FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

auxílio na estáquia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gilbertofsa

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 9:55 pm    Assunto: auxílio na estáquia Responder com citação

Ola a todos. Estou querendo fazer uma estaquia de ficus para tentar iniciar na arte do bonsai. Primeira questão é onde se localiza a gema na planta, pois tenho que cortar logo abaixo desta. Morri de procurar e não achei uma foto que me mostrasse a dita localização. O segundo questionamento é quanto as folhas existentes, eu devo retirar as folhas ou preserva-las? Escolhi o ficus por ter lido aqui no forum que é uma árvore de facil manejo e de ter as pancadas nas ruas. Só na minha rua tem uns vinte pés. Agradeço a ajuda
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Gilberto

Acho que você não vai mesmo encontrar a posição das gemas nos galhos mais grossos, que presumivelmente seria nos pontos de inserção dos pecíolos das folhas, pois estes pontos cicatrizam e desaparecem. Mas não se preocupe em ter que cortar próximo a uma gema. Com o Ficus e várias outras espécies isso não será problema, pois desde que a estaca não seja muito pequena certamente terá muitas brotações.

Corte estacas maiores que 7 cm de comprimento, de acordo com o tamanho da planta que você deseja. Dê preferência a galhos de boa espessura e que lhe permita obter movimento ao eliminar uma bifurcação. Corte a base em bisel e elimine as folhas, mas pode deixar os brotos das pontas de alguns ramos. Coloque por cerca de 30 minutos na solução de enraizante e plante em areia grossa. Mantenha a umidade e em breve terá as brotações e o enraizamento.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gilbertofsa

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Ferreira pela resposta tão imediata. Presumo que os 7 cm seja o que vai ser enterrado? Hoje dei uma olhada na futura estaca e os nós mais baixos estão mais distantes uns dos outros que os da porçao superior. Vou fazer a tentativa e a solução enraizante já esta comprada. Vc acha válido a utilização do soro glicosado a 5% diluído para aumentar as chances de enraizamento?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 10:02 pm    Assunto: Riscos Responder com citação

Gilberto

Estes 7 cm seria o tamanho mínimo de estaca que eu indiquei, mas ela pode ser de qualquer tamanho ou espessura. As menores estacas pode enterrar 1/3 e as maiores enterre aproximadamente 5 cm na areia. Estas são apenas sugestões para lhe ajudar a decidir.

Não recomendo a utilização de soro glicosado. Apesar de talvez existir algum efeito benéfico, creio que o risco de desenvolver fungos e bactérias e apodrecer suas estacas seria com certeza muito aumentado, devido às condições climáticas de nossa região litorânea nordestina.

"Recife (PE)"
gilbertofsa

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 11:26 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Ferreira. Hoje pela manhã já retirei o galho para a estaca e fiquei com muits possibilidades. Já escolhi dois para ver se vai dar certo e outros vou fazer como experiência. Fotografei o inicio do processo ao término postarei aqui as fotos. Pois podem dirimir dúvidas dos principiantes como eu e facilitar no auxilio
gilbertofsa

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Como prometido e depois de um trabalhão. Aqui vão as fotos. Acabei por fazer muuiiiitas estacas fiquei com pena de jogar fora e acabei fazendo um monte delas e com isso eu aumento a possiblidade de sucesso do enraizamento. Coloquei também umas duas estacas no chão. Caso tenha feito algo errado me digam para poder corrigir.
Galho de onde retirei as estacas:

Detalhe do galho:

Estaca com a ponta já feita:

Pedaço do galho que resolvi utilizar:

A outra parte do galho (dividi em dois) dentro da solução enraizadora:

Estufa com saco plástico dentro de vazo:

Estufa feito de garrafa Pet para estacas menores (idéia retirada daqui do forum:

Restante dos galhos:

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 6:49 pm    Assunto: Bases Responder com citação

Gilberto

Desejo sucesso na estaquia. Você plantou também a parte grossa das estacas, aquelas que aparecem nas fotos 1 e 2? Dividindo em duas dariam ótimas bases.

"Recife (PE)"
gilbertofsa

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Sim Ferreira eu plantei a parte grossa. Só que dividi em duas. Eu retirei o pedaço de toco que se encontra na 2ª foto e divido bem ali. São as que se encontra na foto 3 e 4. As duas partes eu coloquei naqueles vasos maiores. O do filtro e o de cimento. Agora é só esperar para ver o resultado. Estou até meio com medo pelo substrato que utilizei. Eu andei dando uma lida e o pessoal costuma utilizar somente areia lavada como substrato e outros uma mistura da areia com algum substrato mais fértil. eu optei pelo 2º. Como tinha uma terra vegetal aqui já disponível acabei utilizando. Conforme o desenvolvimento eu postarei aqui.
Abração
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 04, 2007 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Gilberto,
O procedimento está correto, entretanto eu teria enterrado os galhos, somente, em arreia lavada de rio, como também tiraria todas as folhas, deixando só os brotos.
Vamos agardar o desenrorar agora.
Forte abraço
Lúcio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 05, 2007 10:32 am    Assunto: Folhas Responder com citação

Gilberto

Eu acredito que você não terá problemas por causa do substrato. Mas ainda dá para eliminar a maioria das folhas, para reduzir a perda dágua e facilitar o enraizamento. Deixe somente os brotos, como sugeriu o Lúcio.

"Recife (PE)"
gilbertofsa

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Ferreira e Lucio. Hoje acordei e resolvi retirar todas as folhas deixando apenas os brotos. Realmente a estufa ajuda muito. Pois as que se encontravam dentro da estufa estavam em melhores condições. Houve um ressecamento muito maior nas outras. Agora vamos esperar os resultados.
Abração
Lago

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 3:26 pm    Assunto: Acho este um bom material sobre o tema Responder com citação

Acho este um bom material sobre o tema

http://guia.mercadolivre.com.br/estaquia-metodo-clonagem-mudas-8468-VGP
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: