Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 11:27 pm Assunto: Adubo foliar |
|
|
Pessoal,
Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia.
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?
Abraço!!
Fábio |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Maio 22, 2005 9:59 am Assunto: Re: Adubo foliar |
|
|
Fábio escreveu: | Pessoal,
Nunca utilizei o adubo foliar porque não sei qual é o seu princípio de funcionamento. Desconfio de sua funcionalidade. Talvez seja apenas pura ignorância, mas fazer o quê né? Na dúvida é melhor não usar, até que se consiga saber o que significa. Pelo menos é a minha filosofia.
Alguém poderia me dar algum esclarecimento sobre esse assunto?
Abraço!!
Fábio |
Fábio, estou fazendo um curso de jardinagem na Soc. Nac. de Agricultura, por acaso ontem tivemos aula sobre adubação, meu professor, que é um Eng. Agrônomo e parece bem firme no que fala, falou sobre a adubação foliar, ele disse que ela é importante e que deve ser feita mensalmente (não semanalmente como recomenda a instrução da Biofert), ele a comparou a uma pessoa debilitada que recebe um soro na veia, disse que sua absorção é imediata, diferente da adubação pelo solo que é gradativa e lenta.
Tenho bonsai há mais de 3 anos e só estou usando adubação foliar há 3 meses, portanto, fosso afirmar com certeza ela não é imprescindível...
Atualmente uso o Biofert Plus, semanalmente, como recomenda o fabricante e minhas plantas estão ótimas...
Espero ter ajudado.
Um abraço. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 9:30 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Marco,
Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 7:15 pm Assunto: Re: Adubo foliar |
|
|
Fábio escreveu: | Marco,
Obrigado pelo esclarecimento, mas como sou muito curioso ainda tenho vontade de saber sobre o princípio de funcionamento do mesmo. Você saberia me dizer?
Abraço!
Fábio |
Fábio, as dicas que tentei te dar são da prática, se vc quer algo mais teórico, acho legal vc entrar em contato com algum fabricante ou conversar com um agrônomo. Minha área é informática, sou leigo na teoria...
Um abraço |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 23, 2005 8:53 pm Assunto: Adubo foliar |
|
|
Marco,
Sou grato pela sua atenção. Vou ver então se consigo alguma informação mais aprofundada em algum site e depois posto aqui.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Maio 24, 2005 5:30 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 24, 2005 6:29 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Jakson,
Interessante a sua colocação.
Marco,
Ontem mandei um e-mail para a Biofert. Esperto ter alguma resposta interessante para postar aqui.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
eudes
Registrado: 25/08/04 Mensagens: 65 Localização: João Pessoa - Pb
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:13 pm Assunto: |
|
|
jackson escreveu: | Amigos,
Não podemos nos esquecer que o adubo foliar contém alto índice de nitrogênio, +ou- 15 de N, e zero de K e P, e o N é responsável pelo crescimento das folhas, portanto, se utilizado as folhas de seus bonsai poderão desenvolver folhas grandes e perder a estética.
Uma vez um bonsaísta me desaconselhou a usá-lo, eu não uso. Pensem nisso.
[]s |
Que interessante a sua colocação, eu não sabia que o adubo foliar é responsável pelo crescimento das folhas, você sabe dizer se o Biofert tem essa composição, conforme você mencionou, ( não da para ver no meu porque o rótulo já não existe ).
Eudes |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:53 am Assunto: Adubo foliar |
|
|
Ainda não recebi nenhuma resposta da biofert. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:02 am Assunto: |
|
|
Eudes e Fábio,
o Adubo foliar a que me referia é o da "vitaplan", este sim tem 15-00-00,
já o "biofert Plus", tem 08-09-09 (acabei de consultar no site
http://www.biofert.com.br/produtos/produto.php?id=1#, a quantiddade de nitrog. é aceitável, porém uma coisa estranhei é o fósforo e potássio, apesar de muita gente usar, sempre tive em mente que esses dois últimos queimam as folhas qdo aplicados sobre elas, mas acho q estava enganado. Procurem tirar mais dúvidas com quem usa a mais tempo.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 7:55 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Pelo que fiquei sabendo, a adubação foliar foliar deve ser aplicada apenas como complemento e nunca para substituir a adubação através do solo. POr este motivo seu uso só será justificado se for para corrigir alguma deficiência nutricional.
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
|