FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Vaso faz parte do bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 6:54 pm    Assunto: Vaso faz parte do bonsai Responder com citação

Grandes amigos no bonsai,

Estive conversando neste fim de semana passado com o Sami, ceramista do Rio conhecido por todos e participante deste fórum, sobre a desimportância do conhecimento de vaso por parte da maioria dos bonsaístas.

Digo isto porque dificilmente se vê em cursos e workshops de bonsai, algum tempo reservado para a escolha correta por estilo ou plástica para determinada planta, ao ser finalizada pelo seu artista, que depois de pronta, geralmente fica no vaso preto aguardando o transplante futuro, nem pelo menos se comenta qual seria mais apropriado...

Acho que deveríamos dar mais valor à este que faz parte do conjunto (o que seria do bonsai sem vaso?), este mesmo que muitas vezes chega a salvar certos bonsai não tão bom assim...

Sei que existem coisas na net sobre o assunto e que certos bonsaístas levam isto muito a sério, mas a esmagadora maioria só precisa saber se o vaso é pra planta macho ou fêmea para pôr em tal vaso, contraste da floração ou folhagem para definir a cor.

Acho que tem muito mais por aí, e gostaria de aprender com quem pode ajudar a mim e a vários iniciantes sem muito conhecimento no assunto.

Sabemos que uma boa árvore num vaso apropriado, que não tire o valor da mesma e sim some como conjunto que é, o bonsai acaba ganhando e muito.

Aguardo explicações e espero seus comentários se procede meu apelo,

Grande abraço e obrigado,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 7:15 pm    Assunto: Vasos Responder com citação

Fabiano, Nao e porque eu e o Brimo Sami temos como raiz em comum , aquela ilha que fica ao Sul da Europa! Africa! Ele e Egipcio e eu sou neto de Marroquinos! Que concordo com a maioria dos argumentos dele! Alem de Ceramista e pessoa de uma inteligencia impar! Ele e Artista Plastico e da aulas de Luz e Cor! Fica dificil discutir com ele arte e finalizaçao!!! Ele da aulas de qual vaso encaixa naquela planta!!! Att. Luciano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, o problema dele é o ronco... Laughing

Seria bom dar um toque pra ele opinar neste tópico...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 7:25 pm    Assunto: ronco Responder com citação

Fabiano, Ele ja fez um topico sobre isto aqui no forum! Houve um Recall , que apagou muitas materias! Certamente ele tera que repostar esta materia! Att. Luciano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, eu tive falando com ele sobre isso e sei que se as pessoas entendessem mais de vasos e dessem seu devido valor, inclusive à qualidade, caras como o Sami, e outros que seguem mesma qldade, deveriam ser convidados com tudo pago para expor em cursos!

É minha opinião, mas ele teria de influenciar mais a respeito dessa importância, já que é ceramista, quem sabe até dando palestra nestes cursos...Para isso teria de estudar muito a respeito. Mas isso para ele seria fichinha, somando ao que ele sabe.

Gostaria q ele participasse deste tópico pq parece q estou falando pejorativamente, mas ficamos amigos naturalmente, e gostei do cara, simples e camarada, sendo quem é...

Abraço
Fabiano
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 12:06 am    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Infelizmente muitas das vezes escolhemos o vaso de acordo com sua cor ($$$$$$$$$$$$) e esquecemos que muita das vezes o vaso pode ajudar a planta...

A planta é a figura importante mas, o vaso é fundamental para que fique uma obra chamada de perfeita.....

Sou fã de vasos bons...acho que têm um valor imenso, mas, quem sou eu para opinar....

Infelizmente o Sami está sem computador....vou falar com ele sobre este tópico e pedir para ele vir nos visitar

e
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 8:03 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano, muito bom seu tópico, estou esperando também explicações sobre este tema, sempre fico na dúvida sobre vasos...
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 3:12 pm    Assunto: Re: Vaso faz parte do bonsai Responder com citação

Olá amigo Fabiano

fabianoscosta escreveu:

..., este mesmo que muitas vezes chega a salvar certos bonsai não tão bom assim...

Esse é o caso tipico de um erro de principiante ( como nós Very Happy ) ou de alguém que só se quer iludir a ele mesmo...
Se o vaso salvou a honra do Bonsai, significa que a árvore não estava ou nunca esteve à sua altura... deve ser a árvore o centro das atenções e, não o contrário, no caso acima citado, passou o vaso a ter um importância igual ou superior à árvore...

É como numa obra de arte (pintura), ela deve ter uma boa moldura, mas de modo que a dignifique e a faça sobressair, contudo não será desejável que esta seja de tão boa qualidade, ao ponto de ser ela a salvar a dita obra...será sinal que a obra, não era assim boa, e só interessará talvez ao lado do comercial, com o objectivo iludir um possivel comprador, menos atento...

Este é um tema deveras importante, mais do que a maioria de nós lhe atribui...mas pela sua natureza, devemos ser realistas...a questão dos vasos também são reguladas por normas/regras/directrizes, para determinado estilo recomenda-se, determinado tipo de vaso... se existe o "problema/não problema" em se aceitar normas/regras/directrizes referentes ao Bonsai, achas que o pessoal se vai importar ou aceitar as dos vasos, que estão num plano secundário???
A alguns podia até incorrer uma situação antagónica, com o colidir de tais conceitos, com os seus com os seus principios no Bonsai...

Isto sem falar, que é um tema que assenta em cima de valores estético/culturais, que pela sua enorme abrangência, são demasiados relativos e vão da consciência de cada um...tal como o factor "Financeiro", que pesa e muito numa escolha de eleição e, é para onde os nossos olhos nos fogem na maioria das vezes Rolling Eyes.

Não é que não seja importante debater, porque o é, e muito...
afinal a escolha de um vaso "menos bom", sim, pode esbater o esplendor de uma grande árvore...pelo menos durante algum tempo, mas como nada é definitivo, nesse capitulo tudo tranquilo, poderemos sempre rectificá-lo na época do próximo transplante.

Boa sorte. Wink

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Fala amigo Castro,

Você tem razão, eu dei o exemplo do vaso q salva o bonsai para explanar o qto é importante qdo a planta não é tão bem feita (enganação), pq isso existe sim!

No mais, tenho sempre esperança que alguém me oriente, pq muita gente vai se interessar pelo assunto, creio eu, na verdade não custa tentar... Wink

Amigo, muito obrigado estava sentindo falta de suas postagens...

Grande abraço
Fabiano
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Assunto levantado. Interessa não só para o Fórum mas para a home page do Atelier do Bonsai matéria sobre este assunto. Na verdade, nos Concursos Internacionais, o vaso tem valor sim! A correta aplicação do vaso com a árvore melhora o julgamento do juiz entre uma e outra planta. Embora possamos pensar na subjetividade da "coisa" e ela existe (A subjetividade), existe também alguns conceitos bastante válidos que nos ajudariam no momento da escolha de determinado vaso para determinada planta como: cor, formato e tamanho.
AOS NAVENGATES DA WEB:
Se alguém conseguir algum site onde se encontre este assunto e, acredito que haja, por favor me informe.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 5:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse empolgante assunto vez ou outra é merecedor de destaque e suscita sempre dúvidas e percalços em uma correta colocação por parte de todos os foristas, em nosso forum. Shocked

Atendendo ao proposto pelo tópico, bem como observando o pedido do amigo Dom Mario, eis alguns possíveis sites que tratam da matéria, com riqueza de informações, e que poderão esclarecer algumas das principais dúvidas e dificuldades de todos, concernente ao vaso de bonsai:

http://www.parlonsbonsai.com/Les-pots.html

http://chinitarte.com/terraexp.html

http://www.armleg.com/forum/viewtopic.php?p=3639&sid=7b89d60a9fe4f348b10a258d47255f9b&mforum=cbsforum

No tópico acima há esclarecimentos do nosso bom amigo Antonio Castro, além de uma referencia a edição n.º84, da revista Bonsai Europe, a propósito da escolha do vaso mais adequado por parte do bonsaista Morten Albek.

http://www.bonsaiprimer.com/pots/pots.html

Bem, espero que isso possa ajudar de alguma forma. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Roberto Teixeira
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 8:19 pm    Assunto: Vasos Responder com citação

Sem dúvida o vaso tem sua importância, e depende do gosto pessoal de cada um de nós. Mas não podemos deixar de considerar alguns pontos como tamanho adequado, forma, boa drenagem, proporção com a árvore, cor, se há floração ou não da planta,...
Porém, são sempre complemento do bonsai, não podendo acabar com a harmonia de toda a composição, nem chamar a atenção maior para ele.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Exatamente Roberto, sendo complemento então faz parte, o problema é q quase todos nós temos grande dúvida em qual seria apropriado para tal árvore, por isso postei este tópico, no intuito q haja maior importância para este detalheq faz diferença.

Mas meu intuito seria de inserir nos cursos e workshops, a finalização dos trabalhos com envasamento, não q se deva dar um curso sobre, mas q se sugira o apropriado, no que se vê muito pouco, a planta acaba finalizada no vaso preto provisório e fica por lá, sem sequer uma sugestão...

Abraço
Fabiano
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano, na minha opinião, o vaso tem igual importância, pelo simples fato de que todo o longo trabalho realizado na árvore pode ser arruinado esteticamente por uma escolha infeliz em relação ao vaso.

Existe um ponto muito importante que limita nossas escolhas que é a baixa disponibilidade de modelos e tamanhos de vasos de qualidade.

Toda a teoria e conceituação na escolha do vaso pode simplesmente não funcionar quando testamos o vaso na hora do transplante. Somente com a árvore dentro do vaso no teste final é que a última palavra pode ser dada.

Faz algum tempo num outro tópico sobre o assunto postei algumas fotos scaneadas de uma revista mostrando as várias opções de vasos que um mesmo matsu usou durante a sua vida. Seria um bom começo para exercitarmos nossa sensibilidade mas na época alguns acharam "demais" para o nível atual do nosso conhecimento.

Será que funcionaria agora? Vou dar uma procurada e volto a postar para ver o que dá.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Oi Campolina, concordo com vc na importância do vaso, sendo q este somente será colocado qdo a planta estiver momentâneamente "pronta", daí eu tbm acho q vale 50%!!

Esse PN q vc citou deve ter passado por muitas situações q eu volto a chamar de "momentaneamente pronto", por isso, muitos vasos q para aquele momento seria o ideal.

Por favor nos mostre esta matéria, se alguém n quiser ver, será uma pena, mas temos vários q gostariam de aprender...

Grande abraço
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: