FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida em transplante de muda de acerola
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 48
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 11:57 am    Assunto: Dúvida em transplante de muda de acerola Responder com citação

Como vão amigos...

Recentemente adquiri esta muda de Acerola que, evidentemente, não está em um vaso dos mais apropriados... Smile
Não sei ao certo a idade dela, mas possui 25 cm de altra.

Pretendo fazer um transplante nos próximos dias, alem disso, proceder com limpeza e desfolha parcial (algumas folhas estão danificadas por ataque de formigas cortadeiras).
Quanto ao substrato, pretendo utilizar 60% de pedriscos, onde há também uma quantidade de carvão mineral (granulometria de 2 a 5 mm), 30% de terra vegetal e 10% de cacos de telha (4 mm).

Minha dúvida está no tipo de vaso que devo utilizar.

Os senhores aconselham que transfira para um escorredor ou seria preferível um vaso mais profundo (poderia ser garrafa PET cortada no terço superior)?

Aceito outras sugestões, inclusive quanto ao substrato que mencionei...

Não tenho experiência com frutíferas, por isso a dúvida. Laughing

Obrigado e abraços.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

APARENTEMENTE O ESPAÇO DELA JÁ ESTA PEQUENO, MAS QUANTO AO TRANSPLANTE NESSA ÉPOCA, HUMMMM, MELHOR ESPERAR OUTRAS OPNIÕES!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jonas (eubiologia)



Registrado: 21/06/07
Mensagens: 7
Localização: Teresina - Pi

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

franz, quanto ao tempo isso vai depender da sua região, pois tenho varias mudas de acerola e acho que tratando de muda, aqui no nordeste o ideal é no periodo chuvoso que acabou meses passados!

Seria bom botar em um escorredor e colocar em um local onde não pegue sol diretamente, mas naum deixar que fique muito encharcado!

quanto à dubação, seria bom botar 40% terra vegetal e 50% pedriscos, é o que acho!


tenho vários pré-bonsai de acerola, no periodo chuvoso fiz varios transplantes não perdi nenhuma.


Abraços!
_________________
A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender.

Jonas R. Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 48
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Patrick.e Jonas,

Aqui na Paraíba estamos justamente no período chuvoso, o clima está ameno (26 a 28°) e bastante úmido.
Mas Jonas, na sua mistura de substrato estão faltando 10%, seria de que? Notei que sua proporção há mais terá vegetal. Isso deixaria o solo mais ácido?
Se não estou enganado, poderia ser bom para futuras frutificações... Seria isso? Wink

Obrigado novamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Franz,


se for para o escorredor, e acho que seria uma excelente possibilidade, coloque apenas caco cerâmico. Na mamadeira coloque esterco, húmus de minhoca e qualquer substrato orgãnico que quiser, mas espere sair as raízes no fundo do vaso. Não se preocupe com matéria orgânica no escorredor, você dará com a adubação periódica.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 7:06 am    Assunto: Responder com citação

Franz, a partir do principio que vc não vai fazer podas de raiz, vai somente colocar em um vaso maior e com um novo substrato, vc pode fazer a mudança agora sem problema nenhum para a sua acerola.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 10:06 pm    Assunto: Melhor época Responder com citação

Franz

Gostei que tá todo mundo atento para as grandes diferenças de clima que temos, mesmo considerando somente a região Nordeste. Como apontado, no interior o período chuvoso já acabou, enquanto aqui no litoral temos bastante chuva e tempo ameno. Portanto, para quem cultiva no litoral do Nordeste (talvez nem todo), o período junho/julho é a melhor época para transplantes.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 48
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas amigos.

Já efetuei o transplante da danada para um escorredor... Agora é esperar que saiam as raízes...

Segue foto da planta, agora já transplantada.

Abraços e obrigado.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Franz,


parece que ela está indo pelo moyogi. Arame o tronco e o galho da direita para posicioná-lo mais baixo. Agora que está mais novo é melhor de ser feito. A cada três semanas dê uma abaixada para posicionar o galho na melhor posição, já que ele não ficará desde o início.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 48
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2007 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Darkaso.

O tronco dela demonstra realmente tendência para uma bela curva, num estilo informal... O Moyogi parece mesmo promissor...

Vou tentar logo a aramação como você sugere.

Obrigado novamente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2007 5:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira, vc menciona o período climatico na area em que mora, como sendo o ideal para transplante ou reenvase. Shocked

Minha dúvida: a estação climática não varia, sendo os períodos bem definidos: inverno, primavera, outono e verão, não necessariamente nessa ordem, talvez. Independente da temperatura estar amena, com alta umidade, chuvas, etc, ainda estamos dentro do período da estação invernal. Shocked

Ainda que sintamos nuances melhores, em função do tempo ameno em sua região, as plantas continuarão sentindo as condições climáticas inerentes à estação do momento, ou isso não terá influência alguma, como vc deixa entrever por sua colocação? Shocked

Por gentileza, esclareça essa minha dúvida.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2007 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Nicky

As plantas percebem o tempo da mesma maneira que nós, apenas elas têm melhores mecanismos para essa percepção e para a resposta. Portanto, elas respondem às mudanças climáticas em geral de acordo com as condições reais que se apresentam a cada época. Ou seja, elas não reagem de acordo com a seqüência temporal, mas de acordo com as condições reais. Assim, se no meio do verão gaúcho ocorrer o que eles chamam de "invernico", a queda da temperatura leva as lindas árvores de Acer palmatum de Gramado a perder as folhas, como se já fosse inverno. Da mesma forma, se no meio do inverno a temperatura sobe, muitas plantas iniciam a floração, como se já fosse primavera.

Desta forma, apesar de estarmos atualmente na estação nominalmente conhecida como inverno, aqui no Nordeste as condições meteorológicas neste momento são justamente as mais assemelhadas à primavera em várias partes do País. Pela minha explicação acima, então as plantas aqui deveriam estar florescendo, mas a biologia floral é muito mais complicada que isso, envolvendo também fotoperíodo, etc. Na realidade, algumas de minhas plantas estão floridas agora e algumas plantas aqui florescem o tempo todo, enquanto outras jamais florescem.

Portanto, não existe possibilidade de as plantas continuarem "sentindo as condições climáticas inerentes à estação do momento", se as condições reais forem outras.

Peço desculpas pela longa argumentação e espero que o amigo possa concordar comigo, ou apontar os pontos inexatos ou obscuros.

Um abraço,
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jul 02, 2007 9:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira, creio que já discutiramos esse assunto antes, em Ribeirão, e naquela ocasião houve referencia justamente a esse aspecto. Concordo que sua explicação é minuciosa e não vejo lacunas nela, embora ainda pense que, se as plantas sentem variação a ponto de não emiterem floração ou frutificação, ainda que o tempo à volta delas pareça ameno, igulamente poderiam estar respondendo de maneira negativa, quanto ao reenvase.

Isso significaria que a mesma espécie vegetal pode sobreviver a um reenvase, dentro da estação invernal, sem que corresse risco de vida, mas, em contrapartida, não irá emitir floração ou frutificação, por não ser a época correta para isso. Shocked Voce há de concordar que é muito contraditório, respostas tão dispares, numa mesma espécie. Shocked

Mas sou leigo nesse assunto, então fico suscitando essas controvérsias. Mas minha finalidade é antes dirimir e aprender, para não estar induzindo ninguem a erro, nem tampouco errando eu mesmo. Embarassed Embarassed

Então, meu bom amigo, agradeço sinceramente seus esforços em esclarecer esses pontos para mim. Very Happy Um abraço fraterno. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Ter Jul 03, 2007 10:48 am    Assunto: Exagero meu Responder com citação

Caro Nicky

Tenho certeza de que você compreende que meu objetivo não é lhe contradizer, nem confundir. Só converso assim porque sei que não haverá margem para desentendimentos entre você e eu. Esta explicação é mais para os colegas qua ainda não nos conhecem.

Você está certíssimo ao dizer que alguns aspectos da biologia vegetal são confusos ou complexos. Parte desta complexidade certamente pode ser devida ao meu desconhecimento de explicações mais simples e coerentes, mas pelo menos uma parte é realmente complexa e ainda não completamente estudada.

No entanto, ao se expressar daquela forma que eu repeti entre aspas na mensagem anterior (que é um aspecto que já discutimos anteriormente, inclusive via MP), fica uma sensação de que você sugere que existiria na planta um mecanismo de "memória" das condições do tempo de cada estação específica, independente das condições de clima em que a planta se encontra na realidade atual. A possibiliade desta interpretação é para mim ainda mais confusa, pois desconheço a existência de evidência científica a apoiar esta idéia.

Toda esta discussão "profunda" pode parecer fora de propósito para muitos colegas, pois foi provocada por um simples transplante de uma mudinha de acerola. Eu sou mesmo exagerado em certos aspectos, e lhe peço desculpas.

Peço seu perdão pela "polêmica" talvez desnecessária, mas acho que faz parte de minha responsabilidade de biólogo evitar interpretações que considero "cientificamente" imprecisas.

Grande abraço do seu amigo,
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 48
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Qui Jul 05, 2007 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela bela aula amigo Ferreira...

Fico muito grato pela explanação e exposição de conhecimentos que só vem contribuir a nós principiantes.

E fico lisonjeado que tenha ocorrido em tópico meu.

E a propósito, a muda da acerola vai indo bem, breve postarei os avanços com a mesma.

Muito obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil