FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TERRA NO FORNO
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 170
Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:09 pm    Assunto: TERRA NO FORNO Responder com citação

Olá pesoal

Tenho tido problema com matos persistentes em meus vasos. Principalmente um( não sei o nome)que a mais de 1 ano, todo mês eu limpo a superfície do substrato retirando um por um, mas na semana seguinte ele já tá nascendo denovo.
Acho que a única solução será trocar o substrato por um esterilizado em altas temperaturas que destruam suas microsementinhas.Pondo o substrato no forno.
Não tinha planos de lançar mão dessa prática por suspeitar que altas temperaturas destroem os nutrientes. Mas agora estou me vendo obrigado a isso.

Estou certo ?
O forno realmente destroe as sementes existentes no substrato ?
Quanto tempo(horas) devo deixar o substrato "assando" no forno(de fogão comum) doméstico?

Ficarei muito grato com sua ajuda!

Abraços a todos
_________________
Foi uma satisfação nosso contato.

fariadjoy@ig.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio,

Infelizmente temos que aprender a conviver com isto. O mato é uma realidade, e faça você o que fizer ele sempre existirá em seus vasos, em maior ou menor quantidade mas existirá. As sementes veem com o vento, trasidas pelos pássaros, etc... Você pode até esterilizar a terra, mas não adiantará, mais cedo ou mais tarde ele estará lá verdinho , verdinho. Arrancar mato de vaso de bonsai é uma prática que temos que nos acostumar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio, o que o Wison falou é pura verdade, cheguei a comprar um forno eletrico só para isso (para não usar mais o da cozinha e apanhar da patroa..rsssss) e algum tempo fica sem matos, mas os pássaros e o vento se encarregam de traze-los novamente aos vasos.... é uma rotina que nos acompanhará para sempre, ainda mais quando se tem muitos vasos, resultado, muito trabalho. Wink
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Claudio
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 170
Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Junio e Wilson

Acho que esse matinho em particular não foram os pássaros não. Eu cato realmente muitas espécies de matos mas só esse é persistente.Ele lastra e toma conta do vaso rapidamente e não passa de uns 4 cm de altura.
Acho que eles devem ter vindo em alguma terra vegetal que comprei ou de algum esterco que usei pois tenho também um canteiro e no canteiro não tem. Só tem nos vasos.

Mas Valeu pela dica.

Abraços
_________________
Foi uma satisfação nosso contato.

fariadjoy@ig.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 6:43 pm    Assunto: Substrato Responder com citação

Cláudio

Eu também não o aconselharia a esterilizar a matéria orgânica que será acrescentada em seus vasos de bonsai. Embora isso possa ser um paliativo para se livrar de sementes inoportunas, a esterilização mata principalmente os microrganismos do substrato. No entanto, a matéria orgânica só se torna útil para as plantas se for degradada por microrganismos. Desta maneira, quando é esterilizada ela é basicamente inútil, pois não será aproveitada pela planta até que uma nova flora se forme no substrato.

Assim, seria mais adequado você se livrar das semente inoportunas simplesmente trocando de substrato. Mas eu não faria isso, pois as sementes estão na realidade funcionando como indicadores de que sua matéria orgânica é de boa qualidade.

Eu também não gosto do mato nos vasos, mas já incorporei isso como rotina, pois é mais uma tarefa para fazer com eles sem estar de tesoura ou alicate nas mãos, cortando... cortando... Enfim, é um exercício para afiar a paciência.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,


o problema deve ser resolvido com a troca completa do substrato. Bonsai mais desenvolvido, ou seja, que não seja uma mudinha, aguenta numa boa. Quanto a "queimar" o substrato, eu não vejo tanto problema se você faz adubação adequada, orgânica e/ou inorgânica. O problema são os microorganismos presentes no substrato.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil