| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 6:11 pm Assunto: Indentificar Espécie Pinheiro |
|
|
Comprei este pinheirinho em um horto na estrada do côco queria saber se é um pinheiro negro ou pinheiro comum.
Desde já obrigado por sua atenção _________________ Alecsandro Rocha
alascado@yahoo.com.br |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
Alecsandro se eu não estiver
enganado isso é uma casuarina
falam muito dela no fórum...
Com certeza os mais experientes vão poder tirar todas as suas dúvidas.
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 7:56 pm Assunto: |
|
|
Alecsandro
Eu acho que é mesmo um jovem pinheiro negro japonês (Pinus thunbergii). No momento certo, transplante-o para um substrato mais drenante, pois ele não gosta de solo enxarcado. O ideal seria alguns anos de escorredor/mamadeira, para fortalecer a base.
Não elimine todo o substrato ao transplantar, para manter as micorrizas que o ajudam a crescer.
Aliás, como você está no Nordeste e próximo ao litoral, acredito que o melhor momento para transplante é... agora! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 9:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ao transplantar, prefira uma mistura de materiais, visando formar um bom composto/substrato: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, algumas das agulhas dessa planta, que estiverem secas, terra granulada. Essa terra granulada, pode ser de cupinzeiro, desde que voce tenha antes o cuidado de partir e queimar bem, para matar qualquer térmita ou ovos ou mesmo sementes de capim. Após a terra estar devidamente "queimada", penere, mantendo apenas os granulos de tamanho pequeno (um bom tamanho comparativo seria a semente de uva italia(aquela verde, grandona).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Jul 02, 2007 10:28 pm Assunto: |
|
|
Alecsandro,
Com certeza é um Pinheiro Negro, também adquiri recentemente um destes no Horto do Sr. Mitami (foi lá?), siga as dicas do Ferreira e do Nicky que vc ira se surpreender, eu transplantei o meu para um vaso maior e já obtive resposta com o surgimento de novas velas com bastante vigor.
Abraços.
Ps. Aproveitando o tópico, alguém sabe se o Pinheiro Vermelho resiste a temperaturas um pouco mais altas ? Acabei de adquirir uma muda de Akamatsu e não sei se tem algum procedimento especial. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Alecsandro 1.o PASSO

Registrado: 08/03/07 Mensagens: 118 Localização: Camaçari - Bahia
|
Enviada: Ter Jul 03, 2007 12:53 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas informaçoes e pelas dicas, vou seguir estes conselhos
Glauco em comprei lá mesmo.