|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fábio,
Desculpe a demora na resposta, lamento mas neste fim de semana estarei impossibilitado em função de ter sofrido um pequeno acidente, nada muito sério(graças a Deus), mas fica aqui meu e-mail tb para quando vc quiser manter contato: glauco.bastos@terra.com.br . Mas aproveitando a lebre que o Ivo levantou, eu na realidade tb achei sua Zelkova com as folhas muito parecidas com o Ulmus Parviflora que tb possuo, não comentei nada justamente em função do conceituado local em que vc adquiriu mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, será que não dava pra vc colocar uma foto das folhas ? o mais próximo possível pois assim alguns forista que criam a mais tempo poderiam dar um parecer mais concreto. De qualquer forma sua planta tem excelente potencial e eu inclusive tenho interesse em mandar buscar uma semelhante para mim.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 8:51 pm Assunto: Complicações |
|
|
Pessoal
Tentei encontrar informações simples para distinguir Ulmus de Zelkova. Acabei encontrando uma chave de identificação das plantas chinesas (em inglês), mas achei complicadíssima, pois é baseada em detalhes quase insignificantes. Uma demonstração desta dificuldade é que a espécie Ulmus parvifolia (às vezes grafada incorretamente Ulmus parviflora) foi por certo tempo cientificamente chamada Zelkova parvifolia.
Não é fácil distinguir os dois gêneros, principalmente se for apenas pelas folhas. Existem pequenas diferenças nas veias das folhas, mas a diferença mais fácil de visualizar é nos frutos. O fruto dos olmos é uma sâmara seca alada simétrica e o fruto das zelcovas é uma drupa pouco carnosa não alada.
Acho que estas informações não ajudam a resolver o problema da identificação, que também ocorre em outros fóruns de bonsai, mas já que consegui a informação resolvi compartilhar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:05 pm Assunto: Chave de identificação |
|
|
Pessoal
Para quem tiver interesse em identificar ulmáceas, ou apenas para ver como é "simples", este é o endereço do texto que citei:
http://flora.huh.harvard.edu/china/mss/volume05/Ulmaceae.pdf
Glauco
Enquanto eu digitava minha mensagem, você postou sua mensagem, de maneira que eu somente a li depois. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 10:58 am Assunto: |
|
|
Muitissimo agradecido pelo nobre espírito de cooperação dos foristas. Como iniciante me sinto muito motivado pelos colegas. Finalmente tomei um pouco de coragem e fiz uma boa poda no exemplar, removi boa parte dos galhos aparentemente secos, sendo possível visualizar melhor a sua estrura. Olhando melhor agora, acho que o ápice está longo demais, se outros concordarem. O fundo ainda deixa a desejar, e uma aramação e poda poderá resolver isso. Como estou um pouco sem tempo pra fazer tudo de uma vez, deixarei a aramação para outro momento, de preferência com auxílio dos colegas...
frente
fundo
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 8:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Fábio,
esta sua planta tem um tronco com boa conicidade!
Eu aproveitaria este último trabalho de poda e eliminava este primeiro galho da direita, e também um pouco acima da 3ª camada de galhos para eleger novo ápice, pois alí o tronco parece muito longo e reto (inclinado para esquerda).
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ferreira,
Não se preocupe, e inclusive quando coloquei acima que outros iriam ajudar na elucidação da espécie eu estava pensando exatamente em vc, rsrsrs. Achei muito ionteressante o site que vc citou em relação às ulmáceas, o problema é que meu inglês é terrível e só consegui entender alguns trechos, rsrsrs.
Abraços fraternos, e farei o possível para ir ao Encontro. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
É um pouco complicado ter certeza través de fotos, mas realmente após sua limpeza melhorou muito a visualização do tronco e galhos e acredito que a frente seja a da 1º foto. Sou obrigado a concordar com vc em relação ao ápice, está realmente pescoçudo, no meu caso eu optaria por um alporque no ápice atual e após a retirada do mesmo eu levantaria o galho logo abaixo e educaria como novo ápice, mas de qualquer forma vc tem que fazer as trações e aramações para direcionar os galhos e dar maior triangulação e conicidade a sua planta. Mas o importante é que vc já está perdendo um pouco o receio e já está pondo mão na massa, rsrsrs.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 12:00 pm Assunto: Similações |
|
|
Original:
Removendo o ápice mais ao alto e convertendo o galho da esquerda em novo ápice:
Removendo o ápice mais em baixo e convertendo o galho da direita em novo ápice:
Tudo que foi dito anteriormente e removendo o galho mais abaixo a direita:
Eu particularmente achei que remover o ápice mais abaixo, transformando o galho da direita em novo ápice e, simultaneamente, removendo peimeiro galho da direita, tornou a direita do exemplar muito vazia. As demais opções são até razoáveis. Acho que removendo o ápice mais abaixo e convertendo um galho da esquerda em novo ápice é uma opção mais acietáveis quando o galho da direita mais abaixo for removido:
Alguns galhos parecem muito rígidos para fazer a aramação e converte-los em ápice sem quebra-los. Alguma dica para tal? Deixar sem regar antes da aramação? Alguma estação mais propícia?
Aguardo opiniões... |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 02, 2007 9:44 am Assunto: |
|
|
Comecei a fazer a aramação e não tive muito sucesso com o estoque de arames que eu tinha. Os galhos são relativamente grosso e difíceis de manter. Eu teria que usar uns quatro ou mais para manter uma formatação dada. Vou comprar uns arames mais grossos e maleáveis pra continuar o serviço. O ápice eu vou ver se eu faço alporquia e o podo ou só o podo e faço uma estarquia com o galho. Os galhos mais finos, eu farei a aramação hoje pela tarde.
 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 27, 2007 4:12 pm Assunto: |
|
|
Atendendo a pedidos
Podas de refinamento numa zelkova

Projeção do Silvio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|