|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
brunominto
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 5:54 pm Assunto: Duvida no escorredor... |
|
|
Boa Noite...
Há uma semana atrás eu postei umas fotos da minha joboticabeira e pedi sugestões e o pessoal falou para eu usar a tecnica do escorredor...
Pois bem, eu li o tutorial do site Atelier do Bonsa , mas eu gostaria de saber se eu posso plantar o bansai naquelas pedrinhas brancas ???
Ele não morre se for plantado nessas pedrinhas?
Gostaria tambem de saber , se devo podar a raiz e caso sim como devo proceder e quanto devo podar?
Obrigado _________________ Bruno Martinez Minto |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 6:43 pm Assunto: Sugestão |
|
|
Bruno
Não sei exatamente a quais "pedrinhas brancas" você se referiu, mas quaisquer que sejam eu não aconselharia colocá-las no escorredor. No escorredor você deve colocar um substrato bem drenante, existindo inúmeras possibilidades de constituição. Como sugestão, pode misturar 2 partes de chamote (tijolo ou telha triturados de aproximadamente 2-5mm), 1 parte de pedrisco de aquário (granulometria similar) e 1 parte de matéria orgânica (compostagem ou terra vegetal). Depois que a planta emitir raízes que saiam do escorredor, coloque ele em cima de um vaso ou bacia com muita matéria orgânica. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:12 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
essas pedrinhas geralmente são feitas de mármore triturado, não sendo um bom substrato para colocar no escorredor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico do nosso amigo Bruno gostaria de tirar uma dúvida a respeito do escorredor...
Prezado Ferreira, as primeiras plantas que pus para se desenvolverem utilizando está técnica usei um substrato igual ao que você se refere abaixo, mas já li em alguns tópicos aqui no Fórum dizendo para não por matéria orgânica...
E ai??? A matéria orgânica entra ou não??? Depende da espécie da Planta???
Um Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:23 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
o substrato mais comumente usado, como originalmente foi idealizado o uso do escorredor, não tem o uso de matéria orgânica. O motivo é por conta da melhor ramificação das raízes se for colocado apenas matéria inorgânica. O contato das raízes com essas partículas sólidas é que fazem a ramificação. A matéria orgânica além de diminuir esse contato pode compactar, mesmo que sendo pouca quantidade. Mas o uso é decorrente de várias modificações realizadas por conta do medo da morte da planta sem a matéria orgãnica. Mas nada impede que seja usada.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:28 pm Assunto: |
|
|
Valeu Darkaso, muito obrigado por mais essa dica.
Se por acaso usarmos o escorredor sem matéria orgânica teremos que fazer uma adubação mais frequente para suprir não é mesmo???
Abraços!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 8:43 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, desculpe a intromissão, vc está correto qto à adubação, mas depende do substrato q usará, caso use o do Araldi, tem ótima retenção de umidade e nutrientes que é diferentes se usar maior proporção de pedriscos...
bonsaístas como Tramujas, usam sempre matéria orgânica em seu substrato, isso varia muito, dependendo da região no qual a planta se encontra, aqui no sul, no verão, o calor é muito grande, se tiver algo que prenda mais a umidade, é bem vindo, embora eu use em pouquíssimas plantas, mas existem alguma que se sentem melhor...é complicado mas a experiência com as plantas no lugar onde vc mora é que vai lhe mostrar a real necessidade para as suas.
Creio que o escorredor seja diferente do vaso de bonsai pelo fato de volume de substrato, onde pode segurar um pouco mais a umidade q a bandeja, já q tbm não esquenta tanto ao sol, mas o papo aqui é de escorredor...
me perdoem se falei demais, abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 10:16 pm Assunto: Adaptação |
|
|
Rodrigo Dias escreveu: | Aproveitando o tópico do nosso amigo Bruno gostaria de tirar uma dúvida a respeito do escorredor...
Prezado Ferreira, as primeiras plantas que pus para se desenvolverem utilizando está técnica usei um substrato igual ao que você se refere abaixo, mas já li em alguns tópicos aqui no Fórum dizendo para não por matéria orgânica...
E ai??? A matéria orgânica entra ou não??? Depende da espécie da Planta???
Um Abraço!!! |
Rodrigo
Na minha mensagem anterior eu assinalei que aquela era apenas uma das muitas possibilidades de substrato. Eu particularmente coloco apenas uma quantidade mínima de material orgânico nos meus substratos, apenas por garantia de que minhas plantas não morrerão esturricadas em um dia com temperaturas de 39 oC, ventos fortes e radiação ultravioleta altíssima. Estas condições não são incomuns no meu Nordeste, embora eu as tenha testemunhado também no Sul.
Não tenho nenhuma dúvida de que a composição do substrato deveria sempre levar em consideração a espécie de planta, suas necessidades ou preferências. Muitas vezes preferimos atender nossas próprias conveniências, como custo, facilidade de obtenção, praticidade de manuseio, falta de tempo para pesquisar, etc, etc. Por isso às vezes a planta paga o custo por nós, com fraco desenvolvimento ou com a própria vida!
De maneira geral, o material particulado realmente facilita o desenvolvimento e ramificação das raízes. Mas também já foi determinado experimentalmente (em laboratórios de botânica) que as raízes de diferentes espécies respondem de maneiras diferentes à granulometria do substrato. Assim, espécies adaptadas naturalmente a solos compactos têm dificuldade de desenvolver raízes em solos muito granulados, e vice-versa. No entanto, graças à vantagem da boa aeração a maioria das plantas acaba se adaptando (mais ou menos bem) às novas condições de cultivo em solo granulado, para nossa felicidade! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:33 pm Assunto: |
|
|
Caro Fabiano, como o próprio nome do Fórum diz, "Sou Principiante" e toda ajuda é bem vinda.
Muito obrigado pelos toques e mesmo sendo principiante já vi que quando se trata de substrato, dificilmente chegaremos a um denominador comum que agrade a todos e que possa ser usado em todas as regiões.
Vou ir fazendo testes aos poucos e quem sabe daqui a algum tempo, esse tópico não seja tão complicado assim...
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:46 pm Assunto: |
|
|
Grande Ferreira,
aqui no Rio, como você sabe, o clima também é bastante quente e o sol no verão é de matar... Por isso que mesmo tendo sido recomendado não utilizar a matéria orgânica no escorredor, eu pus um pouco como descrevi acima.
Como é que fazemos para saber o solo ideal para cada espécie??? No Site da BonsaiKai tem um guia de cuidados para cada espécie, com receita de solo e tabela de adubação anual...
Podemos confiar nestas informações???
Um Grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 12:48 am Assunto: Substrato |
|
|
Amigos,
de fato o tema substrato é polêmico. Cada um tem uma "receita" particular com este ou aquele material, com mais ou menos matéria orgânica. Cada espécie se adapta melhor a este ou aquele substrato. Mas independente de qual o material que usamos; tijolo triturado, pedriscos ou areia grossa lavada, acho que todos concordam que é imprescindível a presença deste material drenante na composição do substrato. Na revista eletrônica A Arte Bonsai, volume I n.o 3 tem uma matéria sobre substrato.
www.artebonsai.com.br
Aliás, se os amigos ainda não viram, vejam!! além das ótimas matérias tem galeria com exemplares maravilhosos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 11:06 am Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Edson, vou dar uma olhada na Arte Bonsai agora mesmo.
|
|
 |
brunominto
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 2:00 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado pelas respostas...
abraço a todos _________________ Bruno Martinez Minto |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 8:16 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
como pode ver no site, as informações são para plantas já desenvolvidas. Mesmo assim ainda não tem como ser inteiramente confiável. Essas informações são de experiências do autor e com certeza poderia ser seguido, mas atualmente estamos vendo uma infinidade de outras possibildades. Veja que lá nem é citado o caco cerãmico. Mas a adubação dá uma boa idéia das indicações.
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 02, 2007 12:07 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Darkaso, não entendi bem seu comentário.
Ele foi a respeito da matéria "Substrato do Bonsai - O Artigo Definitivo"???
Você menciona que não é citado o caco cerâmico, mas encontrei refência ao mesmo na matéria... E você fala sobre adubação que não encontrei nada a respeito???!!!
Outro ponto que gostaria que me esclarecesse é que você diz que o substrato da matéria seria para plantas já desenvolvidas... Não sabia dessa diferença entre substratos para plantas que encontram-se em diferentes estágios...
Por favor me dê uma luz!!!
Abraços. _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|