|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 9:03 pm Assunto: Ficus Nerifolia |
|
|
Esse ficus foi feito apartir de estaca de raiz há um ano, ele tem 6,5 cm e ganhou um vaso novo este ano.
 _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 11:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Andre, show de bola seu ficus. Para o proximo reenvase, sugiro um vaso mais raso, visando mostrar melhor o nebari, e de preferencia na mesma cor do vasinho azul da foto, para realçar ainda mais esse lindo mame.
Parabens por seu trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 1:54 pm Assunto: |
|
|
André,
6,5cm é brincadeira meu amigo... PARABÉNS
Imagino com a copa mais cheia né isso?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 2:11 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!
André, lindo o ficus !!!!!!!!!!!!!!! Adoro o nerifolia...possuo alguns porém, nenhum tem a grossura de tronco deste seu.
Acho que Nicky já lhe deu todas as dicas.....
AH !!!!!!!! Parabéns também pela linda planta de acento.....
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 09, 2007 7:35 pm Assunto: |
|
|
nickyfury,
Meu pensamento é esse, eu tenho um vaso verde ideal para o tamanho dele, mais não pude colocar agora pq preciso fazer mais uma poda de raiz pra que ele caiba nele, fica para o proximo reenvase, quanto a cor, essa que vc falou seria a ideal pois o verde é da cor das folhas dele e não vao ficar legal, estou a busca de um belo vaso pra ele.
fabianoscosta,
A planta de acento eu montei apenas pra tirar a foto, requer um cuidado muito grande pra manter uma planta nesse vaso, teria que regalo de conta-gotas e olhe que sem substrato nele não caberia mais de 5 gotas.
Alexandre S. Coelho,
Obrigado pelo elogio, a ideia é essa mesmo alexandre, apenas densificar a copa e fechar a cicatriz que tem da poda.
Angela Fernandes,
Obrigado pelo elogio, se vc acreditar a planta de onde tirei essa estaca de raiz é umas 4 vezes mais fina que ela, no reenvase vc deve notar que ele tem tendencia a criar raizes bem grossas apenas escolhi uma dela pra fazer a estaca e desenvolver esse mame. _________________ André Monteiro
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 7:10 am Assunto: |
|
|
Belo trabalho André, adimiro os ficus, porém na minha região só com estufa. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 23, 2007 11:54 pm Assunto: |
|
|
Caro André,
Além de elogiar esse seu mami,gostaria de aproveitar esse tópico para explorar um pouco os seus conhecimentos:
Como vc faz estaca de raízes?Pegando apenas um pedaço mais grosso de raiz e simplismente enfiando-as no substrato ou apenas cortando a raiz na sua parte proximal e virando para cima mantendo as ra'zes mais distais(de nutriçao)?Faz imerçao em enraizador? Qual o substrato?Usa algum tipo de estufa?
Antecipadamente grato,
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 24, 2007 7:02 pm Assunto: |
|
|
Leo,
desculpe não ter respondido antes mais eu não tinha visto sua pergunta e agora por conhecidencia eu vim postar uma foto de um vaso e ai vi e estou respondendo agora.
Quanto a questão de estaca eu faço de varios modos, desde como vc disse apenas cortando um pedaço mais grosso e simplesmente enfiando (claro que é necessario deixar algumas raizes de nutrição) as vezes chego a dividir uma raiz em varios pedaços desde que cada um deles tenha o suficiente de raizes de alimentação para que a estaca não morra, as vezes quando tem uma raiz descoberta que vou podar eu apenas corto e levanto o corte pra cima e ali nascem os brotos, ate agora não usei imerção em nenhum enraizador, até pela falta do mesmo. Quanto a usar estufa eu so uso para estacar de raiz em Acer(seguindo uma dica que vi em um topico do Luciano), e ainda estou em fase de testes, mais eu uso a estufa sempre para estaca de ponteira principalmente nos acer que secam as folhas com muita facilidade.
agora vai o vaso:
O vaso atual é o vermelho no centro, no proximo transplante colocarei o oval verde ao lado _________________ André Monteiro
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|