FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bosque duranta fukinagashi
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:19 pm    Assunto: Bosque duranta fukinagashi Responder com citação

Olá amigos, tenho esse projeto há algum tempo pois gosto muito de duranta e do estilo varrido pelo vento, daí me veio esta idéia, pois tenho visto belos exemplos, porém pouquíssimos de bosque em fukinagashi.

Fiz sobre uma pedra com 3 árvores, coisa simples, mas gostei do resultado, daí gostaria muito de receber críticas para saber onde errei e onde acertei, deixo então meu trabalho exposto aos amigos.

começando fazendo uma barreira nas bordas das pedras com solo argiloso

as vítimas

fazendo sulcos para facilitar a drenagem

posicionando as plantas

começando a preencher com substrato

colocando o musgo

finalizado

vista superior

vista de trás (sem musgo ainda)

Na verdade pode-se usar qquer frente, mas acho a escolhida mais interessante pela vista do jin epor esconder cicatrizes da árvore principal, o que vcs acham?

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos moderadores, por distração minha postei este tópico no GERAL, gostaria muito se me fizessem o favor e a gentileza de mudar para o MINHA ÁRVORE E SUA OPINIÃO.

e podem apagar esta msg tbm!

Grato,
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá fabianos

Bom trabalho Very Happy .
A dúvida que se te levanta, talvez se deva ao facto de que uma arvore em fukinagashi, que verdadeiramente o transmita ao observador já é dificil...muito dificil....que dizer de um conjunto.

Acerca do teu trabalho, penso que poderias ter feito um conjunto (jogo)com elas...assim parecem-me um pouco simétricas, c/ grossa ao centro e mais finas nos extremos, o que a meu ver lhe retira/atenua um pouco o dramatismo que este estilo requer,...as inclinações estão boas...no entanto gostei e os meus parabens por arriscares e o compartilhares connosco Wink

Boa sorte e ficamos à espera de ver as evoluções. Very Happy

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Fala amigo Castro, obrigado pelo incentivo.

Na verdade coloquei a maior na frente e como é mais alta, tive q colocá-la nesta posição para assegurar a triangulação do conjunto, e como só tinha 3 árvores...na verdade tinha 2, a da direita de quem vê, a 1a a receber o vento...eu a fiz varrida, na verdade é varrida pelo arame! Very Happy Confused

Valeu amigo, grande abraço,
Fabiano
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

fabianoscosta escreveu:
Fala amigo Castro, obrigado pelo incentivo.

Na verdade coloquei a maior na frente e como é mais alta, tive q colocá-la nesta posição para assegurar a triangulação do conjunto, e como só tinha 3 árvores...na verdade tinha 2, a da direita de quem vê, a 1a a receber o vento...eu a fiz varrida, na verdade é varrida pelo arame! Very Happy Confused

Valeu amigo, grande abraço,
Fabiano

Não tens que agradecer Wink

O arame também é um vento que lhe dá e depressa sairá dai, com ela moldada na forma que pretendes Very Happy Very Happy

A triangulação poderia ter sido conseguida na mesma, mesmo com a aproximação delas... estuda o pormenor no Penjing do Sr. Roberto Gerpe...está tudo ali...e em pormenor Wink...melhores exemplos será dificil de arranjares.

Mas não te preocupes o teu está óptimo...e é para ser aperfeiçoado a partir daqui.

Grande abraço

Castro

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 9:43 pm    Assunto: Fukinagashi Responder com citação

Caro Amigo Fabiano

Veja bem, eu serei inflexível na crítica, pois sei que entenderá meu objetivo.

Inicialmente, concordo com o Castro em pelo menos 2 pontos: 1) você, meu amigo, tem coragem! 2) a posição da árvore mais grossa no centro não combina com o estilo.

Depois, considerando que este é o estilo que acho mais difícil de dar um pouco de naturalidade, acho que você esteve muito perto de conseguir um bom efeito:

1) As plantas individualmente foram muito bem trabalhadas!

2) O principal problema foi a 3a. árvore, que ficou muito deitada, de maneira que, mais que varrida pelo vento, ela vai cair!

3) A triangulação no estilo varrido pelo vento não é simétrica, ou seja, não forma um triângulo de lados iguais (isósceles). A triangulação seria conseguida pela altura das árvores, em apenas um dos lados. Para tanto, as árvores teriam a mesma ordem de altura e espessura, de maneira que a árvore de maior espessura seria a mais alta e também a terceira do conjunto!

4) Embora não seja obrigatório, ajudaria a dar dinamismo se a laje também fosse triangular (triângulo escaleno).

Esta é a visão que tenho, e acho que com estas pequenas alterações, com o mesmo material você terá um belo bosque açoitado pelo vento!

Além de ótimo exercício prático para você, foi também um ótimo exercício de análise para mim. Claro, vou também apreciar se os colegas puderem apontar os meus próprios erros de análise!

"Recife (PE)"
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 12:59 am    Assunto: Responder com citação

Oi amigo Fabiano...

Pensando na árvore maior como mãe... Dela as sementes germinariam para formar as menores... Caindo no sentido do vento e progredindo em tamanho de acordo com a proteção da maior... A opção que penso para teu bosque seria essa...

É uma cadeia de pensamento apenas...

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:28 am    Assunto: Responder com citação

Olá Paulo Roberto

Era algo desse género que me referia, sim senhor...gostei Wink

Cptos.

Castro

flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:44 am    Assunto: Responder com citação

fabiano acho que essa ultima projeção do nosso colega ficou mais leve para o conjunto e deu mais força no estilo fukinagashi.
tai uma boa sugestão .
desculpa mas se fosse minha eu mudaria comforme essa projeçao.
abraços
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 7:55 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano, parabéns pelo seu trabalho, acredito que com as dicas passadas você ira pensar e dar uma mudada nele, mas, não esquece de postar as fotos novamente para vermos como ficou. Eu nunca fiz um bosque mas estou com muita vontade de fazer. Na minha singela opnião eu faria começar com as árvores menores e depois as maiores.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Rapaz, pra que serve amigo não é mesmo? Ainda bem que vcs me conhecem e me descem o sarrafo!

Adorei, meus amigos, Castro, Ferreira e Paulo, vcs entenderam o que deveria ser feito, achei muito, mas muito bom mesmo, muito obrigado.

Agora fica uma dúvida: Mudo agora? como o fiz não faz nem uma semana, estou com muita vontade de mexer agora, o q vcs acham?

Júnior e Flávio, obrigado pela opinião, vcs estão corretos!

Grande abraço
Fabiano
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, estava pensando numa coisa que já me foi dita na minha 1a postagem, de um buxus que tbm era varrido pelo vento Confused : "você é muito corajoso!" Shocked

Para lhes falar a verdade, eu realmente tenho muita sede de aprender, e aqui, como em qquer sala que posto, me sinto entre amigos, por isso não tenho o compromisso de postar apenas acertos, por isso sempre que quando acho que preciso de opiniões de pessoas mais experientes e outras visões mais claras, recorro a vocês.

Imaginem o quanto eu aprendi neste tópico, isso que ainda tem bastante gente que é muito qualificada também à opinar e ainda não o fizeram, e tvz n o farão, mas o aprendizado com este suposto erro é impagável.

Agradeço demais aos amigos que se comprometem a ajudar a mim e outros corajosos, que tvz por ser iniciante e ser meu 1o bosque de minha total autoria, até agora Wink , e deixo claro que sempre terei este ímpeto de mostrar o que preciso ser orientado, e sei que meus amigos sempre estarão disposto a ajudar, às vezes, para aprender mais, é melhor ser iniciante por todo o trajeto! Wink

Abraço amigos,
Fabiano
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 8:42 pm    Assunto: Muito Obrigado Responder com citação

Caro amigo Fabiano, somos nos que devemos te agradecer. Tudo bem que seu trabalho pode ser melhorado, mas muito mais que isto valeu, pois pelo menos no meu caso, servirá que que eu realize meu trabalho de bosque, irei tentar um varrido pelo vento com piteco, me aguarde

Abraço fraterno
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:25 pm    Assunto: Vigilância amiga Responder com citação

Caro Amigo Fabiano

Eu não tenho dúvida nenhuma de sua coragem e nem de sua amizade. Eu sou particularmente chato e ousado nas críticas, muito além de minha capacidade de criar meus próprios trabalhos. Trata-se de defeito profissional permanente! Mas peço desculpas permanentes a todos os colegas pelos excessos que já cometi e pelos que, involuntariamente, ainda cometerei.

Mas eu me sinto muito gratificado quando acerto e vejo que outros colegas concordaram, principalmente aquele a quem a crítica foi dirigida.

Castro, ótima visão do conjunto!

Paulo, nova projeção "arrasadora".

Fabiano, mãos à obra.

Parabéns a todos!

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Edmilsom, já estou esperando...imagine se eu tivesse acrtado de cara???não teria aprendido nada não é mesmo? Obrigado por sua palavras.

Ferreira, pelo pouco que nos conhecemos, qdo nos virmos pessoalmente, parecerá que somos amigos de infância, eu opino e falo o que eu acho e não o que fica melhor, e vc faz o mesmo, não tem delongas e isso meu amigo, só acelera o processo de aprendizado de quem está disposto realmente a somar conhecimento, se vc fizesse diferente, n seria vc!
obrigado.

Grande abraço amigos
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: