Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edson Junior

Registrado: 06/03/05 Mensagens: 43 Localização: Campinas - São Paulo
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 4:54 pm Assunto: Ressucitando uma muda de Jaboticabeira ! |
|
|
Olá caros amigos.
Queria a ajuda de vocês.
Hoje em uma de minhas visitas as ferro velhos de materiais industriais , procurando por um gerador de energia com motor mercedes Diesel, acabei encontrando em um canto esquecida uma linda muda de Jaboticabeira de varios troncos, sem uma folha sequer ai por curiosidade perguntei de quem era aquela muda , um senhor veio e me disse que o dono do ferro velho iria plantar na chacara dele só que acabou desistindo e a deixou lá, e fazia mais de 1 mes que estava lá.
Pois bem, na hora fiquei triste ... por pensar que estava morta de vez, mais como a esperança é a ultima que morre ... peguei um caquinho de vidro e raspei a base de um dos troncos e para minha surpresa.... voiala estava verdinho .
Então pedi para o senhor e ele me forneceu a muda.
Chegando em casa eu tirei os galhos secos , o tirei do torrão seco e esturricado de terra e coloquei em uma bacia de agua.
Agora queria saber de vocês o que eu poderia fazer para tentar ressucitar essa jaboticabeira !!
Aguardo a resposta de vocês.
Abraços Edson Junior _________________ Edson Junior.
Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 6:44 pm Assunto: Jaboticabeira |
|
|
Oi Edson !!!
Não sou expert, mas não custa nada opinar...
Vc já viu que a planta não está morta. ÓTIMO!!!!!!!!!!
Tem raízes de alimentação ??? Estão boas ??? Uau !!!!!!!
Mãos a obra:
numa bacia bem furada, coloque areia lavada de rio, hormônio enraizador, plante-a, coloque na sombra por alguns dias. Não se esqueça de molhar... Ela tem folhas ? Se tiver... retire todas. Deixe-a descansar.... tenho certeza de que brotará em breve.
Sucesso !!!!!
Abraços e isto é só opinião mesmo, tem gente melhor do que eu para opinar.
Angela |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 10:10 pm Assunto: |
|
|
Beleza de achado...
Estou com a Angela, só fiquei em dúvida quanto a retirada das folhas... talvez o efeito fosse contrário... será que alguém mais poderia opinar?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 10:37 pm Assunto: |
|
|
Ela não tem folha alguma, estava totalmente pelada.
Obrigadaço pelas dicas , logo qndo surgirem os primeiros brotos postarei aki no forum !! _________________ Edson Junior.
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 4:53 pm Assunto: Folhas e areia |
|
|
Oi pessoal. Costumo retirar todas as folhas quando nao há raizes na muda. Quando tem, deixo algumas poucas. Muitas vezes cortando metade das folhas. Tem dado certo, mas só na estação chuvosa. Agora, queria entender essa de se plantar as mudas em areia grossa. Várias pessoas já me passaram essa informação. Mas dá a senssaçao de que vc vai matar a planta por ausência de nutrientes. No interior, a orientação dos agricultores é planta-las no barro (argila). Isso vale? E se misturar um pouco de argila com a areia? |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 5:01 pm Assunto: |
|
|
Perguntei tanto que esqueci de outra dica. Jabuticaba ADORA água. É impressionante. Tenho uma que passou um ano, só o tronco, nada de galhos ou folhas. Parecia morta. Foi arrancada pela raiz, só com a pivotante, nuazinha. Plantei ela em uma lata de querosene. Coloquei-a em baixo do beiral da casa, do lado da sombra e aí comecei a colocar água até a borda da lata (cerca de 1/3 da lata). Pronto. Pouco tempo depois estava lá, cheia de brotinhos. Ainda está a quilometros de um bonsai, mas to curtindo. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 12:19 am Assunto: jaboticabeira |
|
|
Oi Leilton !!!!!!!
Que bom que sua árvore está sem folhas
A areia é o melhor "substrato" para enraizar, lógico que não tem "vitaminas", estas, nós temos que dar à PLANTA, ela não corre atrás. Creio que deverá deixar na areia por um bom tempo, é só observar, as folhas aparecerão. Depois de um bom tempo (Felipe) poderá falar melhor do que eu, temos que substituir o "substrato".
Espero ter contribuido.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 11:47 am Assunto: |
|
|
Bom eu já fiz o que os colegas me aconselharam .. agora estou na espectativa de ver os brotinhos surgindo .
Em quanto tempo isso acontece ? _________________ Edson Junior.
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 12:15 pm Assunto: Jaboticaba |
|
|
Desejo boa sorte. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 12:21 pm Assunto: |
|
|
Oi gente.
É isso aí que a Angela disse... também já percebi que a areia é excelente... no começo tive restrições de usar, mas agora já aprendi na prática.
Sefuindo o conselho do Olavo Pastore, funciona bem.
"1 ano na areia pra enraizar bem, depois vc replanta com o maior
cuidado com as raízes novas e nun solo bem drenado...
Enquanto isso vai pinçando pra ramificar e a partir dos brotos, adubar com
esterco de gado ou galinha bem curtido, mensalmente uma boa quantidade..."
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 7:10 pm Assunto: |
|
|
Mais uma dica, coloca o vaso em uma bacia com água, quanto mais água pra Jabuticaba, melhor...
Um abraço. |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 2:06 pm Assunto: Eu tenho uma sugestão. |
|
|
Olá pessoas, tudo bem?
Cara, creio que o que há de ser feito com esta planta pra que ela desenvolva bem é, com certeza, a indução do desenvolvimento das raízes. No entanto, eu acho que uma porção de terra vegetal também ajude sendo posta em uma proporção tímida em relação à areia. A aplicação de hormônio enraizador poderia ser posta uma vez por semana até o final de três, onde você poderia começar a fazer a adubação orgânica mensal da planta. Vejo que não adiantaria muita coisa sua planta desenvolver muitas raízes capilares sem ter nutrientes pra que elas sugem e ganhem sustentabilidade. Deixe a planta também na sombra pra não forçar seu metabolismo numa fase tão frágil.
Eu nunca tive uma planta nestas condições, mas já vi algumas quase mortas serem salvas de uma forma parecida. Creio que se tudo correr bem - faço aqui uma estimação duvidosa -, em seis a sete meses você já poderia plantá-la num substrato com argila, terra vegetal, areia e pedriscos, colocá-la no escorredor e posteriormente começar a educá-la colocando-a na mamadeira.
Bem, meus comentários são tímidos por conta da minha falta de experiência. No entanto, tento ajudar com vista as matérias que eu já li. Espero tê-lo feito. Até mais!!!^^
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
|