FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Out of ta Rules
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JUSTO VERÍSSIMO



Registrado: 01/02/07
Mensagens: 50
Localização: rj-rj

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 4:03 pm    Assunto: É ISSO AÍ Responder com citação

ISSO AI VHOBUS
PERCEBO ISSO NO CARO LUCIANO, É DISTO QUE ELE FALA, DE TUDO O QUE VOCÊ FALOU. E É ISSO MESMO QUE MENCIONEI, "ARTE IMPRESSIONISTA" E "CONTEXTO MOMENTÂNEO", QUE BOM QUE VOCÊ ENTENDEU! VALEU!
O PRINCIPIO SEMPRE FICA, A BASE DE TUDO. O RESTO É DIVERSÃO.
SAUDAÇÕES!
_________________
é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo...
Tudo o que falei anteriormente, venho falando a anos, porém, nunca fui compreendido...

Que fique claro: Não sou favorável a abolição das regras.
Voltar ao topo
Anderson Vinturini
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/01/06
Idade: 37
Mensagens: 102
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 4:40 pm    Assunto: regras Responder com citação

Meus amigos,

não sou nem contra e nem a favor as regras, respeito tanto quem as segue e o mesmo tanto quem as não segue. Bato palmas para aquele que segue as regras e faz Bonsai maravilhosos, também bato palmas para quem não as segue e faz Bonsai maravilhosos. Eu sempre procurei segui-las de acordo com o que a planta me proporciona, ou seja, sempre respeitando o que a planta tem de melhor.

Se alguém que seguiu as regras e hoje esta em evidência, parabéns a ele, tenho certeza que não foi por causa de seguir as regras e sim pelos maravilhosos trabalhos que essa pessoa fez, assim como você Valdir.

Se alguém que não seguiu as regras e hoje esta fora de nosso cenario, tenho certeza que não foi porque ele não seguiu as regras e sim por não ter produzidos trabalhos tão bons quanto os seus.

Sempre vejo trabalhos maravilhos que estão totalmente fora das regras, tenho plantas assim, mas é o que me agrada, também já tive plantas em que segui as regras e as dei pois não me agradava. Seguindo ou não as regras ninguém é melhor que ninguém.

Aqui estamos a dividir experiencias e divulgar a arte do bonsai, não estamos julgando quem é melhor que quem e nem o por que que é melhor.
_________________
Anderson RP
16 91865743
"ALUNO ATELIER DO BONSAI"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JUSTO VERÍSSIMO



Registrado: 01/02/07
Mensagens: 50
Localização: rj-rj

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 5:12 pm    Assunto: FALOU E DISSE Responder com citação

RAPAZ, TU 'FALOU E DISSE'. ESSE ESPÍRITO IMPARCIAL É O QUE TENTO MOSTRAR E INCENTIVAR, SE NÃO PERDEMOS A DIVERSÃO E NÃO RESPEITAMOS AS PLANTAS.
NA MINIATURIZAÇÃO ACHO QUE UM POUCO DE CADA ORA UM ORA OUTRO E DEIXANDO VER A PLANTA FALAR E A BELEZA APARECER É O QUE INTERESSA.
EXIGÊNCIAS DEMAIS - FARIA A MAIORIA DAS PESSOAS ESTAR FORA DO BONSAI E NÃO PODER PARTICIPAR!.
O PRINCIPIO DE TER UMA MINIATURA DUMA ARVORE BEM PARECIDA COM A NATURAL.
ANTES DO IMPRESSIONISMO EXISTIAM TAMBÉM MUITAS REGRAS À PINTURA, ELAS FORAM QUEBRADAS. MAS AINDA PODEM SER SEGUIDAS. SÓ NÃO ELITIZAM MAIS OS PINTORES. QUEM IRIA IMAGINAR PINTURAS COMO AS DE ''ROMERO BRITO'' NAQUELA ÉPOCA? PARECEM DE CRIANÇA, E VALEM MUITO MESMO C/ ELE VIVO! ACHO QUE ISSO É TAMBÉM O QUE NOSSO AMIGO LUCIANO QUE PASSAR, NÃO SER EXECUTADAS REGRAS NÃO ELIMINA COMO BONSAI, COMO VOCÊ DISSE É O RESULTADO, O MÁRIO SEMPRE DIZ ISSO, QUE VALE. A BELEZA.
COM ISSO TODOS NÓS DIVERTIMO-NOS COM OS BONSAI UNS DOS OUTROS. UMA AÇÃO OU OUTRA PODE MELHORAR, MAS FICAMOS TODOS!
_________________
é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

As regras, que eu prefiro chamar de instruções foram tiradas da natureza.
Está tudo lá.

Ler muitos livros é ótimo, eu leio tudo que posso, mas nada que qualquer um pode lêr é mais importante do que a natureza nos mostra.


sergioturbo10, a referencia, seguindo ou não as regras é sempre a mesma, talvez seguindo parâmetros seja mais fácil não errar.

vhobus, será que essas pessoas que sumiram não estão por ai fazendo coisas bem legais, mas simplesmente não querem mais aparecer?

Essa discussão vai longe. Mas se formos sensatos veremos que o que uns buscam em livros, outros buscam apreciando uma bela paisagem.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Murilo então é bom deixar as plantas na natureza mesmo não acha?

Pessoal queira ou não, essa discurssão de regras influencia os iniciantes, pesso permissão então para criar duas galerias de fotos, uma com as plantas dos que defendem a quebras das regras e outra com as plantas do pessoal que usam as regras nas suas plantas. TENHO ESSA PERMISSÃO?
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366


Editado pela última vez por sergioturbo10 em Qua Jun 20, 2007 6:49 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,


a discussão é sempre muito boa e importante para o crescimento em qualquer área do conhecimento humano e na vida pessoal, mas nada disso tem sentido sem o respeito ao posicionamento do outro. Vamos ser mais cordiais para não deixar ninguém desrespeitado, estamos entre amigos.


RESPEITEMO-NOS TODOS
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
vhobus
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Ok...
Viva la libertè!
Adiós
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 7:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O que buscamos ao enfatizar regras no bonsai? Miniaturização? Shocked

Algo que sempre surge, nessas discussões intermináveis, que não nos levam a lugar algum, nem proporcionam crescimento na arte nem carreiam para o forum resultados satisfatórios para todos, é que estamos a bater em ferro frio. Shocked

Compararmos a arte bonsai a qualquer outro tipo de expressão artisitica humana é o maior dos contrasensos. Não há comparação. Assim como não há comparação entre escultura e pintura, entre artesanato e folclore, ou entre suiseki e kusamono. São expressões artisticas diferentes, que interagem no sentido de nos propiciar momentos de terna observação e de contemplação, permitindo nossa incursão num mundo diverso da nossa realidade. As conceituações filosóficas são as mais variadas, quando se trata de estar definindo o simples conceito incutido na palavra ARTE: A arte nos traz muita inspiração e uma grande leveza d’alma. Essa assertiva é apenas uma, dentre as milhares possiveis para definir arte.

Logo, considerando a dificuldade existente para definir essa palavra, creio sermos por demasiado simplistas querermos comparar as diversas formas de arte existentes, particularmente a nossa arte bonsai com a pintura, e os bonsaistas com pintores, de escolas tão dispares entre si, como soi acontecer no mundo artisitico.

A primazia de se estar definindo regras para a formação de uma estrutura artistica, qualquer que seja ela, não cabe, é claro, a um bonsaista. Estamos afeitos a que, para se iniciar um trabalho é preciso munirmo-nos dos objetos e ferramentas necessários para tanto. Dispor esse material de maneira a facilitar nosso trabalho é certamente o melhor caminho, pois com o material estrategicamente colocado em posição que facilite sua inserção no trabalho, teremos melhores condições de estar avaliando o resultado final.

Regras sociais permitem que vivemos em harmonia (hipoteticamente falando), nas cidades e urbes, na sociedade humana. Regras disciplinares inibem (ou deveriam) as ações contrárias às regras sociais, morais e éticas. Há preceitos claros e conhecidos, que são comuns a todos, que não estão escritos ou definidos, mas que, de comum acordo, são seguidos e observados por todos.

Sendo assim, temos tambem extendido ao nosso trabalho os preceitos pelos quais ocorrerão um melhor entendimento quanto ao resultado pretendido. Seja numa escola, seja no trabalho, ou num simples encontro entre amigos, haverão sempre regras a serem observadas, para que ocorra harmonia e o resultado possa ser, no minimo, satisfatorio a todos.

Penso que a conceituação do Valdir caberia aqui, tambem. Sem observarmos regras, a construção exemplificada por ele seria inviavel. Porem, será que poderiamos estar fazendo arte sem seguir regras? Será que poderíamos fazer bonsai se não houvessem regras pré-definidas sobre o que é bonsai e como fazê-lo para que nosso trabalho resulte em um bonsai?

O próprio contexto em que está situado tal parametro, o de fazer com uma planta determinado trabalho, aplicando a esse trabalho técnicas precisas e conhecidas, visando moldar-lhe a, com sua finalização, termos em mãos um bonsai, certamente envolverá inumeras regras, que irão possibilitar não só a construção, mas tambem a finalização de tal maneira que, a qualquer observador perspicaz, fácil será reconhecer que houve a aplicação de regras nesse trabalho.

Mas repito aqui o que o próprio Valdir colocou, estaremos sempre batendo na mesma tecla vazia ao mantermos a evolução de discussões utópicas como essa. Cada um de nós tem um argumento próprio para validar suas assertivas. Todos têm razão e ninguem é dono da verdade. Haverá sempre um ponto divergente, enquanto houver dois humanos sobre a face da terra, ainda que em tudo mais possam combinar. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Dado o teor do tópico, pela sua semelhança com outros já passados, onde inclusive se terá debatido o mesmo tema sem que nos levasse a lado algum, tentei não me pronunciar...
Peço desculpa, pela intromissão.

As regras....ou as directrizes....como os Caros Companheiros/Amigos do fórum, lhe queiram chamar...
Seja em que área for...se, se pretende ser bom naquilo que objectivamos ( não interessa qual a sua natureza, comercial ou lúdica) temos que ter linhas/directrizes que nos norteiem.

Temos que ter um inicio académico (pelo menos o Básico) a não ser que sejamos especialmente dotados de nascença, como será óbvio, comparativamente ao nosso esforço em aprender...assim transparecerá/será o fruto do nosso trabalho.
As regras/directrizes, que devem ser aprendidas (por quem o deseje, e entendo "eu") que devem ser interiorizadas naturalmente, não numa visão de natureza redutora, mas sim de orientação...para que de igual forma no futuro, saiam também de uma forma natural, que nunca em momento algum, deverá entrar em conflito com a obra em si... também entendo que só as pode quebrar, quem as segue e as conhece...

Existem inumeros casos de Bonsaistas de renome, que foram e são bem sucedidos sem as levar em conta...mas convem talvez ressalvar, que serão tal como nos outras "artes" aqui referenciadas, pessoas que tiveram uma boa base académica e que no seu auge, optaram por seguir o seu próprio rumo...mesmo parecendo estranho aos que os rodeavam

Afinal,
"Ultrapassar um objectivo é como se não o tivessemos atingido"- Lao tsé

Parece-me ser diferente, de faze-lo, por desconhecimento ou conhece-lo apenas superficialmente.

A falta de êxito/desencanto, por parte de quem alguma vez as assimilou e terá sido "menos bem" sucedido, poderá ter acontecido "talvez" ( aqui conjectura minha ), por as ver como uma panaceia garantida para o Sucesso e, sobretudo porque "talvez" as tenha visto, não com os seus olhos, mas sim com os olhos de alguém...
Mesmo sendo divulgado/ensinado por "Gurus/Mestres", há que intorrogarmo-nos do porquê das coisas, refletirmos sobre o assunto...e não aceitá-lo apenas porque assim o dizem...

Como já alguém disse na China, à uns milhares de anos
"O Conhecimento não digerido pela mente é trabalho perdido" Wink

"Bonsai", eu percepciono como um somatório de muitas coisas, o resultado de inumeras acções, onde o tema das regras, como de muitos outros, não pode ser visto de forma isolada...nem tão pouco atribuir-lhe mais importância do que elas merecem...

Vendo ali o Exemplo que o Luciano colocou...como já aqui referiram não é novo, pela semelhança desta, com algumas expostas em revistas da especialidade e até das inumeras árvores que o próprio criador ( Hidaka) trata de igual forma...questiono-me...não será aqui também uma regra dos próprios criadores, e que podem ter os mais diversos objectivos...
Mesmo que não os tivesse/tenha...será que por se afastar dos estilos considerados Clássicos/não Clássicos", estarão elas alguma vez, verdadeiramente isentas de regras??

Será que seguindo as ditas regras, estaremos verdadeiramente a segui-las ou, ao assimilá-las as tranformamos nas "nossas" próprias regras??? Estas são apenas o fruto da nossa percepção...logo não quer dizer forçosamente, que sejam as mais correctas...

...uma regra (simples) que tento seguir e que penso ser comum a todos os praticantes, mesmo que não a sintam ou vejam como tal..."apreciar cada momento de pratica de Bonsai", mesmo que a dita árvore nunca chegue a ser algo, digno de tal nome...se o forçar, não vai dar prazer, se o interiorizar de uma forma natural, ambos ficaremos a ganhar...

Boa sorte a todos

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar



Editado pela última vez por Antonio Castro em Qui Jun 21, 2007 4:24 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito que todos teremos o porque de seguir regras, diretrizes, normas ou o que quer que se denonomine, ou não. A única regra ou o que quer que seja, não se pode negar ou quebrar no bonsai é PACIÊNCIA!!

Mas com certeza veremos bonsai modelado através de regras que o criador conseguiu naturalidade, outras não. E veremos bonsai modelado sem regras que o criador conseguiu naturalidade e outras não. Alguns tem sensibilidade para dar a naturalidade, outros não.

Não é apenas a técnica que garante isso, também a sensibilidade e claro, experiência. Aos poucos nos posicionamos na nossa filosofia ocidental, que tem a mania de fazer as coisas como melhor nos convém, e vamos nos aperfeiçoando, por vezes mais do que nossas plantas, e assim vamos melhorando, aprendendo, ou não, depende de cada um, vamos indo.

Abraços a todos e parabéns pela discussão que teve um bom nível.
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 12:49 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

O amigo Castro resumiu bem o meu posicionamento, se alguém pretende romper regras é imprescindivel primeiramente que as conheça e as domine. Isto é o aprendizado da arte. Não se rompe regras que não se conhece, senão não haveria nada a ser rompido.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 12:19 pm    Assunto: remorso Responder com citação

Amigos, estou com remorsos, nao devia ter posto este topico!!! Nao era minha intençao ! Acho que estou perdendo o senso de´profundidade e sintetizaçao!!! Aqui eu afirmo e confirmo minha mais sincera admiraçao por nosso maior mestre! E que toda vez que observo uma planta dele a altura dos olhos, a unica frase que me vem a mente e : Genial!!!!Genial!!! Genial!!! Att. Luciano.
Voltar ao topo
JUSTO VERÍSSIMO



Registrado: 01/02/07
Mensagens: 50
Localização: rj-rj

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 12:41 pm    Assunto: VARIOS PONTOS Responder com citação

OLÁ
FILHOS, QUE BOM QUE TEMOS COISAS EM COMUM.
CONCORDO EM VÁRIOS PONTO COM TODOS, MAS FUI MAL ENTENDIDO DE CERTO MODO.
NÃO COMPAREI A ARTE BONSAI A OUTRA ARTE E SIM COMO SENTIMOS COISAS NOVAS HOJE E ELES SENTIRAM NAQUELA ÉPOCA.
SIGO REGRAS E QUEBRO REGRAS, EMBORA ACHE QUE AS TÉCNICAS SÃO MAIS IMPORTANTES E SE CONFUNDEM COM AS REGRAS, E TAMBÉM PREFIRO A PACIÊNCIA COMO RESSALTADA NO ATELIERDOBONSAI COMO A ÚNICA.
APENAS ME EXPRESSEI SOBRE NÃO DEIXAR QUE SEGUIR REGRAS ELITIZEM A ARTE, E APARTEM PESSOAS DE PRATICAREM/TEREM BONSAI.
ASSIM ESTAREMOS TODOS JUNTOS COMO FAMILIA DE BONSAISTAS COM RESPEITO PELOS NOVOS E SUAS NOVAS IDÉIAS QUE MAIS TARDE SE ESTIVEREM INCORRETAS ELES VERÃO AO MEDITAREM NO CAMINHO E NÃO SÓ NO OBJETIVO AO NOSSO LADO. OS ORIENTAIS TRATAM OS OUTROS ASSIM AO CUMPRIMENTAR, COMO SE ELES FOSSEM SUPERIORES, SEM IMPORTAR SE SÃO REALMENTE, O TRATAR É O IMPORTANTE. ASSIM, JUNTOS NOS DIVERTIREMOS E JUNTOS CRESCEREMOS.
ÓTIMOS TEXTOS PESSOAL
LUCIANO, VOCÊ NÃO CRIOU POLÊMICA NÃO, FIQUE TRANQÜILO.
_________________
é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luciano,

Não fique com remorssos essas discussões a meu ver são positivas e instigam as pessoas a aparecerem, desde que respeitadas as R E G R A S Smile de convivência pacífica e harmoniosa, todo movimento traz mais vida à arte, nós precisamos disso.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil