FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer vermelho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 8:20 am    Assunto: Acer vermelho Responder com citação

Bom dia a todos........

Tenho só 7 meses de bonsaista, já tenho 17 bonsai e estou procurando mudas de acer vermelho e só acho com altura de +/- 2 metros.
Quem poderia me informar onde posso encontrar?

Obrigado


Rildo

Meu teclado está ruim e no registro ficou Rilo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
"Tenho só 7 meses de bonsaista, já tenho 17 bonsai"
Se forem de várias espécies, e dada a quantidade de informação que é necessário assimilar, Já se pode considerar um desporto RADICAL...LOL Rolling Eyes Smile Very Happy

"e estou procurando mudas de acer vermelho e só acho com altura de +/- 2 metros."
É esperar pela altura propria " Primavera " e pedir uma estaca ao proprietário.
Ainda hoje me arranjaram umas de Ginkgo Biloba num Horto, embora não seja a altura ideal, tambem não tenho nada a perder, é só pedir com simpatia.
Com essas estacas adquiri mais umas espécies de um propagador "Quercus", "Oliveira" e "Pinheiro Bravo" (que penso ser o Vermelho)
Ou então comprar mesmo esse e dar-lhe um desbaste de modo a prepará-lo para a próxima época, essa é uma das maneiras de se adquirir um e fazer bastantes experiências com o restante material ou até mesmo facultar a quem não tem Smile, vai ver que em principio é bastante mais barato que um bonsai já feito.

Já agora o Acer Vermelho que espécie é Rubrum, Deshojo ?


Cptos Smile ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Caro Castro,

Obrigado pela resposta.

Sobre os 17 bonsai, eles ainda são pré bonsai, Tenho Matsu, tuya azul, Ficus, Shimpaku, Junípero jacaré, Tuya anã, buxinho, serissa, romã, piracanta.
Além de algumas experiências com estacas de primavera (Bongavilea), serissa jabuticaba, acerola, etc.

Sobre o acer é o palmatum, e tenho uma estaca plantada a 1 mês que foi gentilmente cedida pelo vendedor do horto depois de muitas lágrimas derramadas. Ele está com 4 brotinhos bem vermelhos e o caule verde.
Estou deixando uma garrafa plástica cortada ao meio em cima dela para ajudar na umidade.
O meu problema é que não me contento com uma ou duas espécies, quero sempre mais, as próximas metas são: Oliveira e maçã.

Abraço

Rildo Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 8:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,

O "Acer Palmatum" pode ser qualquer um dos dois anteriormente citados, ou até outros.... Confused , pelo sim e pelo não, é melhor tentar saber pelo dono de onde saiu essa estaca.

citação:
"e tenho uma estaca plantada a 1 mês que foi gentilmente cedida pelo vendedor do horto depois de muitas lágrimas derramadas. "

Pedindo com simpatia, ninguém recusa, ontem fiz exactamente isso com umas de Ginkgo Biloba,embora não esteja com muita fé dado que em Portugal estamos no meio do Verão, se bem que por vezes não parece Shocked
É uma Arvore espetacular, principalmente junto de um "Deshojo" na altura do Outono, uma amarela e outra laranja/vermelho, no meio das restantes verdes Smile Very Happy

Agora esses brotinhos já vinham ou estão a despontar agora, é que se já vinham, se a estaca fosse minha, só deixava dois, convêm não esquecer que não existe raizes, o que resulta num dispendio de energia muito grande para sustentar esses brotinhos, e não é o que se pretende mas sim enraizar Shocked. Pelo que se tornaria importante a opinião de mais membros, pode ser que ai por causa do clima o processo seja mais rápido.

Quanto ás Oliveiras/Macieiras, mais vale comprar uma já crescida num HORTO e na altura correcta e adaptá-la a bonsai, sai muito mais barato ou então proceder a uma alporquia de uma de um familiar/amigo.


Cptos Very Happy ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2004 4:02 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio,

Aquela estaquia de acer está com 6 folhinhas, estão bem pequenininhas, será que está saindo raiz?

Meu cunhado morou ai em Portugal por +/- 1 ano trabalhava em um "talho" na cidade de Chaves.

Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Set 16, 2004 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,

Em principio parece que sim.. o sistema radicular se já deve estar a formar mas ainda é demasiado frágil.
Quanto á espécie de "Palmatum" nada...???

http://www.serenegarden.com/maple/index.html#a

http://mytho-fleurs.com/images/acer_palmatum/page_01.htm

http://www.all-life.com/b/2532.htm#Acer%20palmatum

http://japanese-maple.com/


Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2004 7:19 am    Assunto: Responder com citação

Castro,

Percebi que os vendedores não são acostumados a usar nomes científicos nas plantas, fui perguntar e tive a resposta que é o "Acer vermelho", nem o nome Palmatum eles conhecem.
Como as folhas estão bem pequenas e ainda não abriram por inteiro, fica dificil comparar com as fotos. O que posso especificar é que o caule é verde, liso, os brotos são como uma pata de anta roxo, as folhinhas estão bem vermelhas e com várias pontas.

Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2004 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Castro,

Consegui outro galho de Acer em um horto fora de minha cidade, a planta tinha mais ou menos 2 metros de altura brotando folhas nas pontas dos galhos, só que não é o vermelho as folhas nascem verdes com um pequeno tom avermelhado nas bordas.
A moça também não soube informar qual tipo.
Depois mando as fotos para análise.

Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2004 6:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,

É isso coloca lá as fotos para podermos ver.
Pela descrição do outro pode ser um "Kyohime" / Katsura / Beni tsukasa, tenho um igual nessas condições pode ser que esta primavera o identifique Smile.
Eles dão-se bem ai, cá sofrem bastante devido ao calor "seco" e as folhas vão-se um bocado a baixo.

Quanto á "pata de anta roxo" companheiro, não faço a minima ideia do que se trata, devo dizer que dá gosto ouvir ( ler ) as os nomes das vossas espécies, só é pena não podermos ver as fotos delas, parecem o indice de uma enciclopedia Smile Very Happy e para nós são completamente desconheçidas pelo menos uns 90%, .. VALTER és da minha opinião ou não... Very Happy.

Rildo, peço desculpa por utilizar esta "msg" mas vou aproveitar para:
SERGIVALDO, Parabens pela Promoção ... Smile Very Happy

Boa Sorte,

Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2004 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Castro,

Segue foto da estáquia de Acer, as fotos não ficaram boas mas acho que da para chegar a alguma conclusão. Very Happy



Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rildo,

Neste momento não consigo visualizar a foto, mas vi-a no outro dia só não tive tempo de responder, ela está numa definição baixa e não se vê bem as folhas, não as reconheçi e pareceu-me uma especie "campestre" deu-me ideia que tinha uma + folha grossa, talvez tirando outra mais pormenorizada da folhas.

Um abraço,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil