FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

yamadori pitangueira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 9:35 am    Assunto: yamadori pitangueira Responder com citação

Olá Amigos.

Coletei esta pitangueira no inverno passado e creio que já posso trabalhar nela, houve uma recuperação boa. Mas são as duvidas que preferi compartilhar com os amigos. Vou por um passo a passo. Gostaria da opiniões de vocês as quais desde já agradeço.

começando os trabalhos da coleta

Logo após ter sido tirada, eu de chapeu e meu amigo. Como é bom nessas horas um amigo para ajudar, principalmente para cavar.

a planta já em casa e ensacada esperando a recuperação. As vezes eu exagero no torrão, mas também depois de passar um trabalho desses não dá para arriscar e perder a planta.

Essa foto é de maio deste ano

Detalhe do tronco

Vista de outro ângulo

Uma abraço
Afonso
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

que beleza de planta não sei o que vc tem em mente mas talves tiraria esses galhos mais baixos usaria o meio da planta pra começar o trabalho,e ver o que vc vai descobrindo.
as veses vc só ve alguma coisa qd começa a podar .

flavio henrique
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Mas se eu tirar esses galhos em baixo a planta vai ficar muito alta, eu queria na medida do possivel manter alguns desses galhos, possivelmente terei que diminuí-los, ou cortar alguns. Ele é quase um tronco duplo, como da para ver na antepenultima foto. Talves terei que eliminar um dos troncos. Pela última foto fica só um tronco começando as ramificações bem mais acima e escondendo os movimentos dos galhos do tronco da frente, já pelo outro angulo os galhos começam bem mais abaixo. Fico no aguardo de mais opiniões.

Um abraço
Afonso
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

Afonso,

esses galhos baixos não podem ser retirados mesmo. Vai ficar uma cicattriz muito grande e sem galhos baixos, então vamos ter que ver o que fazer com ela ainda.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 6:27 pm    Assunto: Assim falou... Responder com citação

Afonso

Também acho que não devem ser retirados os galhos baixos, pois são justamente eles que têm mais movimento e dão personalidade ao excelente exemplar. Vale a pena forçar a massa cinzenta dos colegas foristas para bolar um projeto que envolva estes galhos, mesmo que um deles tenha que virar jin. Com paciência e boas decisões, sua pitangueira poderá ser uma "masterpiece". Assim diria Ebreo, o Luciano.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 8:00 pm    Assunto: ainda dá tempo??? Responder com citação

Olá pitangueiros,

Tenho muita vontade de coletar uma velha pitangueira para que contenha minha ansiedade de esperar pelos frutos.
Só que na minha região elas já estão florindo, será que ainda dá tempo de coletar uma muda, fui esperar pelo início da primavera como alguns recomendam e acho que não deu certo.
Ela tem uma raiz pivotante bem profunda, dá para cortar sem que ela sinta tanto??

Valeu
o tempo... depois de passado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso concordo contigo as cicatrizes ficarão grandes e a planta perderá muito com isso. Pois aí vem as dúvidas: fazer o que?

Ferreira obrigado então vamos aguardar.

Seidedos eu particularmente não gosto de mecher numa planta que esteja florescendo, mas pelo fato das outras estarem florescendo e a que você quer coletar não esteja, não tem problema nenhum. Mas você pode também trabalhar a planta pro ano que vem, tudo depende como a planta esta adiantada, pode tirar a terra só de um lado protegendo as raízes, e cortar a raiz pivotante e após colocar terra de volta, para que desenvolva as raizes mais perto do tronco e ano que vem coletá-la, certamente terra que cuidar no forte do verão ou em período de seca pra que ela não morra.

Um abraço
Afonso
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:35 pm    Assunto: BONSAI Responder com citação

É realmente um belissimo exemplar essa sua pitangueira. Parabens pelo trabalho até agora executado. Very Happy

Eu optaria por mante-la, como está, buscando porem reduzir um pouco sua altura e longitude, cortando os galhos excessivamente altos, para compactar melhor a estrutura da parte aerea. Very Happy

Creio que a frente mostrada na quinta foto, contada desde a primeira mostrada, seja a melhor. A ultima, se escolhida, permite que se elimine todos os galhos sinuosos, objetivando formar um hokidashi, o que na minha humilde opinião, seria uma perda muito grande para tão lindo exemplar. Very Happy

Esse galho sinuoso que serpenteia na lateral direita da foto, poderia ser um direcionador do estilo. É claro que em se tratando de um espécime formado como esse, não se poderia ficar preso aos estilos tradicionais japoneses, devendo o nobre colega buscar subsidios para uma caracterização mais natural para a planta, fugindo dos esteriótipos mais comuns. Shocked

Isso quer dizer que não há por que estilizar sua planta, buscando educa-la nesse ou naquele estilo classico japones, mas sim, formar um lindo bonsai com o que tem em mãos, mais compacto sim, mais robusto, mas diferente, se é que entende o que estou expressando. Very Happy

O ideal, para uma primeira tentativa, seria plantar devidamente sua pitangueira em um vaso de bonsai, mesmo que de cimento, apenas para treinamento e condicionamento das raízes. O tamanho do vaso deverá ser grande o bastante para isso, sem que comprometa a estruturação das raízes, que terão dessa forma um bom espaço para se desenvolverem. Afinal, quanto mais raízes capilares tiver, mais densa será a copa, mais brotações ocorrerão, e mais rapidamente cicatrizarão quaisquer cortes radicais que forem necessários fazer. Very Happy

Uma bacia plastica grande, perfurada na lateral e no fundo, tambem serviria, nesse primeiro momento. Ou então, um bom caixote, confeccionado com madeira resistente e tratada, para evitar corrosão ou apodrecimento prematuros tambem ajudaria. Very Happy

Em se adequando a planta em um vaso, faça uma desfolha completa, para selecionar os galhos que deverão ser podados, visando reduzir a altura e aumentar a densificação das ramas ideais. Lembre-se: deverão haver galhos nas laterais e fundo, mas a frente deverá ficar livre, para mostrar a beleza do caule. Very Happy

Nossas nativas são inigualaveis. Os bonsai clássicos japoneses sem duvida nenhuma são muito belos, tambem. Mas temos que começar a pensar na figura do nosso bonsai nacional, a partir de material de qualidade como esse. Querer pegar uma planta dessas e fazer dela um hokidashi ou um kengai ou han kengai, para mim, é desperdiçar todo o potencial que a natureza levou anos para agregar nessa lindeza. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:59 pm    Assunto: Responder com citação

eu faria um monte de alporques e depois trabalharia os JINs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 10:21 pm    Assunto: Grande Nick Responder com citação

Vc realmente ta muito inspirado rsssss

Brincadeira a parte além de paciência é preciso ter muita experiência e isto vc tem muito.
Concordo com cada palavra do Nick, desde a quinta foto como frente, a colocação no vaso e a desfolha.
Rafael, esta planta é linda, linda e muito grande, fica até dificil visualizar ela na foto. Caso adote os conselhos do nosso amigo, depois da desfolha poste novas fotos, na minha modesta opinião seria mais facil ver um desenho nela desta forma.

Abraço fraterno e parabens pelo exemplar.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 10:23 pm    Assunto: Desculas Responder com citação

Peço desculpas pelo terrivel engano. Fiquei tão admirado com a planta que esqueci o nome do proprietário. Desculpa Afonso

Abração
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky
Acho que vou seguir o seu conselho, definir um estilo fica meio difícil, farei a desfolha e depois vou compactá-la um pouco mais, plantarei ela numa bacia grande, pois não tenho um vaso tão grande. Vou manter essa frente livre que vocês sugeriram. E vamos ver o que dá. Se não ficar bom, tenho tempo depois para mudar, já ao contrário se cortar um galho grosso não tem volta.

Rodrigo - aqui na minha região tem bastante pitangueiras e muito bonitas, pois é uma região de muito campo o que falta é tempo para cuidar e lugar para colocar.

Olá Edmilson - É a planta é bem grande, vou sim adotar o projeto do nicky, como vocês concordam. Com certeza portari fotos assim que a trabalhar.

Um abraço
Afonso
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 11:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Afonso, vaso grande para sua planta, não é problema. No site "nativos do nordeste", do bonsaista e amigo Sergivaldo Costa, voce encontra um passo-a-passo de como confeccionar um vaso de cimento, adequando o tamanho dele à sua necessidade, bem simples e fácil de fazer. Basta seguir a orientação do garoto que rapidinho terá um vaso ótimo para sua pitangueira. Very Happy

Eis o link, para facilitar sua vida:

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br

Eu, por necessidade, parti para um outro lado, confeccionando meus próprios vasos tamanho familia:

http://lh4.google.com/nickyfury/RspJvgxXi5I/AAAAAAAAAC4/dytg8OQyc7g/vasos%20cimento%20004.JPG?imgmax=512

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky

Olhei a matéria do Sergivaldo Costa, mas que beleza, claro que deve dar uma mão-de-obra daquelas, mas soluciona um problemão. Gostei muito. Obrigado por compartilhar. E o teu vaso ficou perfeito.

Um abraço
Afonso
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 4:47 pm    Assunto: pitanga Responder com citação

Caro Afonso, Te parabenizo por esta planta maravilhosa!!! E espero que este ano ainda , nos poste a frutificaçao dela e toda sua beleza impactante! Att. Luciano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: