FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku "no ponto" para aramação!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
asrengenharia



Registrado: 28/04/05
Mensagens: 12
Localização: Novo Hamburgo - RS

MensagemEnviada: Seg Maio 16, 2005 11:27 pm    Assunto: Shimpaku "no ponto" para aramação! Responder com citação

Caros Amigos,

Coloquei abaixo algumas fotos da minha querida shimpaku (peço desculpas pela qualidade das fotos, minha câmera não é muito boa). Preciso de ajuda pois não quero fazer nada de muito errado e acabar estragando o bonsai, mas quero eu mesmo fazer o que deve ser feito para melhorar o aspecto e assim me valer como aprendizado.

Acredito que ela tenha uns 2 anos, estou utilizando faz uma semana o adubo desenvolvido pelo Cláudio C. Ratto.

O Vaso tem 15cm de largura e 4cm de profundidade. Ela está agora com 13cm de altura sem contar o vaso.


Vista da frente do bonsai


Outra da Frente do bonsai


Vista "por trás" do bonsai


Outra "por trás" do bonsai


Detalhe da copa


Vista de cima

Pelos "posts" que tenho visto ela parece estar muito muito densa Shocked , será que devo primeiro podar e depois colocar novas fotos para dar o próximo passo que seria aramação?

Era isso, aguardo os comentários.

Um abraço!

André Rodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:23 pm    Assunto: shimpaku Responder com citação

Gostei do seu bonsai, mas não sei o que dizer.
Boa sorte!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá André !

Apesar da minha pouca experiência, acho que posso te ajudar um pouco.
Em primeiro lugar quero te parabenizar pela saúde do shimpaku. Tem boa aparência. Acho que o adubo do Claúdio deve ser bom mesmo !!
Bom, o vaso não é o ideal. Redondo e colorido seria mais para árvores tropicais. Esta espécie pede um vaso quadrado ou retangular em cor escura. Como ela está muito densa, não dá pra ver o interior. Mas, se fosse meu eu aramaria o tronco principal dando uma curva para a direita (considerando a primeira foto) e o primeiro galho, arame-o e abaixe-o. Um segundo galho, se tiver no lado oposto, faça a mesma coisa. Arame-o e abaixe-o. Então tire outras fotos e poste novamente para ver como ficou.Outra coisa, musgo no tronco de junípero, não combina visto ser espécie de ambiente árido, seco. Deixe o musgo mais para o substrato.
Se eu pude ajudar.....
Abraço
Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 4:34 pm    Assunto: Shimpaku Responder com citação

Elio,

Gostei das suas sugestões. Assino em baixo!
Abraço,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi André

Ontem fiz uma projeção do meu ponto de vista para seu shimpaku e ficou + ou - como o Elio falou... só não sei como mudar do ''velho'' paint para jpg... se vc quiser posso mandar pro seu e-mail ???

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
asrengenharia



Registrado: 28/04/05
Mensagens: 12
Localização: Novo Hamburgo - RS

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Elio - Qual a melhor maneira de retirar o musgo? E como faço para ele crescer na terra? Coloco os pedaços sobre a terra que retirei Question

Alexandre - Muito legal isso, adoraria que me enviasse, meu e-mail é asrengenharia@yahoo.com.br

Abraços!

André
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 1:10 am    Assunto: Responder com citação

Alexandre, abre a sua montagem no Paint e depois clica em Salvar como... e coloca jpeg-jpg.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 6:48 am    Assunto: Responder com citação

Fala André !


Faça por enquanto apenas a pinçagem das folhas e espere as novas brotações.......Quando surgirem os brotos, que deve acontecer em pelo menos uns 20 dias, chegará o inverno. Ai então você vai tirar ela desse vaso com torrão e coloca-la no escorredor de macarrão para que consiga um desenvolvimento melhor......em curto espaço de tempo ela irá desenvolver mais a base e novos galhos estarão em desenvolvimento. Porém você tem que acrescentar nesse novo substrato do escorredor, uma camada de grãos mais grossos para drenagem, carvão e depois o solo. Muitas pinçagens você irá fazer para ir conseguindo um melhor arranjo deste seu bonsai.........ficará um shohin muito bonito com certeza, pois é uma planta muito boa de se trabalhar !
Depois coloque aqui mais fotos para que possamos ver o que iremos fazer mais, ok ?

Bom trabalho e qualquer dúvida pergunte !

Grande abraço,

PS: Retire o adubo no inverno e volte a adubar no final da estação.
Voltar ao topo
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, o problema é a ferramenta de trabalho... devia ir pro lixo Laughing Laughing Laughing

André, mandei pro seu e-mail a projeção, pórem devo dizer que sinceramente eu faria tudo que o Cláudio citou...
então fica uma boa dica pro futuro da sua árvore!!!

Elio, quanto ao adubo do Rattão... esse é bom mesmo !!!

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
asrengenharia



Registrado: 28/04/05
Mensagens: 12
Localização: Novo Hamburgo - RS

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre, consegui colocar em .jpg a imagen, coloquei ela aí embaixo:





Fala Cláudio, tenho perguntas sim, vamos por partes então:

1) Devo pinçar removendo todas as folhas, deixando somente os galhos sem folha nenhuma?!?

2) Depois de feito este procedimento e iniciar os novos brotos devo fazer um substrato dentro de um escorredor de macarrão com as indicações que vc deu e deixar no escorredor por um tempo, até ela crescer?

3) Aproximadamente qual deve ser o tamanho da camada de grãos e carvão para depois colocar o substrato e o bonsai?

4) Isso tudo deve ser feito antes da aramação, certo?

Espero não ter abusado e feito muitas perguntas! Wink

Um Abraço!

André Rodrigues
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Fala André !

Não tire todas folhas, senão não brota mais. Apenas faça um rareamento como o Claudio falou. Concordo tbém em colocar num escorredor.Outra coisa, aramação se faz antes do transplante, senão vc detona as raízes por ficar mexendo muito na planta transplantada.
Contudo, como se diz que " de pequeno que se torce o pepino" eu faria a aramação desde já, como disse anteriormente. O Que vc acha, Cláudio ?

Abraço

Elio
APB-Associação Paranaense de Bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

André,

Como tinha te falado anteriormente por mensagem privada, você tem que aramar antes de coloca-lo no escorredor, ok ?
O que o Elio escreveu está correto sim !
Todas essas sugestões são para que sua planta consiga já ir dando uma forma e também para que ela receba luz solar nas partes mais internas da copa. Se você deixar uma massa foliar muito compacta, as folhas que estão por baixo iram secar.......morrer.
A pinçagem deve ser feita somente com as folhas mais proeminentes. Então imagine uma linha que contorne toda a copa e as folhas que estiverem a mais, passando dessa linha imaginária, você tem que retirar. Outra coisa quanto a isso, é que se tiver alguma área onde mesmo você fazendo a pinçagem superficial vê que não recebera luz suficiente, tem que retirar as folhas ou galhos até que fique bem ralo. Uma pinçagem correta, é aquela em que você não faz muito esforço para extrair a folha. Então caso você perceba que esteja fazendo muito esforço pare, pois se não você estará comprometendo o ramo ou o galho.
Quanto a questão do desenvolvimento do shimpaku no escorredor, você irá notar consideravelmente o crescimento dele para todos os lado, pois qualquer planta cresce assim.............de dentro para fora. O que vai acarretar em muito trabalho pela frente no que se refere a pinçagem para entrada de luz. Fazendo isso constantemente, você irá conseguir muitas opções em termos de estrutura para sua planta e isso é bom........você só tem a ganhar.
Quanto a quantidade ou altura das camadas que te falei, isso vai depender do tamanho e da forma do escorredor que você irá arranjar. A princípio seria mesmo a estratificação desses componentes. Então use o bom senso e quanto ao carvão, é só uma camada da espessura de um dedo, ok ?
Você pode utilizar aquela carvão ativado que vende em loja de aquário mesmo, pois é bom.

Mais uma vez bom trabalho !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil