|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mori

|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:06 am Assunto: Ficus e mais ficus... |
|
|
Pessoal, to aprendendo agora, mas notei k o ficus é o mais fácil de trabalhar, pois parece k brota muito fácil e é dificil de morrer, fico mais tranquilo em meter a tesoura, pois se eu fizer burrada ele brota de novo, esse aqui eu peguei em uma flora aqui em Atibaia, era 10,00, dei uma chorada e ficou por 8 conto, como tava com uma galhada comprida, dei uma tosada, parece uma boa planta, o k vcs acham, como eu poderia trabalhar...vlw.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 10:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Meu amigo, voce reside num dos locais mais apraziveis para se estar adquirindo mudas, caracteristicamente as pré, visando formar bonsai.
Não só por ser a cidade em que residem mestre Hidaka e mestre Izumi, bonsaista e ceramista respectivamente de qualidades impares, mas por ter tambem outros grandes, como a Regina Suzuki e Hadano, além, é claro, do excelente viveiro Kadan, onde poderá adquirir os melhores prés, a preços acessíveis, que em quaisquer outros lugares fora daí.
Mas vamos a sua planta. Creio que voce poderia estar cortando um dedo ou dois acima desse primeiro galho. Isso iria proporcionar ao caule uma conicidade maior, além de permitir um certo movimento ao caule, permitindo que se possa, em pouco tempo, formar uma boa copa, educando a planta no estilo moyogi.
Dentro dessa esquematização, na epoca adequada, retire o ficus desse vaso e plante-o de maneira a dispor suas raízes o mais radialmente possivel, visando formar um ótimo nebari. Pode usar, como recipiente, uma bacia pouco maior que esse vaso, lembrando-se de perfurar bem a lateral e o fundo, para auxiliar na oxigenação das raízes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
mori

|
Enviada: Seg Jul 30, 2007 12:32 pm Assunto: |
|
|
Caro Nick, onde seria o viveiro Kadan, vc teria o endereço?Apesar de morar aqui ainda não conheço, realmente sou privilegiado, pois existem muitas floras aqui onde da p/ encontrar muita coisa a preços ótimos, qto sua dica, posso plantar em um vazo bem maior em vez de uma bacia? Obrigado pelas dicas amigo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|