Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 10:40 am Assunto: 3 tocos , 3 esperanças |
|
|
Este feriado de 7 de setembro , acho que foi bem produtivo coletei 3 provaveis futuros bonsais ( por enquanto apenas 3 tocos ) Gostaria da opinião dos amigos
01 - um lado
03 - Outro lado - Este tem 50cm de altura
Gostaria de saber se devo encurtar mais estes 2 troncos superiores. Na verdade nunca fiz um bonsai digamos de longo prazo , pois sei que este levara alguns anos para tomar forma de bonsai.Ele possui 50cm de altura da borda do vaso e 30cm de espessura do ,tronco
04 - Possui 50cm de altura e 20cm de tronco
05 - Um lado
06 - Outro Lado
Conto com a ajuda dos mais experientes
Abraços
Joel
|
 |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 2:04 pm Assunto: |
|
|
Opa! belos exemplares!
Quais são as espécies?
Neste site podes tirar algumas idéias: http://www.orlandobonsai.com/
Ele usa arvores masi trocudas para formar bonsai! Na minha opinião se saiu muito bem! auuhauha
Abraço |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 2:25 pm Assunto: |
|
|
Frangrs.
Obrigado pela dica do site
A 01 é conhecida no em SC como espinheira ( não a Santa) no RS eu conhecia pelo nome de Unha de Gato. Deve ser a prima pobre da caliandra hahahaha.... pois é bem semelhante so que não da flor.
As outras duas tu me desculpa mas eu não sei que planta é . Colhi elas nos matos ao redor de minha casa , pois por aqui em Laguna sc tem muita
Abraços |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 6:30 pm Assunto: |
|
|
Joel
Você fez belíssimas escolhas. Se continuar fazendo as escolhas corretas para elas a partir de agora, certamente terá lindos bonsai de qualidade num futuro não muito distante!
Esperemos a rebrotação para poder sugerir as modelagens, mas eu sugeriria agora completar o substrato dos vasos, para não ter nenhum problema de morte de raízes e deterioração do nebari. Como mostrado no passo a passo que você postou no Fórum Central, o melhor é deixar o nebari protegido, até a estilização final, quando ele será um elemento essencial. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
Ferreira , so me resta te agradecer pelas dicas tanto neste quanto no topico Tentativa de Madeira morta , que tambem postei hoje.
O Atelier não é um site é uma escola.
Tu achas que a altura dele ta boa? Vai ficar legal? Não seria melhor rebaixa-lo?Ou espero a broatação?
Valeu
Joel |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 7:38 am Assunto: feriado |
|
|
Isso é que é aproveitar bem um feriado...belos exemplares Joel, depois posta eles quando recuperarem as folhas.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 9:23 am Assunto: Tamanhos |
|
|
Joel
Eu não possso simplesmente dizer se a altura de 50 cm está "legal" ou não. Isso depende da altura que você planeja para sua planta ao final da estilização.
No entanto, posso prever que seu bonsai formado a partir de uma base de 50 cm ficará com altura superior a 60 cm e provavelmente próxima de 1M. Ou seja, ele será um bonsai de grande tamanho, pois para restaurar a conicidade dos galhos principais você terá que deixar eles crescerem bastante.
Se seu desejo é ter um bonsai de grande porte, mantenha o tamanho atual da base. Mas se seu desejo é ter um bonsai de tamanho médio e com base ampla, então reduza a altura dela. Essa nova redução não precisa ser feita agora, pode esperar a planta se recuperar do transplante e da poda radical já realizada. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 10:29 am Assunto: |
|
|
Ferreira , que tu achas da ideia desta foto , penso em fazer desta forma para ele ficar digamos assim mais encorpado mais compacto. Saiba que eu estou começando e como ja falei , ainda não consigo visualizar o trabalho pronto.
PS: Não manjo nada de photoshop
O numero 04 estava pensando em deixar aquela ponta comprida para fazer um jin que tu achas?
Joel |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 12:39 pm Assunto: |
|
|
Vou dar uma sugestão de poda, que tal deixar somente um dos galhos pra dar mais conicidade no tronco? Fiz umasprojeções. Será que daria certo?
O que vc´s acham?
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 2:49 pm Assunto: |
|
|
A ideia é valida Atila , mas é que eu não quero perder o movimento destes dois troncos que parecem ser muito promissores.
Mesmo assim obrigado pela sugestão
Abraços
Joel
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 09, 2007 4:04 pm Assunto: Sugestão |
|
|
Joel
Eu faria mais ou menos o seguinte:
Não esqueça de proteger os cortes com pasta selante (ou algo similar) para que não morra uma parte do tecido que iniciará a brotação. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 5:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Joel
Todas elas são promissoras
Em resposta ao seu pedido, por razões de disponibilidade...só fiz uma, aquela que para já, me parece a mais apelativa...
É apenas um exemplo de volumes, não pretende ser o trabalho final, a qual nem tão pouco conheço, por ex: qual o seu tipo de folhagem, Ok
apenas uma/outra das hipoteses em aberto.
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 10:01 am Assunto: |
|
|
Olá...
Concordo com o virtual do Castro... apesar de q a outra frente é melhor.
Precisamos considerar algumas coisas:
Movimento não é composto apenas de curvas. O que mais compõe o movimento?
1. Curvas
2. Linha de crescimento do tronco: é o sentido em que seguem as nervuras e sulcos provenientes do crescimento.
3. Força do nebari: O nebari interage com as linhas de crescimento, sendo que ele geralmente é mais forte de um lado. Precisa equilibrar esta força na hora de formar a copa.
4. Textura da casca: as linhas e marcas da casca sugerem movimentos ao tronco.
5. Ritmo: O conjunto de fatores acima compõe um ritmo a ser observado.
Curvas repetitivas tornam o ritmo monótono e artificial (ex. plantas chinesas que vendem por aí, que parecem um S).
6. Jin e Shari: Precisamos conciderar estes elementos na hora de escolher o movimento tb.
7. Conicidade: afinamento natural do tronco (o desenho do Átila não observa isso).
8. Relação galhos - tronco: depois de definido o tronco, os galhos devem ter o mesmo ritmo do tronco (evite tronco reto e galhos tortos, e vice e versa).
Além desses fatores, devemos procurar a alternativa em que se apresentem menos cicatrizes na parte da frente do tronco.
Tudo isso é importante antes de decidirmos qual galho deve ser eliminado...
Segue uma possibilidade, observando os pontos acima. A linha azul mostra a linha de crescimento do tronco. Os jin curtos ressaltam o movimento e a grossura do tronco.
 |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 2:05 pm Assunto: |
|
|
Mandou bem na explicação vhobus. O tronco fica muito mais bonito seguindo a idéia do Antonio Castro mesmo. |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 5:51 pm Assunto: |
|
|
vhobus escreveu: | Olá...
Concordo com o virtual do Castro... apesar de q a outra frente é melhor.
|
Oi Valdir
Eu também gostei desse movimento (é bem apelativo), e tive em mente começar por ai mesmo,...o único senão que vi em relação à outra, foi que o ápice tende a afastar-se do observador...apenas por isso, escolhi aquela outra
De qualquer forma, nada que Paciência e um bom arame não resolva
Bom trabalho...
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|