|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 5:01 pm Assunto: CALIANDRA RETO FORMAL |
|
|
Pessoal essa é outra caliandra, tenho várias, ultimamente to viciado e quase tda semana compro uma muda nova, vejam se coloquei no caminho certo?
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 5:30 pm Assunto: |
|
|
Mori
Nesta etapa de formação, o nebari necessita ser bem protegido, para evitar a morte das raízes que serão expostas no bonsai definitivo. Por isso, acho que deve adicionar um pouco mais de substrato.
Quanto à estilização, está está boa como ereto formal, mas se esta for a frente me parece que tem o primeiro galho para a frente e nenhum galho para trás. O segundo galho da direita foi abaixado demais e de forma reta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 7:15 pm Assunto: |
|
|
Ferreira o Nebari por ficar descoberto não morre. Porém ele coberto pelo substrato se desenvolverá mais rapidamente.
abraços _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 7:27 pm Assunto: Raízes |
|
|
Sérgio
Realmente as raízes grossas que já estão aí não morrerão, mas elas descobertas não irão originar novas raízes finas na área próxima ao tronco. Além disso, também não nascerão mais raízes que poderiam melhorar o nebari. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Ferreira sobre o segundo galho muito baixo.
Na minha opiniao, poderia colocar mais materia organica no substrato, ou seja turbinar esta planta, pode usar a tecnica da mamadeira.
Sou um prinicpiante, o que os foristas acham??
Abraços |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 11:35 am Assunto: |
|
|
Mori,
achei ela pescoçuda e como está sem profundidade não é uma boa apresentação para o estilo, que necessariamente precisa dessa profundidade. Fiz uma projeção que é um pouco radical, mudando o estilo completamente, mas acho que ajuda a resolver.
Dê uma olhada, ficaria com uma planta mais interessante e com um jin no tronco.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 11:55 am Assunto: |
|
|
Legal Darkaso, deixa ver se entendi, devo orientar o primeiro galho p/ cima e transforma-lo no ápice e o tronco k segue reto transformo em Jin?
vlw. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 4:04 pm Assunto: |
|
|
Mori,
seria o galho mais grosso à direita, ou o primeiro da direita. O jin é isso mesmo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 6:50 pm Assunto: |
|
|
Concordo com a idéia do amigo darkaso...
Não podemos esquecer, em todos os estilos, a árvore trabalhada deve ter galhos para todos os lados na frente, esta arrumação (galhos) deve deixar a mostra toda ou parcial linha do tronco.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:13 am Assunto: |
|
|
Na minha opinião tiraria o primeiro galho da esquerda. Pois esta pararalelo ao segundo, em relação a copa deixaria apenas um galho para ser o novo apice os outro aramaria como vc fez no demais, tirando este q esta na parte anterior da planta!!
Um abraço e parabéns pela sua muda é bem interessante para um estilo reto formal.. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 11:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Mori, sua caliandra, para ser educada no estilo formal, precisa apenas de uma correção no galho apical, visando melhorar a finalização estrutural.
Como citaram os demais colegas, precisará de mais galhos, para formar uma boa estrutura, mas em se tratando de caliandra, isso não será problema, vez que essa espécie brota bem, emitindo novas brotações por todo o caule, ao longo de sua vida.
No entanto, a melhor ressalva é a respeito do nebari. Como bem observou o Ferreira, a disposição atual sacrifica a planta, sem necessidade, principalmente considerando que voce irá precisar de todas as raízes que puder formar, se quiser finalizar a planta no estilo inicialmente escolhido.
Ao invés de colocar esse escorredor em uma mamadeira, creio que seria melhor transplantar para uma bacia grande, bem perfurada na lateral e no fundo, o que proporcionará um desenvolvimento mais rápido e dinâmico para seu trabalho, além de favorecer a brotação que sugeri.
Ao contrário do que se pensa, esse é um dos estilos mais bonitos e de maior dificuldade em ser trabalhado, que qualquer outro. Um bonsai, bem trabalhado nessa estruturação, ao ser finalizado, demonstra uma pericia técnica do cultivador acima da média.
Embora interessante a sugestão do moyogi, eu não o faria com esse caule. pois considero um desperdicio não o aproveitar para o estilo escolhido por voce.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 9:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado por mais essa dica amigo Nick, mas será k eu consigo, como vc disse precisa de muita técnica de bonsaista, e eu sou um dos mais leigos desse fórum, mas como gosto de desafios vou tentar sim, vou postando fotos e vc me ajuda? Abrçs. _________________ SÓ PERDE QUEM LUTA, SÓ LUTA QUEM TEM CORAGEM, QUEM TEM CORAGEM JÁ É UM VENCEDOR. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|