Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 11:14 pm Assunto: Acerola |
|
|
Ola pessoal, estou participando pela primeira vez do fórum e posto uma foto de um "pré-bonsai" de acerola que venho acompanhando seu desenvolvimento desde a semente.
Na verdade achei a mudinha ainda nova no meu quintal, as primeiras ramificações estavam meio altas daí resolvi fazer essa "coisa" com o tronco pra ver no que ia dar.
Queria allguma dica sobre a copa. O que fazer com ela?
Sera que ela vai dar um bonsai rasoável?
E se deveria tentar engrossar mai o tronco.
Não consegui anexar a foto, tem uma dela no meu orkut: http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAACi60eW2yWOSF5KXAzfUGtO_9xcmNw9Kf5ugF25IQDHkmlRVv7LHJ76w2ZhqG8whSiKs1nthzVSuhxnuXzA-8LBAJtU9VAHtrsUbkPnDVVdxkpSyNx7SoXS9A.jpg
Obrigado desde já.
Editado pela última vez por Romulo Silva da Costa em Dom Jul 15, 2007 11:40 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 11:30 pm Assunto: |
|
|
Romulo,
seja bem vindo ao fórum. O Atelier do Bonsai é um site com muitas matérias que podem ajudá-lo muito a progredir na arte bonsai. Além disto pode contar com os colegas do fórum para as dúvidas que tenha.
Infelizmente sua foto não apareceu. Você colocou a página do orkut que exige senha. Quando estiver logado no orkut clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades. Copie o link da foto e cole na mensagem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 11:46 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas.
Vamos ver se agora vai funcionar.
Se não ser certo, queria saber como fazer para afoto aparecer no próprio tópico editado.
Valeu! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 9:38 am Assunto: foto |
|
|
ai esta a foto...
 _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 9:39 am Assunto: |
|
|
Sua planta esta se encaminhando para um bonsai, mas se quer engrossar o tronco eu a colocaria em um escorredor e depois na mamadeira até conseguir a grossura desejada, neste tempo pode ainda ir dando uma triangulação na copa. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 5:32 pm Assunto: |
|
|
Romulo,
ela está indo bem mesmo. Este movimento que você fez de torção está levando ela para o caminho do bankan. Um estilo que se caracteriza por esta volta que fez o tronco. Para completar o estilo e valorizar é interessante dar mais meia volta com o tronco. A cada curva um galho saindo para o lado formando a copa. Para acerola não é muito fácil de fazer uma copa muito compacta, mas como é uma florífera não é tanto problema. É interesante que faça o reenvase para o escorredor/mamadeira para dar uma engrossada no tronco, claro que depois de fazer a aramação para dar a modelada.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Ter Jul 17, 2007 2:53 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas dicas, vou tentar seguir os conselhos e esperar o seu desenvolvimento.
Obrigado. |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 10:49 pm Assunto: |
|
|
Depois de muitos anos na mamadeira. Estou atualizando a evolução dessa acerola. To tentando seguir mais ou menos o modelo que o Darkaso sugeriu:
Nova Frente:
Esquerda:
Posterior:
Direita:
Na foto da direita esse galho, à direita do aramado vo deixar pra ve se dá um engrossada no tronco!
Alguma dica pra melhorar a estruturação e distribuição dos galhos???
Abraço a todos os amigos foristas! |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 12:02 pm Assunto: |
|
|
Alguma sugestão com o andamento dessa acerola???
Abraço |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 5:33 pm Assunto: |
|
|
Ola.. vc poderia tentar dar movimento a estes dois galhos , talvez até eliminando um , pois nascem juntos e paralelos ... { bem visivel na ultima foto ... } |
|
|
 |
Romulo Silva da Costa

|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 8:22 pm Assunto: |
|
|
Intão Sergio, justamente vou eliminar um deles mas não por agora, pretendo fazer como o amigo Filipe faz pra engrossar os galhos e troncos - usando um galho de sacrifício, mas vou tentar dar mais movimento a um deles.
Valeu desde já! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 9:48 pm Assunto: |
|
|
éééé...
sou eu .. sim, ouvi(li rsrsrsr) meu noem por aqui...
SERGIO BONSAI mandou bem... tb acho q é baum dar movimento nos galhos logo, e concordo com vc no que diz respeito a ir adiando as podas pra dar uma engordada na planta... só uma resalva, se os galhos de sacrificil estiverem roubando muita enrgia dos outros... de uma poda leve neles....
abraços fih _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 10:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Romulo
Acho que tua pequena planta já está muito bem encaminhada depois de todas sugestões... Êta fórum bom arretado  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|