|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Bitú

|
Enviada: Qua Ago 01, 2007 3:00 pm Assunto: Acerola - Sugestões |
|
|
Olá, pessoal...
Faz um bom tempo que não posto nada por aqui... tempo que me faltava. Hoje estou em casa e consegui ter um tempinho pra olhar pra minhas plantinhas.
Essa aceroleira que vou mostrar pra vcs, hj tem cerca de 45cm de altura. Era uma pequena estaca que tinha colocado bem na borda de um pote de sorvete, há cerca de um ano e meio. Neste já havia uma outra planta que não me recordo bem dela... por esse motivo, a proximidade da borda.
Há tempos ela vinha pedindo um replantio como vcs irão ver nas fotos.
(infelizmente só me lembrei de tirar as fotos depois de tê-lo tirado do pote de sorvete)
Bom... foi o que fiz:
(desmanchando o torrão para tentar corrigir o nebari, deixando-o um pouco mais radial)
Massa de raízes:
Estrutura do nebari (ou pelo menos o que dá pra ver dele ):
Nova casa (vaso médio para desenvolvimento do conjunto):
Agora é esperar a recuperação.
Mas enquanto isso... o que vcs acharam dela? Como ela é meio que um material de estudo... acredito que possua quase todos os erros de um iniciante: marca de arame, rachadura de galho, curvas do tronco muito artificiais... etc...
Mas e agora? O que poderia fazer para ir aperfeiçoando-a?
Grato a todos,
Rodrigo Bitú |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 02, 2007 11:43 pm Assunto: |
|
|
Faaaaaaaaaala Bitú!!!???
bom vê-lo por aqui
Amigo, acho que uma boa engorda pode ir melhorando sua planta...
eu também inclinaria mais para direita, e encurtava alguns galhos para vaforecer brotações mais próximas ao tronco:
+ ou - assim:
na verdade temos é que marcar um domingo lá em Aldeia, pra analizar melhor esta aceroleira
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rodrigo Bitú

|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 6:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre...
Muito obrigado pelas dicas.
Estou muito tendencioso a aparecer pela Aldeia amanhã. Entrei em férias e não irei trabalhar
Porém, devo ir de ônibus, daí fica complicado para levar qualquer plantinha... talvez uma pequenina bongainvilea originada de um galhinho que a Rejane me deu... não sei se vc lembra. (dá pra vê-la no fundo da primeira foto).
Mais uma vez, agradeço as sugestões... realmente ela precisa de uma bela engorda!!!!
Muito bom o desenho.... obrigado
Alguém mais se arrisca a mais alguma dica????
Rodrigo Bitú |
|
|
 |
Rodrigo Bitú

|
Enviada: Qua Ago 08, 2007 6:07 pm Assunto: |
|
|
Será que a plantinha é tão ruim que não merece a opinião ou sugestão de mais niguém do fórum???? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 08, 2007 8:56 pm Assunto: Longo caminho |
|
|
Rodrigo
Eu achei excelente a projeção do Alexandre e continuo pensando que você deve ter ela como objetivo. Mas eu executaria de maneira direrente, partindo por eliminar tudo acima do galho da primeira curva. Isso ainda não dá para ter um tronco com boa conicidade, mas já ajuda um pouco. Depois disso eu escolheria novo ramo de sacrifício para deixar crescer livre, enquanto iria modelando a verdadeira copa. Assim seria em várias etapas, até ter a planta similar à projação. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|