamente. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 12:30 pm Assunto: |
|
|
Paulo César,
É isso mesmo, Emanuel, bonsaísta de Feira de Santana utiliza cinza de madeira(não é carvão) em lugar da calda, ele alega que a calda deixa a coloração muito branca e artificial, já a utilização da cinza mantem uma cor natural além de, segundo ele, praticamente calcificar a madeira, posso atestar esta afirmação pois ví pesoalmente e cheguei a bater na madeira do ficus trabalhado e notei estar bastante sólido. Abraços.
Eis abaixo um ficus trabalhado com cinzas, dá-se a impressão que foi queimado por um raio ou algo semelhante.
Duprat,
Como Luciano colocou acima, o Piteco é da família das leguminosas, portanto emite vagens, estas vagens se retorcem e fazem quase um círculo, e por sinal está chegando a época de sementes, aqui em Salvador já pude constatar algumas vagens mas ainda verdes. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 12:52 am Assunto: |
|
|
Glauco, obrigado pela resposta e achei legal conhecer essa outra alternativa.
A sua foto do ficus me deu uma ótima idéia. Tenho um fícus retusa bastante vigoroso e que promete se tranformar num belo bonsai, recentemente passei para um vaso de bonsai. Acontece que antes ele ficou uns quatro anos plantado no chão para engrossar, depois fiz a retirada e coloquei em uma bacia plástica. o problema que uma das raízes, muito grossa por sinal, não suportou o corte drástico e parte dela morreu. Fiquei com medo dela continuar apodrecendo e matar a árvore, mas não ocorreu. a parte viva da raiz solto raízes finas e a planta está aparentemente saudavel. Vou testar a cinza na parte morta da raíz como forma de proteção. no futuro coloco as fotos, ok?
abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 1:01 am Assunto: |
|
|
Duprat, sobre sua pergunta é como foi respondido. O Pteco é uma leguminosa e dá uma vagem. Eu na verdade nunca vi uma árvore adulta com flores ou vagens,pois moro no Triângulo Mineiro e aqui nunca vi nenhum Pteco. Consegui as sementes depois de mais de ano perguntando no Orkut sobre esta espécie, então uma pessoa de Santos gentilmente me enviou pelos correios. Acho que no Rio de Janeiro e outras cidade litoraneas é fácil de encontrar ptecos produzindo sementes.
Abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 10:52 am Assunto: |
|
|
Olá Luciano
Magnificos seus ptecos, um mais bonito que o outro. Eu não conheço esta espécie, a não ser por fotos. Não sei se tem aqui no sul? Mas quero conseguir, alguém sabe onde conseguir sementes?
um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
victor.opini

Registrado: 02/05/07 Mensagens: 73 Localização: Mogi MIrim - SP
|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 11:02 am Assunto: |
|
|
Ola!!
tenho uma muda de piteco tb
e uma duvida.. ela esta muito esticada" se eu cortar o tronco dela, bem baixo, ela brota de novo?? tenho medo de fazer isso e perder a planta.. oq vcs me sugeriam??
segue uma foto dela..
abraços!!
victor  |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 08, 2007 1:16 pm Assunto: |
|
|
Oi Victor,
Não se preocupe que vc pode podar em baixo sim que ela irá rebrotar, e aí vc tem duas opções, ou faz uma alporquia ou poda diretamente e depois faz estaquia, fica a seu critério. Vc também deve aproveitar e aramar o tronco principal para dar mais movimento a ele, senão ficará muito reto. Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 3:25 am Assunto: |
|
|
Glauco, só mais uma coisa, vc sabe como esse bonsaísta, Emanuel,usa a cinza? Imagino que ele coloca em um pouco d'agua e pincela na madeira, seria isso?
Abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 8:10 am Assunto: |
|
|
Pelo que sei os pitecos não gostam de climas frios estou certo?
Também tenho vontade de adquirir um, depois que vi todas postagens do Luciano fiquei com vontade de trabalhar uns  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|