FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

tuia Limao
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 10:43 pm    Assunto: tuia Limao Responder com citação

Ganhei um pézinho de uns 40cm de tuia limao (é uma tuia com cheirinho de limao maravilhoso), andei lendo sobre ela na net e dizia que nao aceita bem podas. Nao sei se posso fazer dela um bonsai e gostaria de informaçoes.
Se existe a possibilidade, gostaria de saber como fazer porque ela parece mais uma arvorezinha de natal, entao nao sei se tem como dar muita forma a ela.
obrigado.

Nao sei como minha msg foi parar aqui, na verdade ela fazia parte do tópico tuia limao que ja existia. Mas enfim acho que consegui postar as fotos agora. Desculpem-me ter separado as fotos do tópico certo.

http://www.cellani.com.br/conferenciasalavoip/fabibonsai/tuia.php
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 8:40 am    Assunto: Responder com citação

Fabiana,

Embora seja uma bela arvorezinha (conífera) a tuia limão tem um problema. Ao crescer vai secando os galhos de baixo as consequências disto é que seu bonsai vai cada vez ficando mais alto e pescoçudo prejudicando a estética da planta. Vale como planta ornamental.

DICA: Pega bem por estacas de galhos.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 11:35 am    Assunto: Responder com citação

muito obrigado pelas informações.
Vou plantar a tuia no solo e desfrutar do que ela pode me proporcionar que é uma bela planta ornamental.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2007 1:59 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiana, agora que consegui ver a foto da sua Tuia limão vou dar meu palpite.
Esta espécie não brota com facilidade em galhos com pouca massa verde. Sua planta está meio "pelada" de galhos com massa verde assim, e tem muito poucas opções em função da estrutura de galhos existentes.

Sugiro 2 opções:

1º - se você quiser usá-la como teste, fazer uma redução como indicado em vermelho na foto abaixo. Apenas espere o final do inverno para fazer isto e aguarde a resposta da planta. As vezes a natureza nos surpreende.

2º - descarte a planta e a utilize como ornamental em seu jardim.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 10, 2007 8:16 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo, muito obrigado pela ajuda. Vou esperar o fim do inverno como vc me indicou e vou fazer as podas conforme as marcas vermelhas.
Vou tentar, é aquela coisa...quem nao arrisca nao petisca. Very Happy torço para que a planta responda bem.
Obrigado novamente.
Rodrigo Franklin

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiana!
Também tava (tô) com a mesma dúvida, porém fui mais drástico... Como a minha tava muito "cheinha", cortei alguns galhos de forma alternada e podei os restantes mais ou menos como te indicou na foto o nosso amigo acima. Para uma muda recém transformada em pré-bonsai ficou até bonitinha... Mas será que, uma vez podada a guia da árvore, também assim secarão os galhos de baixo? Vou continuar cuidando da minha plantinha aqui, que além de ter uma cor muito bonita, ainda tem o cheirinho de limão que é mesmo muito agradável e depois te falo dos resultados, tá bom?
Abração!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: