FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qualidade da água
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
asrengenharia

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 2:20 pm    Assunto: Qualidade da água Responder com citação

Minha pergunta é sobre a qualidade da água, li o seguinte texto:

...Se borrifarmos com água com muito cal, em vez de revitalizarmos a planta, estaremos tampando-lhe os poros e deixando-a com manchas brancas. As plantas de folhas fortes e brilhantes são as que se sujam mais ( ficus, oliveiras, laranjeiras,....). Se não dispusermos de uma água melhor, será preferível molhar as folhas apenas para tirar o pó.

Existe algum procedimento para melhorar a qualidade da água? Utilizar produtos que retiram o cloro ou cal?

Faz diferença molhar o bonsai com a água da "torneira" ou com água mineral? (além da diferença de custo, é claro!)

Obrigado!

André.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
Edson Junior

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 2:39 pm    Assunto: Re: Qualidade da água Responder com citação

asrengenharia escreveu:
Minha pergunta é sobre a qualidade da água, li o seguinte texto:

...Se borrifarmos com água com muito cal, em vez de revitalizarmos a planta, estaremos tampando-lhe os poros e deixando-a com manchas brancas. As plantas de folhas fortes e brilhantes são as que se sujam mais ( ficus, oliveiras, laranjeiras,....). Se não dispusermos de uma água melhor, será preferível molhar as folhas apenas para tirar o pó.

Existe algum procedimento para melhorar a qualidade da água? Utilizar produtos que retiram o cloro ou cal?

Faz diferença molhar o bonsai com a água da "torneira" ou com água mineral? (além da diferença de custo, é claro!)

Obrigado!

André.

Estive justamente lendo sobre isso hoje de madrugada.
Dizem que a agua das cidades quando tratada é utilizado uma grande quantidade de cal e cloro, e que por isso pode acabar danificando ou manchando as folhas do bonsai, o melhor a se fazer é deixar a agua em uma bacia por uns 2 dias para que o cloro evapore, mais o cal ainda continuará.
O melhor tipo de agua para se regar o bonsai é a agua da chuva, pois alem de não ter cloro nem cal, contem um pouco de sais minerais e etc.
Creio que uma outra boa alternativa seria regar com agua mineral, mais para quem tem um viveiro muito grande acaba sendo inviavel.

Espero que tenha ajudado em algo, sou principiante e se alguem ver que falei alguma burrada, por favor me corrija okay ?

Abraços

Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 2:55 pm    Assunto: água Responder com citação

O problema do cloro é resolvido deixando que a água descanse por 1 ou 2 dias, mas quando eu tinha aquário a gente usava um produto anti-cloro para não matar os peixes. Talvez ele também sirva para utilização com as plantas, mas é mais barato deixar a água descansando mesmo.
Já o problema do cal eu não sei resolver...

Abraço!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
asrengenharia

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, essa dica é bem valiosa! Começarei então a deixar a água descansar por uns 2 dias antes de borrifar o bonsai.

Eu tbm já utilizei esse produto para tirar o cloro da água pra por no aquário, mas vou esperar os dois dias por ser um processo mais "natural". Sobre o cal tbm nunca ouvi falar de um produto que o tire da água.

Abraços!
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 7:38 pm    Assunto: Água Responder com citação

Oi André !!!!!!!!!
Minha dica é para quem tem poucos Bonsai.
Eu faço o seguinte:
- Pego garrafa pet, faço furos nas tampas, uma a uma;
- Encho de água da torneira;
- Faço uma espécie de rodízio das garrafas. As do lado direito já levaram 5 dias perdendo o cloro... podem ser usadas;as do lado esquerdo esperam mais dias.
ISSO PARECE TRABALHO DE MALUCA... MAS TEM DADO CERTO.
Nunca molhei minhas plantas com água direto da torneira.
Espero ter contribuido... Charles vai rir deste meu texto.
Abraços
Angela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a Todos!

Em relação a água, toda própria para o consumo humano, pode ser utilizada, sem grandes problemas, para Bonsai...

Bem, cal por si só, não faz mal a plantas (até onde eu sei), com exceção da Azaléia que é "calcífuga" (e outras como ela, as quais não me recordo os nomes).
Pode haver acumulo de cal nas raízes expostas e no tronco, mas com uma escova de dente velha, resolve-se o problema.
Não sei se há no Brasil produtos para "amaciar" água dura, mas não é bom utiliza-los para Bonsai, pois esses produtos acabam por trocar ions de cálcio por de sódio, que são piores para as plantas.
Água de chuva é uma ótima idéia, mas se você não mora em São Paulo como eu (rs)! A água da chuva (de São Paulo) é ácida e entre a da torneira e a da chuva, confio mais na da torneira!
E como os outros participantes já falaram, basta deixar a água da torneira descansando para eliminar parte do cloro - mas não se esqueça por muito tempo da água parada! Cuidado com a Dengue!
Acho que é isso.
Por favor, se escrevi muita besteira, corrijam-me!

Abraço a Todos!
asrengenharia

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Angela, só os furinhos na tampa da garrafa já são o sufiente pra evaporar? Achei sua idéia idéia interessante, a primeira coisa que me veio foi encher um balde, tapar com uma telinha e ir pegando aos poucos a água depois de ter esperado os dois dias.

Abraços!
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:13 pm    Assunto: água Responder com citação

A idéia do balde também é legal.
Sobre a idéia da Ângela, eu acho uma boa também.
Agora... Coisa de maluca??!?!?! Por quê?! Acho a sua que colocar água em garrafas pet é muito legal. De quebra, você ainda está evitando que algumas delas vão para o lixo, ou seja, está reutilizando-as, reciclando-as.

Abraços!

Fábio

PS: Angela, ADORO você!!! Um beijo! Wink
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:16 pm    Assunto: água Responder com citação

Desculpem-me pelo errinho. O certo seria "Acho que colocar", não era pra ter esse "a sua" ali no meio, rs.
Abraços,

Fábio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 6:52 pm    Assunto: Água Responder com citação

Oi gente !!!!!!
Pois é... o uso da água requer muitos cuidados... eu uso as garrafas pet e creio que o cloro é evaporado rapidamente. Os furos nas tampas, sáo pequenos, porém os faço em toda a tampa.
Fábio... vc viu isso aki em casa... Não faça declaração de amor assim porque senão fico Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Hahahahaha!!!!!!!!
Tô com saudades, Fábio.. vc tá "embarcado";
Abraços para todos. Mas continuo querendo saber a opinião do Charles sobre a experiência
Angela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 9:48 am    Assunto: Angela Responder com citação

Fica com vergonha não Angela. O amor foi feito pra ser declarado mesmo. Wink
Estou embarcado no momento e é por isso que tenho acessado tanto o fórum, aqui tenho acesso mais fácil à internet.
Abraço!

Fábio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: