FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Out of ta Rules
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 4:38 pm    Assunto: Out of ta Rules Responder com citação

Amigos , Abaixo vai a foto de uma planta , que foge um pouca as regras!

Ela tem 32 anos, e se notarem foge completamente as regras ! Começa muito baixo, nao respeita a disposiçao dos ramos. A partir do segundo ramo ela e uma planta extremamente densa. Tem aproximadamente 20 cmts., e e aparente a preocupaçao de quem a fez de dar impacto visual de massa. Contrariando as regras usadas , em que foi incutido no meio. Aonde
temos que mostrar arvores muito vazadas e mostrando um esqueleto inadimissivel! No entanto e genial!!! Faça o que digo , mas nao faça o que eu faço!!! Em nome de regras , voce pode ter uma peça extremamente feia e vazia!!! Advinhem de quem veio esta planta??? Att. Luciano.
Voltar ao topo
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 4:43 pm    Assunto: planta Responder com citação

Amigos, Nao estou indo contra quem segue as regras . Meu intuito e mostrar esta Planta- Aula, que agora utilizo como parametro!! Genial!!!!! E so olhar as publicaçoes internacionais. E isto que e feito no mundo todo!!! A pessoa que fez ela , enxergou isto a 30 anos atras! Att. Luciano.
Voltar ao topo
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 6:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá Luciano,

Acredito que esta seja do hidaka, me corrija se estiver errado, há quanto tempo ela está como você ?

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 7:28 am    Assunto: Responder com citação

Boa colocação a respeito de regras Luciano, eu sempre tive vontade de cultivar bonsai, mas ficava preso as regras. Fui comprando plantas, fazendo um yamadori aqui, outro ali mas não mechia nas plantas por não saber ao certo o que fazer. Agora, passados 8 anos é que fui me livrar dos requisitos necessários para ter um bonsai perfeito. Acredito que em pouco tempo terei belas plantas, ainda mais com todas as infomações deste fórum. É claro que quando achar uma planta que proporcione os meios para se chegar a uma estrutura "ideal" assim o farei para ter alguns exemplares dentro da "regra".
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Roberto Teixeira
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/01/07
Mensagens: 102
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 4:37 pm    Assunto: Regras Responder com citação

Meu caro Luciano,
como já conversamos e concordamos, elas(regras) são para serem quebradas. É só olharmos ao redor, que a mãe natureza nos mostra.
Grande abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 8:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ebreo!

No início eu me fixava muito nas regras. Com o tempo comecei a dar mais importância à harmonia. Hoje, sigo a regra quando ela não se sobrepõe à harmonia. Estou de acordo com o Junior, podendo seguir a regra, ótimo, senão não precisaríamos de regras. Elas são o nosso balizamento. Quebramos quando sabemos quebrá-las.

Abração
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Minha opinião é que não existem regras, mas sim instruções.
Quem pode definir regras é quem inventou, quem controla, alguém ai conhece o inventor do bonsai? Ele fez regras?
É preciso de harmonia.
Eu até não importo se disserem que o que eu faço não é bonsai. O que eu quero é fazer algo bem bonito.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Na minha humilde opinião, as regras de proporção não existem por acaso e sim baseadas em observações sistemáticas na natureza ao longo de muitos e muitos anos, o que acontece é que nós cultivamos bonsai e muitas vezes os exemplares de que dispomos não apresentam potencial para que sejam conduzidos em tempo hábil respeitando as proporções de estrutura, ramificação, disposição de galhos, etc. Esses exemplares vão, visualmente, ser conduzidos de uma forma menos ortodoxa para que esteticamente, e não estruturalmente, se apresente como bonsai. Quem cultiva pre-bonsai em média e larga escala sabe que de cada 10 exemplares 1 ou 2 têm potencial de estrutura para ser considerado bonsai de qualidade, nesses mesmos cultivadores que conhecem a fundo o bonsai é fácil ver isto, plantas aparentemente semelhantes têm preços absurdamente discrepantes e isso mostra que o mestre sabe que aquela planta mais cara tem muito mais potencial que a mais barata e muitas vezes o comprador não têm olhos treinados para perceber isto e não entende porque uma custa 100 e a outra, parecida, custa 1000 e as duas, estéticamente são semenlhantes e são bonsai, porém a de maior potencial estrutural vai sempre parecer mais natural aos olhos de todos em todos os angulos e lados que se olha enquanto que a outra tem um lado ou angulo bom mas ao observarmos melhor veremos sempre uma pequena desarmonia aqui e ali chamando a atenção. Mas os dois são bonsai.

Acho que devemos sempre manter a humildade em procurar aprender o máximo possível da arte antes de romper regras, e que essas regras devem sempre ser buscadas, isto é aprendizado da arte.

Nossa flora apresenta exemplares que podem, em muitas situações, não se adequar as proporções estruturais tradicionais do bonsai existentes, pois aqui a natureza é diferente de onde o bonsai nasceu mas isso não é regra e sim excessão e deve ser tratada como tal pois trata-se de um novo aprendizado a ser desenvolvido a não aprendido, para romper regras é necessário primeiro CONHECÊ-LAS A FUNDO, pois senão estaríamos pulando etapas no aprendizado da arte e isto pode levar a uma lacuna vazia na arte desenvolvida por aqui.

Não quero e não vou me confrontar com ninguém pois o intuito é sempre o de proporcionar conhecimento e principalmente aprender sempre oferecendo os dois lados da moeda para todos.

um grande abraço e seja o que deus quiser Surprised
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Dentro dessa linha de raciocinio, proposta pelo Porto, creio que poderíamos dizer que se o cultivador formar uma determinada planta partindo da semente, terá maiores condições de, se quiser, obedecer a todos os critérios e regras classicas necessárias à formação de seu bonsai.

Poderá fazê-lo, inclusive, se a planta for uma espécie nativa, pois terá em mãos o adequamento necessario, enquanto sua planta se desenvolve.

Entretanto, deixada a planta ao crescimento natural, sem que o cultivador interfira de alguma maneira em sua construção, certamente irá depender de fatores ao acaso, que poderão ou não resultar em um material adequado, em que se observará um ou dois parametros das regras, mas que não estará afeita, totalmente, a essa imposição.

O mesmo acontecerá se o cultivador buscar, na natureza, a planta que melhor se adeque a seus ideais e com a qual poderá fazer um lindo bonsai, mas que, devido às circunstancias do meio em que vegetou e floresceu, não comportará alterações drásticas que possibilitem ao cultivar fazer sua reestruturação dentro daquelas famosas regras. Um material bruto, colhido via yamadori, poderá ser estilizado, dentro de um conceito mais amplo, buscando antes a harmonia proposta pelo Elio, que uma estilização rigidamente feita dentro do conceito normativo classico.

Podemos adequar material de qualidade e com ele fazer um bonsai de qualidade, mas sem obedecer ou seguir os parametros estabelecidos dentro da rigidez de qualquer regra. Igualmente, podemos tambem formar um material, a partir de semente, no sentido de adequar ou não o cultivo dentro dessas regras, como o pinus mostrado no inicio.
Mas poderemos, tambem, formar uma estrutura em que se verificarão, como parte essencial e completa, todos os pontos que enquadram as regras clássicas.
Disso tudo, se conclui que, independentemente da aplicação de regras ou não, ao se adequar um bom material, visando sua estruturação e cultivo, na busca da melhor excelencia, poderemos ter em mãos um bonsai de qualidade.
Claro, a qualidade aqui, será tanta ou maior que necessário aos objetivos propostos e buscados pelo cultivador em questão.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Interessante como todos dizem "não precisamos das regras"... "as regras não são importantes"... etc...
Se elas não são importantes, ou se não precisamos delas, então por quê sempre de novo essa questão é levantada? por que se incomodar? nesses quase 10 anos essa pergunta já foi levantadas centenas de vezes.
Algo que não importa, nem merece ser conciderado... não é?
Essa pergunta já está velha, e a resposta sempre é a mesma: Não dá pra viver sem elas...

Em um evento, um reconhecido bonsaista presentou uma planta com um galho totalemnte fora das regras. Todo perguntaram como isso era possível. Ele, na sua calma e sábia bondade, respondeu: Esta planta foi produzida a 5 anos, de semente, este galho faz falta para a estrutura atual. Ele vai preencher este buraco por mais uns 3 anos, quendo o galho posterior tiver força e vigor suficiente para preencher este espaço sozinho. Então vou cortá-lo fora. Se eu cortar agora, o galho posterior estará fraco, e a planta sofrerá vital e esteticamente com isso.

Conclusões: 1) O Bonsaista em questão sabia o que pretendia. Não quebramos regras simplesmente por capricho.
2) O Bonsaista tinha um projeto, o que nos falta muitas vezes.
3) Nós, observadores, não entendemos o que ele queria porque não conheciamos seus projetos.
4) Muitas vezes queremos transformar a liberdade de regras em uma regra.

João: Concordo com vc!
Voltar ao topo
JUSTO VERÍSSIMO



Registrado: 01/02/07
Mensagens: 50
Localização: rj-rj

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 12:30 pm    Assunto: REGRAS JÁ FORAM QUEBRADAS A EXCESSÃO É APLICÁ-LAS Responder com citação

OLÁ COLEGAS
REALMENTE AS REGRAS SERVEM PRA ALGUMAS COISAS, AJUDAM MUITO.
MAS PODEM SER QUEBRADAS, COMO LEIS REVOGADAS.
OS PRINCÍPIOS PORÉM SÃO VERDADES BÁSICAS E NUNCA MUDAM. ISSO É BOM PORQUE AS LEIS E AS REGRAS SÃO SEMPRE BASEADAS EM PRINCÍPIOS, DENTRO DE UM CONTEXTO MOMENTÂNEO. ELAS VÃO E O PRINCIPIO FICA. O BONSAI É O QUE, SIMPLIFICANDO?

A NIPON BONSAI DEFINI:

.........................................................................................................
Dicas - Objetivo do Bonsai
O objetivo do bonsai é criar um quadro ou composição que usa verdadeiras árvores . Da mesma maneira que na paisagem onde o pintor tenta transmitir um panorama numa área pequena de tela, no bonsai o artista é devera reproduzir em miniatura, com um redução proporcional na escala de 50 a 100. A personalidade do artista e o estilo normalmente são estampados no trabalho dele de forma que os estilos diferentes de cada artistas são reconhecíveis. É verdade que o artista de paisagem tenta transmitir o mistério eterno do paraíso terrestre. O artista de bonsai tenta transmitir o mistério eterno das árvores. A analogia entre pintura e bonsai é muito apropriado. Uma pintura boa é aquela que é pessoal, livre e cheio de sentimento, sensível na cor e bem proporcionou e equilibrado em sua composição global. Isto se aplica também ao bonsai . Se um bonsai possui todas estas qualidades então ela se qualificará certamente como uma obra de arte de alto padrão.
.........................................................................................................

ESSE É O PRINCÍPIO DESSA ARTE: MINIATURIZAÇÃO
SIMPLES. NO PASSADO DA ARTE TAMBÉM FORAM CRITICADOS COMO ANTI-ARTE OU NÃO SENDO ARTE OS TRABALHOS DE "CLAUDE MONET", "VAN GOGH", "RENOIR", MAS HOJE ELES SÃO RECONHECIDOS E VALEM MILHÕES!
ACHO O MESMO QUANTO A CERTAS PLANTAS, SE A MINIATURA NOS CAUSA ESTRANHEZA HOJE, NÓS TEMOS QUE NOS ACOSTUMAR COMO OS LITERÁRIOS SE ACOSTUMARAM AS PINTURAS DOS IMPRESSIONISTAS, SÓ QUE MAIS RÁPIDO QUE ELES, POIS PERDERAM ÓTIMOS ARTISTAS.
AS REGRAS SE ATRAPALHAREM E ELITIZAREM, EXCLUIRÃO POSSÍVEIS "MONET" DE PARTICIPAREM COM TODOS OS "LITERÁRIOS" DO BONSAI.
NÃO QUERO PERDER NENHUM. É MAIS SIMPLES VER A MINIATURA.
_________________
é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Creio que há uma campanha para uma NOVA REGRA!

A regra é plantas sem regras.

Realmente para que esse stress? Se as regras não servem para você, abondone-as!!!

Tudo na vida precisa de uma referência. Os pássaros ao migrarem para um ponto, não seguem uma linha reta, porém eles tem uma direção geral, se eles podessem ir reto certamente o fariam, pois assim encurtariam muito a distância.

Pode ainda usar sua criatividade e criar algo a seu gosto avesso a tudo, mais não mostre a ninguém, pois pode sofrer criticas, pois as pessoas tem parametros para avaliar oque é belo.

Se sua planta permite seguir as regras, siga-as, se não permite use-as como um direção geral.

agora se não quer seguir regra nehuma plante-as de ponta cabeça, pois até nisso há uma regra.

sem stress abraços a todos
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 1:27 pm    Assunto: polemica Responder com citação

Amigos, Sem querer lancei um questao polemica no ar!!! Minha intençao era mostrar a genialidade da pessoa que confeccionou esta planta! E alertar sobre o que vejo na Net. , e em publicaçoes e concursos. No proprio livro do Jhon Naka, ele na sua galeria ou exemplos, mostra varias plantas. Aonde sao visiveis as quebras de regras. Estou com um livro de Peter Adams, novo, aonde a maioria das regras de estrutura sao quebradas , em nome de uma arvore densa! E corrente no mundo , agora, arvores mais densas e menos transparentes! Att. Luciano.
Voltar ao topo
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Caros colegas...
Percebo algo que talvez muitos ainda nao tenham notado:
As coisas nos parecem novas sempre que as descobrimos...
Muito do que acima foi descrito como novidade (ou descoberta de nosso tempo) já se encontra registrado em livros antigos de bonsai.
A questão é: Nós evoluimos... e mudamos nossa visão das coisas.
Há uma progressão natural na arte do bonsai.
Explico:
Se falarmos para alguém que está dando os primeiros passos na arte: "vale tudo, basta vc querer", ele nunca vai entender porque chegou até determinado ponto.
É como falar para alguém construir uma casa iniciando pelo telhado.
Ele precisa PRIMEIRO fazer o fundamento, depois a estrutura, daí as paredes, então o telhado, e por ultimo, o acabamento.
Isso é assim no bonsai.
Quem começa tentando fazer o acabamento, passa a vida toda acabando o que nao começou.
As regras são uma espécie de fundamento sólido onde construimos nossa liberdade artistica. Só vou ser livre, criativo, se tiver uma base confiável que me sirva de apoio.

Ebreo, no livro "The classic art of Bonsai" tem uma reportagem sobre a história do bonsai, e lá exitem retratos antigos de plantas densas, e tb de plantas "transparentes"... ambas existem a muito tempo na arte, nós apenas desconhecimamos uma delas... ou não?
uma não desfaz a outra... cada qual tem o seu motivo de ser!
Voltar ao topo
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Só pra pensar...
A uns 4 anos, a discussão das regras foi levantada e debatida com vigor...
pessoas sairam machucadas, e nada mudou...
mas deu pra perceber algo...
A maioria que defendia a abolição das regras, sumiu com o tempo...
os defensores continuam na ativa, muitos destes até reconhecidos...
Por que será...
Esta indagação estou fazendo tb a mim, pq percebi isto e fiquei inquieto...
Pensemos um pouco...
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil