FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Pinheiro Negro
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson,

Realmente eu procurei por ráfia, mas nos locais que fui ráfia é exatamente isto que estou usando, um material sintético utilizado para decorações e em "mamães-sacode no carnaval", posteriormente encontrei um produto aqui na Bahia conhecido como palha-da-costa que é um similar da ráfia usada em bonsai, como infelizmente eu já havia feito o trabalho não quis desfazer, em relação a utilização do arame de cobre eu concordo com vc, pois o de aluminío é muito flexível, e mesmo eu utilizando vários arames não consegui a envergadura que pretendia, mas é bom tomar cuidado pois algumas plantas não aceitam o cobre(substância) e tendem a definhar, de qualquer forma obrigado pelas observações.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Gente olha ai que beleza , aula sobre pinheiro negro de graça !!!
so não aprendi se nao quiser.
e só ler essas esplanações dos colegas nick e kinashi.
ai glauco sugestão é o que não fata.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Flávio,

Vc tem razão, realmente graças a colaboração de Kinashi e do Nick este tópico terminou virando uma aula sobre o cultivo de Pinheiro Negro, inclusive por isso mesmo que fiz questão de postar mais uma foto da evolução e a medida que se desenvolver postarei novas fotos. Esta é mais uma prova da importância de um fórum como este, pois através da boa vontade de amigos como os citados acima, como o Nelmar, Luciano, Bergson, Ferreira e vários outros que temos acesso a informações difíceis de se encontrar em uma só literatura, e que torna o Atelier um manancial de informações sobre bonsai.
Meus sinceros agradecimentos a todos.
Abraços fraternos.
Mas continuo aguardando sugestões e críticas, pois afinal continuo iniciante na arte.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco

Obrigado pela parte que me toca! Em relação à ráfia natural, mesmo que seja difícil encontrar as fibras aí em Salvador, tem um truque genial: ir ao Mercado Modelo, comer um acarajé bem quente, e adquirir uma pequena esteira de palha fina, normalmente feitas de ráfia. Ao chegar em casa o acarajé terá sido digerido, mas desmanche a esteira e use as fibras nos bonsai! Esta receita rende um passeio!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ferreira,

Já ví que conhece a minha cidade, que aprecia um bom acarajé quentinho(acompanhado de uma cerveja gelada ou refrigerante?) e que também deve ter sido explorado no Mercado Modelo, rsrsrs. Mas realmente vc meu deu uma excelente idéia, vou procurar informações sobre a matéria-prima daquelas esteiras para tentar adquirir, pois se eu for comprar as esteiras já prontas para desmanchar vai ficar MUITO CARO ! rsrsrs.
Abraços fraternos.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 10:18 pm    Assunto: Esteira Responder com citação

Caro Glauco

Estive apenas 2 vezes (no aeroporto não conta) em nossa primeira capital, mas foram inesquecíveis. Não, não fui explorado, mas explorei o Mercado Modelo. Os acarajés eu apreciei apenas "mornos" e com cerveja, pois minhas mucosas não se adaptam à malagueta!

Aqui em Recife encontramos facilmente esteiras de ráfia, vendidas em livrarias por 2 ou 3 reais, junto com o material escolar dos pequenos. Caso não encontre por aí, no fim de semana pode levar uma daqui da Casa da Cultura ou de outro dos nossos pontos turísticos. Mas o importante é sempre curtir a viagem até o local de aquisição!

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 10:39 am    Assunto: Re: Esteira Responder com citação

Ferreira escreveu:
o importante é sempre curtir a viagem até o local de aquisição!

sábias palavras, quem entender descobre o sentido de quase tudo...

Glauco, excelente aula de PN, coisas que eu nunca tinha ouvido falar, e vc está no caminho correto com sua planta. Parabéns.

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ferreira,

Que bom que vc apreciou sua estada na Baía de Todos os Santos, quando acontecer novamente espero que me dê o prazer de encontrar os amigos aqui de Salvador.

Fabiano,

Realmente este foi um dos tópicos que eu mais lucrei com informações, principalmente que Pinheiros são difíceis de cuidar e a maioria não gosta de se arriscar a dar palpites por não ter plena confiança nas informações, também acredito que estou no caminho certo, as únicas coisas que não estou completamente satisfeito são a inclinação do tronco(o alumínio é muito flexível e não achei com a bitola desejada) e a caixa é pequena para gerar o desenvolvimento que eu gostaria, mas de resto acho que é por aí mesmo. Talvez alguma mudança na aramação....
Abraços fraternos.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Glauco

É verdade... para as coniferas o que se recomenda é o cobre
A mesma força, com menor bitola, logo uma menor zona de contacto...o arame que utilizamos cá, é cobre revestido a alumínio, mas não é barato e como tal torna-se incomportavel tanto quanto maior for numero de Bonsai.

Acerca da ráfia, na semana passada tentei colocar uma msg, mas ela desapareceu na alturado envio:shock:
...eu lembro-me em tempos, penso que terá sido o Caro Bergson, que está ou estaria a fazer uma experiência, salvo erro com fibras da casca de bananeira ou algo similar...penso que era isso Rolling Eyes ...se dá bons resultados, desconheço...mas penso que deve ser a mesma coisa, ou anda lá perto Wink

Quanto à caixa...pelo crescimento que eles têm, vai aguentar perfeitamente até ao próximo transplante...foi uma excelente opção...agora cuidado é com o clima...porque de acordo com o tipo de substrato, um calorzito a mais, e seca rápido Wink

[ ]s

Castro

Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Castro,

Realmente eu vascilei em não ter utilizado o cobre, provavelmente eu teria obtido resultados melhores em relação a movimentação do tronco principal, pois o de alumínio, embora eu tenha utilizado 04 arames na vertical e depois mais quatro enrolados no tronco, não deram o efeito desejado, creio que tentarei novamente no próximo ano mesmo que não mude muita coisa. Quanto a ráfia sendo substituída por fibra de casca de bananeira eu já utilizei com o intuito de aproximar e unificar raízes aéreas em ficus(como sugerido pelo Bergson), creio que pode ser mais uma opção e que eu não lembrei. Quanto a secar o substrato eu também me preocupei, tanto que fugi um pouquinho às regras sugeridas e acrescentei um pouco de vermiculita (aproximadamente 3 a 4%) e também coloquei uma camada de cacos de telhas quebradas bem pequenas para manter um pouco a umidade, seguido a isso também coloquei em um local onde só pega sol direto pela manhã mas tem iluminação e ventilação o dia todo, e para finalizar uma dose redobrada de cuidados e atenção Very Happy Very Happy Very Happy . Este é um dos bonsai que mais gosto, pois além de ser o meu 1º Pinheiro o peguei como uma muda muito jovem com aproximadamente 08 a 10 cm e em uma bandeja plástica de supermercado.
Abraços fraternos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 1:16 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Glauco,

Em um pinus que adquiri com a Regina Suzuki, em Atibaia, ano passado, observei que ela vem cultivando usando uma mistura extremamente leve, fugindo ao usualmente praticado por todos os outros, em relação ao substrato. Shocked

Nesse pinus, o solo é interessante: uma mistura de madeira apodrecida ou em decomposição, casca de pinus, terra vegetal do tipo Plantax, carvão vegetal, folhas secas trituradas, e por aí vai. Fica parecendo aquele substrato que vemos geralmente em plantas como a samambaia, ou a azalea vendida nas feiras de plantas. Shocked

Esse substrato permite uma maior aeração das raízes, não se compacta facilmente, e mantem as raizes umidas por um tempo bem maior. Shocked

Creio que um componente adicional, que vc deve encontrar facilmente em sua região, seria a fibra de coco, devidamente desidratado.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nick,

Na realidade agora já não posso modificar o substrato a não ser no próximo reenvase, mas tb achei interessante sua observação, principalmente que minha mãe utiliza madeira em decomposição(parece um farelo) nas suas plantas e de vez em quando eu pego um pouco para misturar em meus substratos e em relação específicamente a este pinus eu acrescentei torta de cacau(na realidade é a casca do fruto em decomposição), tal material foi citado por Valentini em um tópico anterior sobre fertilização, veremos os resultados, mas de qualquer forma tenho mais alguns Pinheiros e acho que vou testar para ver a adaptação por aqui, afinal seria mais fácil manter a umidade. Mas vc viu o resultado deste novo substrato ou ainda está em testes ?
Alguma sugestão em relação à aramação ?
Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: