FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com ácer tridente
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 8:57 pm    Assunto: Ajuda com ácer tridente Responder com citação

Caros amigos,

Eu sou um teimoso, já tenho alguns Pinheiros Negros criados aqui na ensolarada Bahia, acabei de adquirir à 03 mêses um Pinheiro Vermelho(Deus sabe se vai conseguir sobreviver com este clima) e já tenho uma muda de ácer Tridente a quase 02 anos em um escorredor, e por sinal ela desenvolveu bastante durante este tempo, pois quando chegou tinha o diâmetro de uma caneta. Meu problema é que depois que fiz a desfolha para melhor visualizar o tronco e galhos simplesmente não me surgiu nenhuma idéia que me agradasse, já está recomeçando a brotação e eu nada fiz, nem poda estrutural nem aramação, por isso venho apelar aos colegas para sugerirem que caminho devo seguir, se alguém puder fazer uma projeção eu agradeço.
Abraços fraternos.
As fotos não ficaram muito legais.

Em relação a estes galhos maiores na vertical vou cortá-los e tentar fazer mudas por estaquia, rsrsr. Na realidade já consegui antes mas em função das fortes chuvas do início do ano terminei por perdê-las.

Aqui a foto do nebari, creio que esta raís torta ou eutraciono para que fique mais baixa, ou então separo do tronco e faço uma muda de raíz, rsrsr.

Abraços a todos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 9:09 pm    Assunto: Alporquia Responder com citação

Glauco

Eu faria o seguinte:
1) Cortar a raíz maior e passar pasta selante nos cortes e não transplantar agora, mas somente depois da raíz cortada emitir brotos;
2) Retirar por alporquia várias mudas, até ter apeas o tronco com algumas brotações menores;
3) O tronco principal tem umas curvas interessantes de serem preservadas e com as novas brotações pode ficar muito bom.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 9:20 pm    Assunto: acer Responder com citação

Glauco , O Ferreira tem toda razao!!! Porem eu vejo ai varias alporquias de aonde serao retirados varios Aceres! Ate aquela raiz , viraria um Acer , futuramente! Att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 23, 2007 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos Ferreira e Luciano,

Não havia pensado em alporquia, realmente é uma excelente idéia e assim conseguirei várias novas mudas. Pelo que entendi Ferreira, sua sugestão é praticamente fazer alporquia em quase todos os galhos certo ? Olhando agora a 2º foto eu já enxerguei um pouquinho melhor, onde pensei em fazer alporquia total no 1º galho(posso fazer mais de uma alporquia neste galho, seria com o anel de malphig?), tracionar, e reduzir fazendo também alporquias no 2º e 3º galhos, reduzir drásticamente o 4º(tb por alporquia) e dele trabalhar o ápice dependendo das brotações e daí direcionar para um Moyogi, além de seccionar as duas raízes, a maior e a menor, para fazer novas mudas. Será que é isso mesmo ?
Luciano, qual seria a melhor técnica de alporquia a ser utilizada neste ácer ?

Alguém poderia fazer uma projeção para melhor visualizar ?
Obrigado pelas sugestões e abraços a todos.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 7:28 am    Assunto: anel de malpighi Responder com citação

Glauco, Eu uso o Anel de Malpighi, nao gosto de fazer a retirada do anel de casca total! Att. Luciano.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 9:16 am    Assunto: Alporquias Responder com citação

Glauco

Sugeri a alporquia porque garante maior sucesso, como demonstra a larga experiência do amigo Ebreo. Acho que você deve fazer a alporquia em todos os galhos grossos, sempre deixando um toco, para que ocorra brotações na base deles. É aconselhável deixar pelo menos um broto vivo (com folhas ou gemas) no tronco principal. Se não existir, deixe um dos galhos para fazer a alporquia posteriormente, depois de retirar as demais.

O Ebreo sugere fazer a alporquia por anel interrompido, ao invés de anel de Malpighi (completo). Eu concordo com ele, porque é mais seguro, embora na maior parte das vezes eu veja nas revistas a utilização do anel completo em Acer.

Você fala em "duas raízes", mas eu enxerguei apenas uma, bem grossa, que se bifurca e ramifica depois. Eu cortaria agora apenas esta, bem junto ao tronco, mexendo nela o mínimo possível somente para colocar a pasta selante e deixando ela enterrada exatamente onde está, até surgirem brotações. Deixe outras correções de nebari para outra ocasião, para não colocar a planta inteira em risco, já que está removendo uma raiz bem grossa.

Espero vê-lo no IV ENB, em uma semana!

Abraços,

"Recife (PE)"
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Muito obrigado pelas dicas, farei isso neste fim de semana, vou aproveitar e inserir no alporque um pouco de hormônio enraizador, que sem bem não fizer mal também não faz, rsrsrs, e realmente é apenas uma raíz grossa que se bifurca no final, creio que quando brotar e direcionar os ramos ficará uma muda com um tronco bastante interessante em função do movimento que tem, e seguirei seus conselhos em relação a deixar um galho com brotação no tronco principal para garantir uma boa alimentação. Só mais uma coisa, devo esperar toda a brotação terminar ou posso fazer o alporque agora com ele desfolhado ?
Abraços fraternos.

Luciano,

Já consegui várias mudas de minhas plantas através de suas dicas, inclusive consegui uma muda de meu celtis através da raíz o que não estava conseguindo por estaquia, acho esta uma das melhores opções para se conseguir novas plantas principalmente para nós da Bahia onde é a maior dificuldade adquirir algumas espécies nos obrigando a mandar buscar fora.
Abraços fraternos.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 1:23 pm    Assunto: Responder com citação

ja que sao duas faz uma com alporquia e a outracom o anel assim agrada a todos hehehe.
abraço glauco
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 1:42 pm    Assunto: Já Responder com citação

Glauco

Não conheço nenhum motivo que impeça que faça os alporques agora.

"Recife (PE)"
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Glauco,

estou no momento impossibilitado, técnicamente, de fazer um projeto... mas vejo um belo moyogi neste seu acer Idea

A idéia dos alporques vai ser muito boa para gerar novas plantas desta que parece estar adaptando-se ao clima baiano Idea

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Obrigado, irei pôr mão na massa amanhã mesmo e espero ter um bom percentual de aproveitamento nos alporques.
Abraços.
Ps. Estou fazendo o possível para conseguir ir ao Encontro e também levar o Emanuel.

Valeu Flávio, vou tentar de todas as formas, farei alporque e também farei estaquia com alguns galhos menores.
Abraços
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Alexandre,

Que pena que não possa fazer uma projeção, mas não tem problema, realmente passei a visualizar um moyogi que na realidade é o meu estilo favorito e realmente vc está certo, este ácer está comigo a quase 02 anos e até agora só tem se desenvolvido, espero que continue assim pois junto com os Pinheiros são minhas plantas prediletas, será por causa da dificuldade ? rsrsrs.
Abraços fraternos.
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Glauco, onde você tem encontrado esfagno pra fazer alporquia? Ou você vai usar algum substituto? Eu já ví em algum lugar pessoas usando barbate embebido em hormônio enraizante no lugar do esfagno (imagino que use um monte de barbante frouxo e enrrole ao redor da região onde se fez o anel pra alporquia).
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Fabio,

Realmente este é mais um dos problemas que encontramos aqui em Salvador em relação ao cultivo de bonsai, mas nós somos teimosos e vamos continuar insistindo, rsrsrs. Bom, atualmente eu tenho um pouco de esfagno que veio junto com umas mudas de Pinheiro e em um ficus nerifolia, vieram com a função de manter a umidade nas plantas em função da viagem(sorte a minha), mas se vc quiser vc encontra esfagno(ou algo similar) na Ceasa do Rio vermelho. Uma outra opção é vc usar estopa(é melhor que barbante) embebida em hormônio, ou água pura, além de ter a opção também de usar apenas vermiculita, que embora alguns condenem seu uso outros já recomendam e tem bons resultados, como vc vê nós temos várias opções e vale a pena fazer suas próprias experiências para poder ter mais segurança no cultivo.
Neste fim de semana estarei fazendo o transplante de algumas plantas para aproveitar a época.
Abraços fraternos.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Como havia prometido aqui vão as fotos do ácer após os alporques, pena que eu só tenha feito 02 mudas por alporquia, umas 06 por estaquia e 03 por raíz, acho que posso manter o 2º, 3º e o 4º galho(está atrás do 2º alporque), levantando este último como novo ápice, mudar a inclinação da planta e com tração e aramação tentar conduzir para um moyogi, o que vcs acham ?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: