FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

1º trabalho - Cerejeira do Rio Grande
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos menino

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 10:17 am    Assunto: 1º trabalho - Cerejeira do Rio Grande Responder com citação

Bom dia a todos...Este foi meu primeiro trabalho sozinho, tenho outras espécies mas que foram sempre trabalhadas mais por professores do que por mim. Gostaria de receber comentário ou sugestões para eu ir adiante nesse e em outros trabalhos. Essa planta tem + ou - 18 cm de altura, sem o escorredor, Infelizmente não tirei foto antes de começar o trabalho, mas posso garantir que era bem diferente, tinha um galho mais grosso que subia a esquerda da frente e os dois primeiros galhos eram bem fechados junto ao tronco. Bem fiquem a vontade para críticas, vai me ajudar muito, desenhos também são muito bem vindos. Tem como diminuir o tamanho das folhas dessa espécie, se sim como posso proceder e qual a epóca certa? Abçs

frente

vista de cima

Traseira
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Amigo qual o substrato que você está utilizando para esta planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcos menino

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Stokmam, tem 50% de pedrisco e 50% de um produto chamado Solomax que é vendido em casa especializada em produtos para agricultura e paisagismo aqui em SP, essa mistura é sugestão de um bosaista aqui de SP.
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado por compartilhar marcos.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia a todos...Se puderem comentar esse tópico, desde já fico muito agradecido. Me desculpem pela insistência, é que para mim que estou apenas começando, tem sido de grande ajuda os comentários de vocês. Abçs
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

marcos,

sua planta está bem encaminhada. Tem profundidade e tem em boa altura em relação ao nebari. Ela está com um problema de galhos na mesma altura, mas seria interessante esperar para que depois retire se não tiver como acertar ou que possa usar estes galhos para engrossar o tronco na base. Acho que ainda é cedo para dar opiniões quanto ao futuro dela, mas o certo você já fez que é colocar no escorredor.

T+
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso, obrigado pela resposta...Quanto aos galhos na mesma altura, de fato não estão, talvez pela inclinação que foi dada fica essa impressão de alinhamento dos dois primeiros galhos, claro que não é nenhuma diferença muito grande da altura do 1º em relação ao 2º, mas de fato não formam uma cruz. Existe alguma maneira de diminuir o tamanho das folhas dessa espécie? Se sim, qual seria e em que época devo fazer?
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 5:48 pm    Assunto: Diminuição das folhas Responder com citação

Marcos, sou pricipiante no assunto, portanto não leve como certo o q eu vou falar a respeito da redução de tamanho das folhas de seu Bosai!!

Bom, para se obter folhas de menor tamanho, faz-se a poda das mesmas no final da primavera, regando moderadamente e não adubando até o surgimento da nova folhagem.

Acho q é isso!!
Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta Rodrigo...Como acabei de efetuar as podas (galhos e raizes) será que já posso desfolhar no final dessa próxima primavera? Vc tem alguma informação sobre isso? Abç
Rodrigo Zanchetta
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,
na verdade acho q agora não foi um bom momento para mexer na sua planta como vc fez, mas normalmente qd se faz uma redução de raizes, se faz tb uma redução na folhagem para reduzir a desidratação da planta, pra ser sincero não sei se uma desfolha total seria adequado neste momento após uma poda de raizes.

Eu esperaria o inicio do verão para fazer uma desfolha total, forçando a arvore a antecipar seu "crescimento de outono" acelerando o crescimento da planta, e aí sim na primavera do ano seguinte faria uma desfolha para reduçaõ das plantas.

Vlw
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

a desfolha para redução de tamanho das folhas adianta muito pouco quando se está pretendendo o crescimento da planta. A adubação é primordial, o que é oposto ao que deve ser feito ao realizar a desfolha. Se desfolha a planta para diminuir o tamanho das folhas é necessário deixar de adubar por três a quatro semanas. Se a desfolha for feita após uma adubação ou que seja adubada próximo, a reação deve ser de maior brotação e folhas grandes. Por isso a preocupação neste momento deve ser o desenvolvimento dela.

O Rodrigo citou que a época não foi boa, mas essa é uma espécie resistente como a jaboticabeira, vai sobreviver.

A desfolha no início ou meio da primavera terá o efeito de maior brotação, juntamente com a adubação, é claro.

Espero ter respondido sua questão, se não, ou se tiver mais o que queira saber, pergunte, eu ou outros colegas com certeza ajudaremos.

T+
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo e Darkaso, essas dicas são muito importantes, principalmente para quem está começando, obrigado pela a ajuda. Abçs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 3:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma consideração apenas: devido ao tamanho das folhas, que mesmo pinçando na época adequada, jamais irão reduzir muito, o ideal para um bonsai dessa espécie é que ele tenha uma altura entre 40 a 60 cm. Shocked
Isso quer dizer que não se adequa muito a um bonsai shohin ou pequeno. O ideal, então, é quando chegar a primavera, vendo que sua planta está saudável, replantá-la em uma bacia maior, bem perfurada na lateral e no fundo, para auxiliar na aeração das raízes, e nutri-la bem, para acelerar seu crescimento e desenvolvimento. Wink
Quando e se fizer esse replante, diminua o comprimento total dos galhos, desses que estão aí e de outros que irão se desenvolver. Isso facilitará o aporte de seiva necessária ao crescimento apical, que propiciará um desenvolvimento maior para toda a planta, inclusive melhorando a conicidade, com o engrossamento do caule desde a base. Wink

No estágio em que está, há um bom crescimento. Aproveite o embalo, pois sua planta se mostra bem saudável, e diminua o crescimento apical dos galhos laterais. Todos. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcos menino

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, obrigado pelas informações...Fiquei com dúvidas em relação ao replantio para uma bacia maior que o escorredor, replantei esse mês, com podas de galhos e de raízes, e vc sugere que eu a replante novamente no final da primavera, que seria após + ou - 4 meses, ok? Se for dessa forma, esse período não seria curto para um replantio, eu corro o risco de perder a planta? Ou seria para eu usar o método da mamadeira? Abç
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: