FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calistemon (busca da estética)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 1:09 pm    Assunto: Calistemon (busca da estética) Responder com citação

Oi pessoal

Eu e meu grande amigo e bonsaísta Sérgio Siqueira, fazemos às vezes um “intercâmbio” de plantas e trabalhos e o calistemon que mostro aqui foi um desses casos.... Rolling Eyes
Ele estava há anos sem ser trabalhado, “abandonado” numa das prateleiras do Sergio, que num gesto de grande desprendimento livrou-se dela, e me dando um presente!.... Rolling Eyes Wink

Fiquei uns bons meses sem inspiração e semana passada resolvi colocar mãos a obra!... Shocked


Situação original


Detalhe de madeira morta e apodrecida


Aramação para início de definição estrutura, mantendo praticamente todos os galhos originais


Definição de shari “natural”, pela simples limpeza e retirada de madeira apodrecida


Este foi meu primeiro trabalho com calistemon e percebi algumas características da planta que me impuseram uns desafios a mais.....

1- os galhos mais grossos, mesmo que pouco mais, são bastante quebradiços e ao serem movimentados após a aramação, trincam ou quebram com facilidade
2- a casca tem um jeitão “corticoso” e sua cor e textura dificultam distinguir com clareza onde ela está viva ou morta
3- a limpeza no tronco próximo ao nebari, retirando musgo e terra impregando a textura, deve ser feita com muito cuidado, uma vez que “camadas” finas que recobrem a casca se soltam com facilidade, criando um contraste de cor com aspecto artificial...

Minha intenção em manter quase todos os galhos originais, mesmo com uma certa poluição visual, foi estimular novas brotações nas curvas dos galhos mais próximas ao tronco. Com isso, vou tentar compctar a estrutura e, nesse momento, eliminar gradativamente os galhos desnecessários... Rolling Eyes Rolling Eyes

Sugestões são bem vindas, bem como dicas dos colegas que conheçam outras características do calistemon.... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 1:18 pm    Assunto: shidare Responder com citação

Caro Charles, Quando eu penso em Callistemon, logo vem a cabeça o Shidare! Pensei isto antes de ver a planta e as fotos encherem a tela! Falar o que???? Fenomenal!!!! Att. Luciano.
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Charles - MEU GAROTO - tenho por hábito quando vejo uma primeira postagem com fotos de ficar uns bons momentos admirando a planta e pensando no futuro.

Com a callistemon se deu a mesma coisa embora de forma mais rápida porque não conheço outro estilo para tal planta.

Nunca eu pensaria em fazer tudo que você fez numa primeira investida....

ADOREI !!!!!!!!!!

e
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

Muito legal sua planta, e o trabalho também. Tenho alguns calistemons e acho uma planta interessante de se trabalhar, por ter folhas folhas pequenas dá um aspecto visual muito bom. Com certeza você terá muita brotação nestas curvas, ele brota vigorosamente. Uma dica é pinçar continuamente , ele fica bem compacto. Se não pinçar fica uns espaços sem folhas, como na muda bruta.

boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Cuidado que seu amigo Sérgio Siqueira vai querer de volta!
Vai ficar muito bom.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Caramba, que mudança radical, parabéns Exclamation ficou 10 mesmo.... Shocked
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:39 pm    Assunto: planta Responder com citação

Amigos, Eu ja a imagino num bom vaso a florir!!! Uma aula de bonsai e arte! Att. Luciano.
Voltar ao topo
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade, tenho uma bouganvile nesta mesma estrutura e fico olhando pra ela pensando o q fazer???tem um bom tronco e galhões pra cima.

Charles, muito obrigado, vc realmente a transformou da água para o vinho e deve ter salvo muito "toco brotado" como o meu!!!

Nebari e planta interessantíssimos, é conífera?

Abraço
Fabiano
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal... tudo bem?

Amigo Luciano...
Como praticamente todos os galhos nascem no topo da "árvore" ou muito próximos, ao menos neste momento, não me ocorreu outro estilo além do shidare... Rolling Eyes Wink
Aliás, me passou sim pela cabeça uma poda total de galhos, esperando que os novos ocorram e outro locais, mas descartei logo essa alterntiva!
Em breve, além das brotações que deverão ocorrer nos galhos existentes, espero que ocorram também em diferentes alturas do tronco!... Aí sim, eu poderia pensar em outras alternativas... Rolling Eyes Rolling Eyes
Mas como falei, foi um primeiro trabalho de estruturação... que poderá mudar bastante no longo prazo... vamos ver..... Rolling Eyes Rolling Eyes

Menina Ângela...
Assim como voce, também sentei em frente a planta, tentando "decifrar possíveis futuros"... Rolling Eyes Laughing
Quanto a "fazer tudo numa primeira investida", na verdade acho que fui até bastante conservador, pois aproveitei quase todos os galhos e retirei apenas a madeira já morta e podre, que se soltou com certa facilidade...
Acho mesmo que a planta foi bem pouco estressada!... Rolling Eyes
Assim, meu trabalho quase que se limitou a uma aramação e direcionamento de 100% dos galhos existentes.... Wink
Legal que voce tenha gostado!... Wink Laughing

Wilson....
Agradeço seus comentários e suas dicas nos cuidados do calistemon...
Não consegui bem imaginar como seria a pinçagem... Rolling Eyes Rolling Eyes .. seria mesmo a poda manual das pontinhas dos novos brotos?...Voce conseguiria me detalhar um pouco mais?...

Oi Murilo...
Amigo... agora... too late para o Sergio querer de volta!!! Laughing Laughing
Mas nosso intercâmbio é dinâmico... idas e voltas... Rolling Eyes Wink

Oi Junior..
Legais seus comentários.. valeu amigo!... Wink

Fabiano...
Valeu amigo!... Rolling Eyes .. Tá certo que o vinho ainda tá meio rascante, com muito tanino!!!... Espero que um dia ele desça mais macio... mas a diversão é essa mesmo!... Wink Laughing
Achei interessante o movimento do tronco e o nebari pretendo limpar devagar e descobrir aos poucos, para evitar danificar a casca...
Não, o calistemon não é uma conífera... ele aceita podas radicais, inclusive com total retirada de galhos e folhas... Wink

Abraço a todos,
Charles


Editado pela última vez por Charles em Sex Jun 22, 2007 3:31 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mziede
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 21/05/07
Idade: 49
Mensagens: 158
Localização: Vila Velha E.S

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Estava olhando a primeira e a segunda foto imaginando o q eu faria ...sem duvida vc teve uma linda visao ficou simplesmente otimo ...
Parabens
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
sefo40



Registrado: 19/05/07
Mensagens: 39
Localização: belo horizonte - MG

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Impressionante
Parabéns pelo trabalho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,

A pincagem é bem simples, basta cortar com a tesoura as pontas de brotação, não tem local exato, na base de cada folha tem uma gema latente, em qualquer lugar que voce cortar do novo crescimento irá brotar. Se não fui claro de um toque que detalho melhor.

boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Oi mziede, sefo40
Legal que voces tenham gostado!... Caso tenham sugestões e comentários, não deixem de me informar, ok?... Wink

Wilson...
Entendi sim a pinçagem... obrigado...Wink
Conhecendo o calistemon, voce acha que se eu podar os galhos que aramei, apenas encurtando seus comprimentos, mesmo elimine todo o verde das pontas, as novas brotações aconteceriam com mais intensidade ao longo dos galhos mantidos?... Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marçal lemos pereira
Visitante





MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 4:03 pm    Assunto: oi Responder com citação

Charles , tudo bem?

Amigo que planta bonita hein?

fico aqui pensando em como ficará com mais folhagem , muito interessante.

num esqueça de quando estiver mais densa por umas fotos ok?
Voltar ao topo
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Charles

Tenho certeza que haverá brotação, mas acho mais prudente voce manter assim como esta, tenho receio que cortando as pontas ocorra brotação mais predominante nas pontas podadas. Assim como esta sairão brotos nestas curvas que agora passaram a ser o ápice da planta. Acho que assim você terá mais opção depois.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil