FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 2:52 am    Assunto: Buxus Responder com citação

Primeiramente gostaria de me desculpar se esse topico estiver repetido. É que postei ele a umas horas atras e agora nao achei ele em lugar algum. N sei oq houve, mas ele sumiu. Entao ai vai outra vez.


Gostaria da opinião de vcs quanto ao meu buxinho. Ele tem 4 anos de idade e aprox 25 cm. Ainda estou tentando trabalhar ele, e pretendo preencher o espaco vazio na esquerda. Segue uma sequencia de fotos da evolução dele nos ultimos meses:

01/08/2004


09/12/2004


05/04/2005





O que vcs acham? O que está bom e o que precisa melhorar? quais as suas sugestões?
Sei que são muitas perguntas mas é que gostaria da opinião de vcs pra saber o melhor caminho a seguir e ter diferentes visoes sobre a mesma planta.


obrigado pela ajuda.
abraço
Marco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Maio 01, 2005 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pelas duas ultimas fotos da pra notar a "lerdeza" dessa espécie. 4 meses depois e ela está identica. Ontem vi um broto, o que foi motivo de comemoração tamanha a dificuldade de isto ocorrer.

Agora, se nao for abusar de vcs, tenho outra duvida. Estou pra realizar um Yamadori de um buxus. Este tem aproximadamente 1,2m e um tronco bem grosso, deve ser uma arvore bem antiga. Ela está na beira de um pequeno barranco de aproximadamente 0,5m com algumas raizes expostas. Minha dúvida é quanto à extração. Nunca fiz um yamadori.
Quais as dicas que vcs podem me dar? Porque pelo tamanho da arvore imagino que será bem dificil tirá-la do solo, pois deve ter muitas raizes profundas.

O buxus do yamadori em questão está bem judiado, com poucas folhas e quero extraí-lo para salvá-lo. Será que é perigoso retirá-lo nesta epoca do ano? Meu medo é que ele não sobreviva até a primavera.


gt pela ajuda
abraço
Marco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2005 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco

Particularmente gostei muito da sua intervenção nesse buxinho, mudou consideravelmente o formato!!! Apenas acho que aquele galho cruzando o tronco(da direita para esquerda)... e aquele outro, também a direita(em forma de tridente) formando outro ápice... não tá legal...
Deu pra entender???
Porém é apenas uma sugestão... vamos aguardar outras e quem sabe alguém faz uma projeção virtual...!!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 02, 2005 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Marco Antonio, gostaria muito de ver o vaso exposto com a pedra do lado esquerdo ou seja, mostrando a parte de trás.
Entendo que você está iniciando um bom caminho. O Alexandre fez um bom comentário sobre "dois ápices". O ápice poderia ser feito pelo tronco mais grosso com pequena inclinação para a esquerda e, o segundo, mais ao fundo, deitado com inclinação para trás. É somente uma idéia.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2005 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Caros Mário e Alexandre, gostaria de agradeçer a opinião de vcs. Realmente não tinha notado nos 2 ápices, eles carecem de mudança. O "tridente" ao fundo ja tinha me chamado atenção mas até o momento nao havia definido o que fazer.

Graças à opiniao de vcs consegui ontem ter uma "visão" do que fazer. Os dois galhos que disputam o ápice atualmente e localizam-se na frente eu abaixarei uns 40 a 50 graus, tentando deixar na horizontal. Tentarei assim preencher o lado esquerdo e deixarei o tridente como ápice. Neste, removerei o galho que faz o papel do dente direito do tridente. Abaixo dele há outro galho, que ontem dei um movimento interessante, que acompanha um sutil movimento do tronco. o "dente" esquerdo do tridente também dei movimento, abaixando levemente sua ponta e acompanhando tambem o movimento do galho. Já o ápice trabalharei em breve, quando chegarem meus arames que encomendei.

O resultado, imagino eu, será muito mais agradável. Tirarei fotos para apresentar o trabalho final. Quanto às fotos da parte traseira Mario, prom eto que hoje a noite tiro e posto ok?


abraços
Marco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2005 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Qto a retirar o buxus do barranco, vai depender de como vc vai fazer isso. Se vc conseguir retirar o máximo de raízes finas possível, sem deixá-las secar durante o processo de retirada, o risco é pequeno, pois são plantas muito resistentes e às vezes sobrevivem a condições extremamente adversas. Após retirado coloque em caixa de madeira com areia grossa de rio e à meia sombra durante um ano, só aí vc vai começar a trbalhar com ele.

Boa sorte,
_________________
Jackson

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2005 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Jackson, o processo de "extração" vai, certamente, ser demorado. Como posso fazer para evitar o ressecamento das raízes? borrifar agua?

na verdade meu maior medo é ele não resistir à minha intervenção. A planta está grande(aprox 1,2m) e com boa ramificacao de galhos. Estes, porém, em sua maioria estão completamente sem folhas. Da parte aérea da planta, temos apenas uns 10% coberta de folhagem. O resto está sem folha alguma.


Na caixa de madeira devo por apenas areia grossa e naão realizar adubação alguma neste período de 1 ano?

valeu
abraço
Marco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcelo_Tchê



Registrado: 21/04/05
Mensagens: 7
Localização: Florianopolis - SC

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2005 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Pode ter certeza q vai ser demorado, mas prezeroso ao depois ver a planta crescendo no vaso.

Essa epoca eh meio ruim para isso, acho q o ideal seria esperar ate o inicio da primavera.

Enquanto isso examine se ha raizes finas perto do tronco, caso nao tenha nenhuma ou muito poucas(o que eh bem comun em plantas selvagens q crescem livremente) aplique a tecnica da sangria.
_________________
Att,
Marcelo Zanotto Gonçalves

"Parecido sim, mas nao igual" (Chen Chin Chang)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 5:45 am    Assunto: Responder com citação

marco,

como o marcelo disse, essa ñ é a melhor época para fazer isso, mas se vc optar por fazer agora, é necesário uma redução da copa, eliminando galhos que vc realmente não utilizará na reesrilização, por isso examine bem e programe a intervenção e quais galhos vc manterá, ou reduzirá, pois se vc fizer uma poda drática, pode levar muiots anos para formar nova copa.
quanto ao ressecamento é isso mesmo, mantenha a umidade borrifando água nas raízes finas.
Agora, uma coisa me chamou a atenção, vc diz que ele só tem 10 % da massa verde, pode ser que esteja atacado por fungos, se for isso vc terá que fazer uma aplicação de anti-parasitário, eu usei DECIS numa planta muito atacada, duas aplicações, uma a cada quinze dias, depois mantive a prevenção com sulfato de cobre na mesma freqência, além de eliminar a casca morta e usei alguns galhos paa fazer "madeira morta" e "jins", ainda está a se recuperar. Veja:


na caixa de areia vc pode usar adubação somente depois que começaram a surgir boa quantidade de brotos. Eu uso 4-14-8, uma colher das de café rasa a cada 20X20 cm de área de substrato a cada 30 dias, menos nos meses maio, junho e junho.
[]s
_________________
Jackson

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Que diferença para a primeira foto, hein!

Sua poda e a maneira como você direcionou os galhos pela aramação ficaram perfeitas.

Eu baixaria só um pouquinho o galho do lado direito ao tronco principal - o "segundo ápice", como os amigos comentaram. E podaria, também, só um pouquinho aquela região logo abaixo desse "segundo ápice".

PS.: A segunda foto, mesmo sem recursos de fotografia, ficou 10!

Parabéns!

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 12:15 am    Assunto: Responder com citação

Estava pensando em retirá-lo esta época pq estou preocupado se ele irá resistir ao inverno, já que está na serra da cantareira, no sitio de um primo meu e lá faz um frio considerável nesta época; lembrando que ele aparenta estar bem debilitado.

Marcelo, em que consiste a técnica da sangria?

então, não planejo ter de reduzir a copa ainda. Esta será uma etapa que gostaria de pensar bastante antes de realizar. A copa atual é bem grande e ramificada, apesar de desfolhada. O problema é que é muito alta.

Jackson, estes fungos que vc diz atacam as folhas ou as raizes? To precisando ir la, ai ja analiso e tiro umas fotos pra por aqui e vcs terem uma ideia melhor da situação.


Lando, estou começando a cogitar essa opção. Eu queria baixar o primeiro ápice, e tornar o tridente o ápice principal. Abaixaria ele para a parte esquerda da copa, que está defasada. O problema é que será muito dificil abaixar este galho apenas com aramação. Estou pensando em usar tração, mas ainda nao tenho certeza. Muito obrigado pelos elogios!! fico muito feliz com a esperança de estar trilhando um caminho certo.

A segunda foto foi tirada logo após o trabalho de poda leve e aramação que deram inicio a esta transformação. Deve ter ficado boa pelo clima gerado neste momento! Wink


abraço a tds
Marco
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 4:48 am    Assunto: Responder com citação

marco,

os fungos atacam as folhas e galhos, formam manchas ou pontos pretos isolados ou em grandes áreas, depois de um tempo as folhas caem e os galhos secam, quanto às raízes não tenho certeza se podem ser atacadas tbm. à respeito dos fungos eles atacam, principalmente plantas em ambientes muito úmidos, com pouca ventilação, pouca insolação, debilitadas ou amontoadas, podendo se alalastrar por várias plantas.
[]s
_________________
Jackson

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marco

Acho que o galho da esquerda deve permanecer como ápice, pois é mais grosso que o ''tridente''... este sim, vc poderia baixar e/ou podar

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil