|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 2:00 am Assunto: Bonsai de tamarino |
|
|
Amigos,
Novamente venho pedir sugestões sobre esta muda de tamarino que está com 05 anos e que cultivo desde semente, creio que esteja com o tronco fino, embora a textura do tronco esteja muito bonita. O que vcs sugerem ? Alguma projeção ? Alguém aqui no fórum possui algum bonsai desta espécie já formado ?
Abraços.
Acabei de fazer o transplante para uma caixa plástica mais larga e rasa para tentar engrossar o tronco e tanbém aumentar as brotações e com isso adensar mais a copa.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 10:05 am Assunto: Re: Bonsai de tamarino |
|
|
Oi Glauco, tudo bem?
Gostei muito da sua planta! Tamarino é a mesma planta que tamarindo?... que dá um fruto muito azedo, dentro de uma vagem de casca marron e quebradiça, do qual se faz sucos, geléias e sorvete?
Embora concorde com voce que o tronco esteja fino, não acho que troncos sempre grossos sejam fundamentais no bonsai.
Sua árvore tem como característica marcante a textura do tronco e, na minha opinião, o fato do tronco ser longo, acaba evidenciando esta característica eo resultado me parece muito bom!...
O caminho que voce está seguindo com as aramações e estrutura de copa me parecem bem adequados para esta planta...
As vezes gosto de me referir às características masculinas ou femininas do bonsai e lembrar que, tendo escolhido uma delas e trabalhado neste sentido, o resultado será muito bom!
Seu tamarino eu definiria como feminino, com tronco mais fico, estrutura de galhos mais leve, resultando num bonsai elegante...
Assim, o que seria minha projeção.... voce já está colcando em prática!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 11:11 am Assunto: |
|
|
Glauco adorei sei Tamarino(tb falo Tamarino,mas o certo é Tamarindo.)
Charles as duas são a mesma planta sim
Tó pensando aqui está beleza surgiu de uma semente
A textura do tronco está fantástica,fico pensando com adensamento dá copa humnn...show!
Aguarde que com certeza os mais experientes vão dar umas dicas...
como nosso amigo Charles já deu.
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 10:29 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles,
Sim, o Tamarino que me refiro é este mesmo, rsrsrs. O interessante é que a árvore se chama tamarineiro por isso pensei que a fruta fosse tamarino, rsrs. Bom, fico contente que tenha gostado, eu estava um pouco chateado pq não havia conseguido dar um pouco mais de movimento ao tronco e com isso baixar um pouco mais sua estrutura tornando-a mais compacta, na realidade a madeira já está bastante dura o que dificulta o manejo. Esta textura realmente é bastante atraente e quando eu conseguir adensar mais a copa aí ficarei satisfeito, já fiz o transplante para uma caixa maior embora rasa e quando chegar a época irei alimentá-la bem para que tenha uma boa brotação e me dê mais opções para aramar, e quando chegar a época voltarei a incomodar os amigos em relação a que vaso plantar meu bonsai "feminino", agora que vc comentou realmente sua forma delgada passa a imagem feminina. Fico satisfeito em saber que estou no caminho certo.
Abraços fraternos.
Aqui já transplantada para uma caixa maior e mais rasa.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 10:34 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
Obrigado pela opinião, vou tentar fazer o máximo para adensar e compactar a copa mas sem tirar a beleza da textura do tronco.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 11:55 am Assunto: |
|
|
Glauco,
qual é a função deste plastico de garrafa na base da árvore? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 1:25 pm Assunto: Tamarindo |
|
|
Glauco
Somente por curiosidade: popularmente esta árvore é mais conhecida no Nordeste como tamarineiro, mas é originária da África, onde é conhecida como "tâmara da ìndia", de onde se originou o nome "tamarindo". Portanto, ambas as formas estão corretas, mas tamarindeiro seria o nome original. Na realidade, existem diversas formas populares, incluindo Tamarineira, que é o nome do bairro em que eu resido. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 1:32 pm Assunto: |
|
|
Glauco, tua planta ta muito bonita cara! Eu plantei uma única semente à uns 3 meses atrás, e ela agora está com uns 15cm.
Acho que o Tamarindo é um tipo muito bonito pra se trabalhar como bonsai, e acredito que o seu tenha um futuro mto bom!
Espero que a minha muda fique tão bunita quanto a sua!
Grande abraço! |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 1:58 pm Assunto: |
|
|
Glauco, belissima arvore!! Sou fã de tamarino!!
Me tire uma duvida, como vc fez o processo de plantio da semente?? apenas tirou do fruto e plantou??
abs |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 7:01 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
sua planta está bem esbelta mesmo. Apesar de concordar com o Charles que nem todas devem sempre ser de grossos troncos, a sua me parece um tanto longa. Nem se trata do calibre do tronco, mas do tamanho longitudinal que possui. Se fizer uma alporquia a cerca de uns cinco dedos acima deste nebari já seria uma diferença grande, além de conseguir um nebari melhor, já que este tem uma raíz aparente apenas.
Quanto ao tamarindeiro, vaio um site para que possam ter uma idéia de como é uma fruta versátil
http://www.seagri.ba.gov.br/Tamarindo.htm
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 4:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dark, meu chapa, obrigado pelo link, é ótimo para todos nós que cultivamos tamarindo com o intuito de formar bonsai.
Glauco, sua planta está indo muito bem. Ressalto que cultivo duas plantas, em escorredor, estando formando uma no estilo moyogi baixa e outra um literati. É uma planta versátil, que aceita bem poda radical, madeira morta, (jin ou shari), pegando facil de estaca e alporque. Aliás, tirei um há cerca de dois anos, de uma outra planta que estou cultivando no solo, com controle (cavei o buraco para plantar uma muda, mas revesti o fundo e parte da lateral do fundo com placas de cimento).
A espécie aguenta bem o tempo seco e quente de Brasilia, perdendo parte das folhas no inverno. Recupera rápido, gosta de uma rega intensa e constante, e adora um bom adubo.
Sua planta está indo bem. Apenas observe que os galhos tenham o mesmo movimento levemente sinuoso do tronco, para harmonizar. Observo uma quantidade muito grande de galhos que não tem aparentemente nenhuma serventia para a educação pretendida por voce, logo, seria mais conveniente cortá-los, para evitar que "roubem" energia que possa ser canalizada para os galhos que escolheu.
O vaso ideal para sua planta, depois de formada, pode ser redondo, profundo e grande, sendo este "grande" proporcional, para não ultrapassar muito a harmonia geral. Poderá ser colorido, se quiser, por se tratar de uma frutífera.
Com esse caule vislumbro um possivel literati, mas pode tentar ainda o estilo SHIDARE, ou ramos pendendes, para aproveitar melhor essa brotação vigorosa.
Parabens pelo excelente trabalho desenvolvido até agora e boa sorte em sua complementação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Glauco,
realmente está indo num bom caminho este seu tamarindo!
A primeira foto, na sua última postagem, me parece uma boa frente para um moyogi.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 8:04 pm Assunto: |
|
|
Nick só por curiosidade quanto tempo demorou pra enraizar seu alporque,
pergunto porque tem um Tamarindeiro na frente da minha casa na porta da vizinha,vou pedir ela pra fazer um pra tirar uma boa muda,já que está chegando a hora mais propicia para tal tecnica.
Grande abraço  _________________
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 6:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Oito meses. Mas aguardei um mes e meio a mais, depois que surgiram as raízes, apenas para garantir o sucesso. Está há uns seis meses nesse vaso plástico, plantado na areia+Plantax (substrato apropriado para hortaliças), e recebeu até agora apenas adubo liquido (biofert plus). Rega uma vez ao dia (final da tarde) e sol pleno.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|