Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sdlucca 1.o PASSO

Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 4:47 pm Assunto: JABUTICABA |
|
|
Opa!!
Esta e outra jabuticabeira que estou trabalhando a 01 ano agora começo a ver grandes possibilidades para esta planta, o passo seguinte será a poda gradativa das raízes e refinamento da copa. No próximo transplante vou plantá-la um pouco mais inclinada para a esquerda para posicionar melhor o cento de gravidade e dar mais harmonia a planta.
Antes.
Depois.
Aguardo sugestões e dicas.
Obrigado!
Silvio. |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 8:03 am Assunto: |
|
|
... |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 10:01 am Assunto: desfolha |
|
|
Amigo, Tuas duas plantas estao muito bonitas! Pratique a desfolha, que teras uma ramificaçao maravilhosa a partir desta estrutura. Aumenta o numero de ramos e folhas, com resultados muito rapidos! Att. Luciano. |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 10:19 am Assunto: |
|
|
Legal seu trabalho!
Eu apenas inclinaria a panta um pouco para a esquerda, para q a planta seja o eixo principal, e não o jim! |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 2:10 pm Assunto: |
|
|
Opa!
EBREO, Muito obrigado pela atenção e principalmente pelas dicas. Que époda é a mais indicada para a desfolha?
As fotos que me mandastes pela MP também são muito boas.
Eu estou meio com medo de fazer a desfolha agora porque ainda não acabou o inverno e do jeito que o clima ta maluco aqui na nossa região. porque se fizer a desfolha agora ela vai brotar e vai que da uma geada e pega os brotos novos eu não correria riscos de perder a planta?
Abraço!
Silvio. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 8:15 pm Assunto: |
|
|
Lucca,
a planta não perderia, mas a brotação sim. Acaba atrasando o crescimento para a primavera.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
Estais num bom caminho, pode acreditar
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 10:00 pm Assunto: jabutcaba |
|
|
Lucca,
eu como fã número um das jabuticabeiras sou suspeito pra dizer; mas a tua planta está ótima. O pessoal já disse tudo, eu também inclinaria mais o tronco principal. Quanto à desfolha acho que você deve esperar mais um pouco até o inverno ir de vez. Se vier uma geada você perde a brotação. Aqui na minha região estava um calor louco, de repente veio um frio daqueles de desanimar o vivente de dar uma volta na rua...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 1:23 pm Assunto: |
|
|
gostei da sua planta ta bonita ,a dica do valdir tbem e boa pense nisso _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 4:47 pm Assunto: |
|
|
Ola!!
Obrigado Amigos pelas dicas e pelos comentários bastante incentivadores.
Com relação a inclinar a planta, já ta feito este final de semana eu realizei o transplante, passei ela para um substrato mais airado com pedrisco de areia peneirada, acadama do Araldi de Palotina e terra vegetal, não mexi nas raízes apenas removi o substrato antigo, ela nem sentiu.
O próximo passo é fazer a desfolha, conforme a indicação do EBREO e trabalhar mais a copa e engrossamento do troco.
Aguardo também a frutificação que já da sinais.
Abraço.
Silvio. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 4:53 pm Assunto: planta |
|
|
Lucca, Teus conterraneos tem razao quanto ao clima! Aqui estou em periodo pre-Primavera, enquanto ai voces ainda tem aquela massa polar estacionada em todo Cone Sul! Tem que se tomar cuidado , o futuro dela e muito bom! Att. Luciano.Ps. Aqui estou a 10 graus, ai devem estar abaixo de 5 graus! |
|
|
 |
|