FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jacaré
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 13, 2005 3:57 pm    Assunto: jacaré Responder com citação

aeee pessoal, mexendo no jacaré pensei em fazer uma semi cascata mais nao sei o que fazer com a parte de cima e nem sei se talvez a semi cascata seja uma boa ideia, pensei tambem em deixar esse galho que esta para baixo em linha reta e e tentar fazer um arco com a outra parte hehehe estou com umas ideias doidas e queria a opniao de voces o melhor para se fazer Very Happy

ele como era antes


como esta agora


e a parte de cima



Obrigado a todos
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

Eu acho que dá para "brincar" bastante com esse jacaré. A sua idéia de transformá-lo numa semi-cascata é muito boa.

Como sugestão, eu diria que a base da planta, que fica logo acima da borda do vas, deve formar um arco, aproximando-se o máximo possível da borda mas, sem tocá-lo. Pela imagem atual parece uma reta.

Creio que, fazendo uma inclinação maior nesse tronco, o primeiro galho que está à esquerda, daria um bom ápice. O restante que está acima desse galho seria eliminado. Aí partir daí, uma boa aramação no galho maior, à direita, serviria para definir a semi-cascata.



É bom lembrar que se os arames ficarem muito apertados poderão deixar marcas na planta. Uma boa opção seria proteger as partes mais grossas do tronco com uma ráfia ou outro material semelhante.

Após aramar e podar a planta uma outra alternativa seria colocar a planta num vaso de engorda, a famosa "mamadeira" para, posteriormente, colocá-la num vaso apropriado para esse estilo.

Um abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 02/02/05
Mensagens: 145
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2005 3:47 am    Assunto: Responder com citação

eu ate pensei em uma maneira mais ou menos assim, mais mesmo se eu puzessse dessa maneira eu iria ter de me "desfazer" "deste" galho ne???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Maio 15, 2005 8:58 am    Assunto: Responder com citação

gago escreveu:
eu ate pensei em uma maneira mais ou menos assim, mais mesmo se eu puzessse dessa maneira eu iria ter de me "desfazer" "deste" galho ne???


Rodrigo,

Se o galho a que você está se referindo é toda essa parte que aparece acima da curvatura que você fez, eu digo que "sim!".

Aí também vai depender do que você decidir fazer com a sua planta. Se pretende transformá-la em uma cascata ou semi-cascata, você terá que eliminar o que te sugeri ou inverter a situação e eliminar o que já está para baixo. Deixando do jeito que está, mesmo aramando, acredito que resultará num bonsai muito alto, desproporcional à espessura do tronco.

Você também poderá optar por um estilo ereto informal, aí você teria como preservá-lo. Mesmo assim muita coisa deveria ser eliminada. Aliás, essa é a parte mais difícil: podar drasticamente nossas plantas.

Mas, se você não se sente seguro em podar sua planta, espere mais um pouco. Faça as devidas aramações, estude bastante seu formato e, quando finalmente tiver certeza que não se arrependerá, então mete a tesoura e o alicate nela.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil