FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

OUTONO
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Grande LÉO!!!!!

Fico feliz em vê-lo participando desse fórum. SEJA BEM VINDO!!!!

Leo escreveu:
Oi gente.Se vcs mais experientes e bonsaistas de regiões do país onde existem estações mais ou menos definidas,têem algumas dúvidas,e as vezes ficam confusos com tantas informações contraditórias,imaginem eu que comecei a me interessar pela arte há pouco mais de dois anos e vivo em Salvador, onde não temos estações definidas.Temos basicamente a época das chuvas e a da estiágem.Definido mesmo só o verão.


Conheço muito bem essas dificuldades, amigo. Assim como em SAlvador, o problema se repete por toda região Nordeste. Imagine quem mora em pleno Sertão nordestino.

O bom disso tudo é aprendemos muito com as nossas experiências e esse conhecimento adquirido através da prática vale muito mais que qualquer teoria.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Leo escreveu:
Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços


Grande Léo!!!!

Vou bem, amigo. Na verdade não ando sumido, apenas mudei de endereço Laughing Laughing Laughing

Quanto à questão do clima, não há duvidas de que é um assunto muito vasto e que precisa ser bastante explorado. Acho que se ficaram dúvidas você não pensar duas vezes: lança a questão para ser discutida. Uma das qualidades que encontramos aqui é a forma como estão organizados os temas (ou fóruns). Outra, também não menos importante, é a disposição dos foristas em colaborar; não nos chateiamos com as perguntas repetitivas.

Em relação às espécies citadas, acho que não custa muito tentar: uma experiência vale muito mais que muitas teorias. Podemos estar enganados e, quem sabe, de repente você não descobre a melhor maneira de cultivá-las.

É isto aí, vamos em frente!!!

Um abração, uma caipiroska, ...

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Leo escreveu:
Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços


Nordestino...??? Cadë...???

Leo meu amigo, SEJA BEM VINDO !!!

Já tö com saudade do I Encontro de cabras da peste... e o próximo parece que vai ficar para Setembro Sad Sad Sad

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 8:09 pm    Assunto: Outono Responder com citação

Fala Ratto !!!!!!!!!!
Nós que moramos na mesma cidade, embora em bairros distantes e que por isso mesmo o clima varia e bastante - sua casa fica em lugar arborizado, meu APERTAMENTO não - dito isso, pergunto.... devo também agora retirar o adubo dos meus vasos ??????
Brigadú
Angela Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado aos amigos cabras da peste,Sergivaldo e Alexandre é um prazer estar falando com vcs.Espero que nosso II Encontro realmente aconteça.Quanto ao assunto clima em breve estarei colocando aqui a questão,´so tenho dúvida se no forum central ou no sou pricipiante.
Abraço a todos[/list][/quote]
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2005 3:27 am    Assunto: Responder com citação

Léo, pode usar o central mesmo. Esse assunto é pertinente.
Fique à vontade para postar... faça com tranquilidade, qualquer problema a gente ajuda, move ou corrige se preciso.
Fica tranqüilo!

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2005 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

(...) Voltando ao assunto!

Aqui na minha região muitas amendoeiras (caducas) já estão dando o sinal de outono. Considero-as como um termômetro (já estamos exatamente na metade da estação - um bom sinal para começar a podar)... Muitas já estão completamente sem folhas (só com aqueles pequenos brotinhos apicais), mas, o engraçado de tudo, é que boa parte parece não ter caido uma folha sequer!

Curioso isso, não é?

Muito embora atribuimos a palavra 'caduco(a)' a quem é, ou o que é velho - esse sentido nada tem a ver com a característica biologicamente conhecida das árvores caducas - que perdem suas folhas no outono. Nessa última concepção, caduca está para as folhas, que brotam, crescem e morrem (caem) em um tempo certo, determinado.

Mas eu tenho a ligeira impressão que caducar está em duplo sentido para as árvores, porque percebo que o fator "cair das folhas" implica primeiro nas plantas mais antigas e depois nas mais jovens.

Vou observar mais...

Até,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2005 6:50 pm    Assunto: Re: Outono Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Fala Ratto !!!!!!!!!!
Nós que moramos na mesma cidade, embora em bairros distantes e que por isso mesmo o clima varia e bastante - sua casa fica em lugar arborizado, meu APERTAMENTO não - dito isso, pergunto.... devo também agora retirar o adubo dos meus vasos ??????
Brigadú
Angela Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed



Oi Angela !

Só retire o adubo quando chegar de fato o inverno....quando a temperatura baixar e se estabilizar entre 10 a 15 graus centígrados, ok ?

Um beijo,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Maio 12, 2005 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, mas em Niterói chega à fazer 10 graus??
Nem imaginava...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2005 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Por aqui onde moro já chegou a fazer 10 graus várias vezes........vamos ver este ano. Em Icaraí, onde a Angela mora, acredito que não faça.

Um abraço,
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2005 10:28 am    Assunto: Outono Responder com citação

Oi Ratto !!!
É isso aí, em Itaipú a temperatura cai e muito, aki em Icaraí....não cai tanto, sendo assim, nunva vou retirar o adubo. Frio por aki....23 graus (hehehehehe).
Beijos
Angela Surprised Very Happy Laughing Wink Surprised Very Happy Laughing Wink Cool Cool Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2005 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

muito raro, uma vez na vida outra na morte vejo aqui em icarai fazer 13 graus
frio normal aqui sao 18 a 23 graus, com essa temperatura ha necessidade em retirar o adubo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Gago,

Você tem que retirar, pois a planta baixa o metabolismo ....não precisando de nutrientes nesse período. Então você estaria desperdiçando
e não adubando, entende ?
Também pode haver problemas no ph do solo por causa disso.
Uma adubação correta engloba você conhecer o comportamento fisiológico da planta.

Um abraço,
Voltar ao topo
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

É por isso que eu nunca paro de adubar.Aqui em Salvador teve um dia o ano passado que fez um frio extraordinário 21º.
Leo
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 4 de 6

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil