Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
otneto
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 8:40 am Assunto: Minha primeira tentativa de fazer um bonsai. |
|
|
Amigos foristas, tudo bem?
Estou postando a foto de minha primeira tentativa de realmente fazer um bonsai, com poda de raízes e confecção do substrato. Peço a opinião de vocês.
Este pingo de ouro estava numa casa abandonada, e meses atrás, com autorização do dono, pedi que pudesse retirar este exemplar. Ficou alguns meses para formar novas raízes e hoje pela manhã, podei as mesmas (mais da metade do torrão, que tinha uma raiz apical muito grossa e comprida) e coloquei no vaso com o substrato composto de 50% de areia grossa, 40% de tijolo moído e 10% de materia orgânica.
Peço a opinião de vocês e que torçam para que não morra!
Aqui vai a foto da maneira que ficou.
E a seguir, a foto do substrato.
Torçam para que ela não morra!
Abraços a todos,
Neto. |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 2:27 pm Assunto: pingo d´ouro |
|
|
otneto como vai ? O pingo d´ouro é uma planta muito resistente provavelmente a sua planta vai pegar. A minha opinião é que você a plante com o tronco reto, sei que quis dar um efeito com o tronco semi-deitado, mais os galhos da sua arvore estão meio caminho andado com o tronco eréto e com certeza vc terá resultados mais rápido,e tenha paciencia pois novos galhos surgirão. Um Abraço. Edu Miranda |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 3:05 pm Assunto: |
|
|
Otneto,
com o Edu disse, o pingo de ouro é muito resistente. Se a intenção for a formação de copa e um desenvolvimento do tronco não precisava podar tanto as raízes, só a apical. E ainda não seria o tempo para colocar em um vaso pequeno.
Se não quer que ele desenvolva, aí seria melhor diminuir o tamanho um pouco. O tronco não é pescuçudo, o que ajuda na formação de um shoyn. Basta apenas diminuir os galhos que estão no alto para que consiga fechar mais a copa e aproximá-la do tronco.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 6:07 pm Assunto: Minha participação |
|
|
Mesmo o pingo de ouro sendo muito resistente sugero uma desfolha para evitar a desidratação da planta.
Acho que deveria ir pra uma mamadeira para ganhar mais corpo. Quanto a posição da arvore, achei muito boa, se contar que futuramente seus galhos seriam reeducados. Esta operação deve ser feita, como disse, futuramente, pois a planta passou por um procedimente bem estressante (poda de raiz radical).
Sou iniciante e estas são palavras de um mero aprendiz
Atenciosamente
Edmilson |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 9:34 pm Assunto: Comentários |
|
|
Amigos foristas,
Agradeço a atenção de vocês, mas tenho uma dúvida. Será que se eu deixar como está, podando um pouco os galhos mais compridos, a planta ficaria muito sem estilo? Eu achei que ficou bonito deste jeito, mas não sou parâmetro, pois sou iniciante na arte.
O que posso informar é que a planta está sob a sombra e pretendo deixá-la lá por algumas semanas, mesmo assim, a desfolha é necessária?
Eu não coloquei ela ereta, pois o equilíbrio dela se seu na posição que pus.
Quanto a orientação dos ramos para o futuro, que vcs me sugerem?
Agradeço demais a atenção,
Neto. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 10:02 pm Assunto: Estilo |
|
|
Boa noite !!!
Mesmo a plant estando na sombra, ainda assim aconselho a desfolhar, assim assim vc evitará que a planta gaste energia com as folhas.
Quanto a questão de estilo, acho importante, no entanto o mais importante é se voce gostou de sua planta. Se vc gostou deixe desta forma, ou futuramente pode os galhos maiores. Mais adiante, com o tempo, se necessario e se quiser vc remodela para que ela ganhe um estilo. Pra ser sincero, particularmente eu também gostei muito desta planta.
Opinião de um mero iniciante.
Edmilson |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 10:04 pm Assunto: Orientação |
|
|
Em relação a orientação dos ramos, vc mesmo falou, é pro futuro. Deixe sua planta se recuperando por no minimo uns 6 meses. Neste periodo dará para observar ela melhor, com mais calma e então poderá analisar o que será melhor para ela.
Edmilson |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 10:07 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando a deixa também gostei muito desse pingo de ouro
futuramente com tronco mais desenvolvido vai ficar show.
Abraços _________________
 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 10:13 pm Assunto: Fã Clube |
|
|
Seu pingo de ouro terá um fã clube.
Obrigado pelo apoio,
Edmilson |
|
|
 |
otneto
|
Enviada: Dom Jul 01, 2007 10:42 pm Assunto: Agradecimento |
|
|
Pessoal,
Agradeço todos vocês pelas valiosas informações. Eu sempre fico feliz e estimulado em saber que posso contar com a ajuda de todos vocês deste fórum.
Muito obrigado mesmo, daqui uns meses ponho a nova foto. Amanhã vou fazer a desfolha, mas faço com dor no coração, pq tenho medo que não brotem novamente.
Abraços e obrigado,
Neto |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 12:19 am Assunto: Sem dor no coração |
|
|
Caro amigo, espere para obter a opinião de pessoas com mais experiencia, sou um iniciante igual a vc também, mas na minha humilde opinião não precisa temer, quando realizar a desfolha deixe o peciolo da folha ( o pezinho da folha) que nascerá outra nova no local, futuramente este peciolo seca e cai naturalmente e a folha nova será menor que esta outra.
Seu pingo de ouro é muito resistente
Edmilson |
|
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 1:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo ...
O pessoal ja te deu muitas imformaçoes mais eu so te aconselho da proxima vez vc for fazer nesse estilo coloque a planta no outro lado do vaso ...vc deveria ter plantado ela mais pro lado esquerdo ...esse seria o correto ...  |
|
|
 |
|