FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"JACTO DE AREIA"
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2004 12:32 am    Assunto: "JACTO DE AREIA" Responder com citação

Caríssimo Valter Vaz,

Por achá-lo muitíssimo interessante, transferi o tema iniciando este tópico aqui no "Fórum Central", para manter a estrutura proposta pelo administrador do fórum.

Fico agradecido pelos seus esclarecimentos e gostaria também de saber se você dispõe de alguma matéria explicativa sobre esse assunto, isto é, como fazer "passo-a-passo"?

Isto porque para trabalhar com madeira-morta ou arrastada (sharimiki, sabamiki), utilizo formões e goivas (talabros ??) que, como você sabe, não proporcionam um acabamento tão natural, a menos que sejamos um grande escultor, o que não é meu caso, claro.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 29, 2004 1:14 pm    Assunto: Jato de areia Responder com citação

Sergivaldo, se você tiver uma micro retificadora como a Dremel, poderá dar acabamentos perfeitos. Agora mesmo pedi, ao Denis aqui do Fórum, duas pequenas ponteiras com cortes diferenciados, excelentes!
Acredito até que o jato de areia de um acabamento mais limpo mas você teria que ter um equipamento talves bastante caro ou, encontrar alguém que possa jatear para você.
Entre as duas opções....
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 5:36 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Tenho tb uma micro-retificadora Dremmel, que ajuda bastante. O meu problema com esse tipo de equipamento é que, em alguns casos, não dá prá utilizá-la, haja vista que as ponteiras trabalham perpendicularmente (rotação no mesmo sentido do eixo), pois como você sabe, a planta tem os veios no sentido longitudinal do tronco.

O ideal seria ter um acessório semelhante a que utiliza o Masahiko Kimura, onde a ponteira trabalha paralela ao eixo de rotação.

Quanto ao jato de areia, fiquei de fato muito interessado em saber como é o equipamento que faz esse tipo de jateamento. Se for muito caro, aí não vai dá mesmo.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Ago 30, 2004 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

O principio de utilização do jacto de areia, é o mesmo que quem pinta por exemplo a AEROGRAFO, as partes que não interessam tratar, têm que ser protegidas.
Eu tenho fotos mas como é obvio não posso colocar aqui, devido aos direitos de autor.
Pelas imagens duvido que haja algum outro processo manual, que deixe aquele acabamento.

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Ter Set 07, 2004 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

O jacto de areia, provoca na árvore em minutos, o que o vento levaria anos a fazer.

Sergivaldo, depois de talhar a madeira com todas as ferramentas, ficam marcas que só o jacto de areia apaga e que nenhuma outra ferramenta consegue.

Como diz o Miguel, funciona como uma pistola de pintar, só que em vez de lançar tinta, lança areia. Esta areia projectada com essa pressão funciona como uma lixa. Melhor dizendo, imagine o a areia a bater na madeira, vai polir e dexar um acabamento como o que o vento deixa na natureza. Este equipamento não é nada barato. Aqui este processo usa-se para tirar tinta velha e ferrugem de materiais, pdemos ir a uma oficina com este serviço, pagando á hora, penso eu. Segundo sei, os japoneses foram os primeiros a usar o método até que se descobriu, pois foi durante algum tempo um segredo bem guardado pelos rápidos resutados que obtém e por isso, se existirem fotos a utilizar esta técnica em bonsai, serão muito recentes. O segredo é a alma do negócio, e num país tão competitivo como o japão estas coisas fazem grandes diferenças. Se conseguir vou tentar arranjar fotos do processo a ser aplicado como é normal.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Set 07, 2004 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Valter,

É exatamente isto o que ocorre. Entalhar a madeira até que dá para fazer, mas conseguir um acabamento que pareça natural, não é tarefa fácil.

A sua descrição é perfeita, pois já consegui ver algumas fotos dessa técnica, gentilmente enviadas pelo nosso amigo Antonio Castro, através de e-mail.

Vou tentar viabilizar o uso dessa técnica para utilizar em minhas plantas.

Um grande abraço,

Sergivaldo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mariotti



Registrado: 14/07/04
Idade: 67
Mensagens: 55
Localização: Cerquilho-SP

MensagemEnviada: Ter Set 07, 2004 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergivaldo , tudo bom ….

A princípio para fazer o jateamento de areia, terá que ter um compressor de alta pressão , de 80 libras para mais e bicos de jateamento especiais.

Começa a complicar um pouco no quesito seguranca, tem que ter óculos especias, luvas e até cabine, porque senão você perde toda a areia do jateamento e o perigo de rebatimento das partículas de areia em altissima velocidade.

Mas tem um detalhe que acho importante frisar é que quando se faz jateamento em vidros ( já ouviu falar ) , costuma ficar um pouco salgado no preço não é, mas sabe porque, porque existe um risco consideravél de quebra de vidro durante o jateamento, entaão isto aumenta um pouco o custo do serviço, mas enfim o que quero dizer é que acho que se levarmos o Bonsai nestes locais há uma boa possibilidade de se fazer o serviço la, e deve sair bem mais em conta, ou mesmo em locais que fazem limpeza de betoneiras ( maquinas que batem concreto) também trabalham com jato de areia.

Sergivaldo também já vi um filme na internet , não sei aonde, e faziam jateamento mesmo perto do público nos bonsais , mas creio que eram de baixa pressão, é deve tambem dar algum resultado , pois a madeira é mais mole que vidro não é mesmo.

Procure em firmas de bicos de jateamento qual o mínimo de libragem do compressor, ai você já começa a ter algum parametro se vale a pena ou não.

[]’s
Mariotti
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Set 09, 2004 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Olá Mariotti, tudo bem!!

Pois é, o negócio não é tão simples como eu imaginava. Mas, vou tentar encontrar alguma empresa que trabalha com esse tipo de jateamento e fazer um teste para ver se vale a pena, conforme você aconselha

Pelas informações que recebi aqui, já tenho convicção que o custo de aquisição desse equipamento é alto e, consequentemente, inviável.

Muito obrigado pela atenção,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2004 11:14 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo,

Acho que o melhor será realmente procurar pelo serviço, porque maquinaria é cara e só será necessária de tempos a tempos.
Procure-se imformar junto de oficinas auto e casas de pintura auto. Penso ser a melhor forma de encontrar.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Valter Vaz
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/07/04
Mensagens: 210
Localização: Leiria - Portugal

MensagemEnviada: Dom Set 12, 2004 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

Vc costuma usar escovas rotativas da quelas que se aplicam no berbequim. Elas dão muito bom acabamento depois de talhar a madeira.
_________________
Cumptos.
Valter Vaz

www.grupobonsaileiria.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2004 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Valter,

Após talhar a madeira, tenho utilizado uma mini-retífica para fazer o acabamento, pois onde resido não existem muitas opções para esse tipo de trabalho.

Já vi sim, algumas escovas cilíndricas, no mesmo formato de esmeril (rebôlo) mas confesso que ainda não experimentei.

Nesse caso, o trabalho é feito adaptando as escovas à furadeira?

Um gde abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Denis Freitas



Registrado: 15/07/04
Mensagens: 38
Localização: Ponta Grossa, PR

MensagemEnviada: Dom Set 19, 2004 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

E ai pessoal tudo bem?
Tópico polêmico heim!
Sou facinado por madeira morta, e tento cada vez mais descubrir sobre ferramentas para esse trabalho. Venho tentando desenvolver algumas ferramentas, Mário e Lígia conhecem duas.
A respeito do jato de areia já esta a caminho um mini jato que pretendo desenvolver em breve, tive a ideia tirada de um equipamento odontológico chamado jato de bicarbonato, da até pra tentar com o proprio aparelho substituindo o bicarbonato por pirofilita(sílica, areia extremamente fina) só que o aparelho custa em torno de R$3,000,00.
Mas o principio é o mesmo do jato de areia.
Interessados entren em contato.
Outra coisa que tira as marcas das "carvintools" e um mini maçarico que queima os fiapos e partes mais agudas resultantes do corte.
Mas isso já outro assunto.
_________________
Abraços Denis!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá Denis, tudo bem!!

Trabalhar com madeira morta é realmente muito fascinante. Até mesmo as podas de galhos grossos necessitam de um bom acabamento, para não parecerem artificiais.

O problema para esse tipo de equipamento, como já foi comentado, é o alto custo de aquisição. Para mim, R$ 3.000,00 fica inviável, mas fico feliz em saber que você está um aparelho "mini" para jateamento de areia.

Também fiquei curioso e gostaria de saber um pouco mais sobre suas ferramentas. Você poderia postar para vermos?

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil