|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 6:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se é para sugerir, aí vai uma sugestão mais interessante:
Ao invés de enterrar as raízes, deixe como está. Faça, isso sim, um alporque próximo da base, acima dessas raízes que aparecem. Isso irá te dar, em pouco tempo, raízes radiais, que permitirão uma economia de tempo em relação ao trabalho de estruturação que pretende desenvolver.
Dica de alporque: não use apenas musgo esfagno e plastico para cobrir a area, mas sim, um vaso preto, tamanho médio, cortado na lateral no sentido da altura, com um furo vazado no fundo de diametro igual ou proporcional à grossura do caule na area do alporque. Dentro do vaso use terra granulada, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinus, substrato plantax, em quantidades iguais. Ficará um solo bem drenante e irá favorecer o rápido enraizamento. Poderá substituir o vaso preto por uma bacia tambem, desde que de bordas altas e retas. A bacia permite o controle das raízes em forma radial.
Veja um exemplo, feito pelo bonsaista Paulo Ventura, em outra planta, mas que ele usa igualmente para retirar alporques em jabuticaba, em uma planta adulta que possui no quintal da casa dele:
O vaso deverá ficar bem preso, então use arame. E coloque sua planta em local sombreado, longe de vento e chuva forte. Molhe diariamente o local, evitando encharcamento. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
out16
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 12:36 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Nickyfury,
Então, gostei de sua sugestão, inclusive está anotada para uma utilização futura, porém, para esta planta eu não quero usar de algo tão radical, tenho um pouco de receio de interferir tanto assim na planta.
E pra falar averdade, eu até gosto do Nebari deste exemplar, não acho tão necessário uma reforma tão grande nesta parte, estou pretendendo partir para o sugerido anteriormente (poda da copa e o replantio reto, cobrindo o nebari). Assim que tiver novidades eu posto aqui....
Mas, valeu pela sugestão... será de grande auxilio em um projeto novo que estou pensando
[]´s
Thiago. _________________ Jabuticabeira - http://picasaweb.google.com.br/out1610/BonsaiJabuticabeiraEvoluO |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 1:09 pm Assunto: |
|
|
Acho que um alporque para esta planta vai ser dificil...até porque Jabuticabeiras não respondem muito bem a esta técnica...a idéia é mesmo no estilo vassoura como vc disse.....colocando no escorredor e depois na mamadeira sua planta em dois anos mais ou menos estará boa para ser colocada em um vaso definitivo. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 19, 2007 3:25 pm Assunto: |
|
|
a projeção do atila ficou muito boa .
e um bom começo pra sua planta , sua planta tem futuro _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Set 19, 2007 6:30 pm Assunto: |
|
|
É isso ai, pode podar tranqüilamente e replantar que a planta não vai sentir nada não.
Pois é, dá um pouco de medo na hora de treinar novas técnicas em nossas plantinhas de estimação.
Por que vc não começa treinando técnicas de multiplicação? Assim vc cria novos exemplares pra treinar as outras técnicas.
Escolha uma árvore que tenha ai por perto e comece treinando estáquia e alpórquia.
Depois vc pode tentar também o yamadori e o plantio de sementes, que são métodos um pouco mais trabalhosos, o yamadori pelo trauma que pode matar a planta e a semente porque demora muito.
Com mais plantas, vc pratica mais e aprende mais rápido. |
|
|
 |
out16
|
Enviada: Qui Set 20, 2007 3:12 pm Assunto: |
|
|
Attila,
Então, os galhinhos que eu podar desta planta eu tentarei estacas.
Sobre alporque, já estou tentando tirar algumas mudas de umas azaléias que tem na chácara de meu pai...
Em breve eu pretendo adquirir mais alguns exemplares (mudas, pré bonsai).. só não fiz isso ainda porque não tenho quem cuide das plantas em feriados prolongados (esta jabuticabeira fica na casa da sogra nestas ocasiões ).. estou bolando uma bancadinha com sistema de irrigação... aí sim partirei para novos exemplares..
Valeu pelas dicas, vou tomar coragem para transplantar e podar neste fim de semana... postarei as atualizações.
[]´s
Thiago. _________________ Jabuticabeira - http://picasaweb.google.com.br/out1610/BonsaiJabuticabeiraEvoluO |
|
|
 |
out16
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 9:28 pm Assunto: Transplante |
|
|
Então pessoal,
Transplantei a jabuticabeira agora, preferi fazer durante a noite por o clima ser mais fresco e tal, vou relatar aqui os passos do que fiz.
Utilizei um substrato de 90% de pedriscos + 10% de humus. Sim eu sei que para colocar no escorredor não é necessário, mas eu ainda sou um pouco receoso quanto a plantar o bonsai em substrato totalmente sem nutrientes .
Como a intensão é esperar ele enraizar para colocar na mamadeira, nem mexi nas raízes, pois pensei, pra que cortar as raízes se a intensão é que elas cresçam, fiz bem?
Após replantar o exemplar reto em um novo escorredor, deixei ele "de molho" por uns 10 minutos numa mistura com enraizante (tiamina).
Logo após todo este processo eu fiz a poda estrutural seguindo as recomendações do pessoal (aproveitei a poda para tirar umas estacas ).
Bom por enquanto é isso, acho que fiz tudo certo né?
Amanhã cedo eu tiro umas fotos e posto aqui para vcs verem o resultado, agora é esperar.
Ah, depois de quanto tempo posso começar á adubar? 30 dias mais ou menos? Tenho aqui o Biofertt Flora (li em algum lugar que é o ideal para frutíferas) e também Torta de Mamona+farinha de Osso... comoe quando começar a adubar?
Nossa, agora sim acho que acabou, desculpem a quantidade de perguntas.
Obrigado,
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 10:38 am Assunto: |
|
|
Bom, dê preferência a torta de mamona e farinha de ossos porque são orgânicos e se decompõe lentamente, assim vc não tem risco de superdosagem, misture os dois em partes iguais e use uma colherinha de café cheiapor mês.
Se usar biofert, use uma concentração menor do que a descrita na embalagem, pois o adubo é químico e se adubar demais a planta morre. Dê preferência a aplicação foliar, borrifando o adubo nas folhas, assim o adubo dura mais e tem menos riscos de superdosagem.
Já matei algumas plantas com adubos químicos, rsrsrs. Só use se tiver experiência. Ah, e os efeitos da adubação foliar são quase que instantâneos, pois as folhas absorvem o adubo diretamente, sendo assim, te dou o alerta de quem já passou por isso, se a solução tiver muito concentrada e vc aplicar via foliar, a planta pode perder diversas folhas ou até morrer logo no dia seguinte:!:
Já pode adubar mês que vem ou até antes se quiser (com farinha e torta).
Quanto as estacas de jabuticaba, corte o fundo de uma garrafa pet e coloque em cima da estaca pra formar uma estufa e manter o ar interno bem úmido. Se a planta não couber dentro da garrafa, peque uma sacola de mercado transparente, aquela que serve para colocar as frutas e legumes, e cubra o vaso. Aguarde de 2 a 6 meses. Alguns dias de ar seco, como os de agora, desidratam as estacas mesmo que o substrato esteja bem úmido, se vc preservar umidade do ar, todas estacas vingarão. Respingar agua dentro da garrafa antes de cobrir a planta ou borrifar agua nas folhas de vez em quando ajuda também. |
|
|
 |
out16
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 11:18 am Assunto: |
|
|
Então pessoal,
Conforme prometido, as fotos estão no meu Album do Picasa da assinatura.
Attila, vou dar preferência aos orgânicos sim... apesar do que li que os adubos foliares não tem tanto risco para as plantas, isso procede?
E as estacas, eu fiz as estufas com garrafa PET sim, vamos ver se vingam.
Qualquer novidade eu vou postando aqui.
Obrigado,
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Felipe,
Lamento contrária-lo, mas a jabuticabeira responde muitissimo bem à técnica da alporquia, sendo esta a melhor maneira de obter plantas excelentes para cultivo como bonsai, vez que ao trabalhar com galhos de plantas adultas, produzindo, a chance de voce obter um bonsai que produza frutos já no primeiro ano de trabalho é por si só muito compensador.
Um cuidado interessante é apenas quanto a observação de escavar bem a parte da casca a ser anelada, para que não fique nada que possa impedir a emissão de raízes. E tão logo ocorra a emissão de novas raízes, pode-se usar o recurso que indiquei acima, fazendo uso de um vaso plastico. Isso acelera a "pega" do alporque, permitindo que vc retire a nova planta mais rapidamente.
Ao contrário do que imagina a grande maioria, o alporque é uma técnica que funciona na maioria dos casos, em diversas espécies. O que deve ser considerado é apenas o fator tempo: algumas plantas respondem mais rapidamente com emissão de raízes que outras. Mesmo o PN aceita alporquia. Shimpaku, tambem, cedro nana ou chamaecyparis, idem. O amigo bonsaista que citei, tem na frente de sua casa uma conifera da variedade KAIZUKA, de onde retira por ano algo em torno de vinte a trinta novas plantas, de grossuras variadas.
A propósito do alporque em jabuticabeira, dê uma conferida no estudo apresentado no link abaixo:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452006000300043&script=sci_arttext
Outro link, com texto explicativo sobre a técnica de alporquia, dentro do que escrevi acima e que pode esclarecer e auxiliar futuros trabalhos de todos nós:
http://raizesbonsai.vilabol.uol.com.br/propag.htm
Outro excelente link, com desdobramentos para outras páginas, inclusive:
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/jabuticaba.html#5%20–%20Propagação
E por ultimo, esse link, que achei interessante:
http://www.ouropreto-ourtoworld.jor.br/a_jabuticaba.htm
Dificil fazer alporquia em jabu? sim, é. Mas é igualmente dificil fazer em outras plantas, tambem. Mas pode ser feita e trará ótimos resultados. O ideal é treinarmos bastante, fazendo o maximo de galhos possivel, para aprimorarmos a técnica e sermos capazes, dentro em pouco, de estar produzindo as melhores plantas para bonsai. Com frutos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
out16
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 6:55 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury,
Muito interessantes estes textos que você postou.
Como eu havia dito anteriormente, eu preferi optar por não arriscar o alporque nesta minha planta simplesmente por ela tem uma valor sentimental pra mim (todas nossas plantas têm, certo, mas algumas um pouco mais ) além do que acho muito arriscado treinar alporque desta maneira em uma planta, pois, caso não dê certo eu perderia a mesma.
Tenho duas outras mudas de Jabu que tirei através daquela técnica da lata d´água e que estão verdinhas ha duas semanas.
Estou tentando alporqure tb em uma azaléia, prefiro assim para aprender, pois caso não dê certo, não perco a planta inteira, apenas um galho
Assim que eu tiver novidades sobre estas tentativas citadas, eu posto aqui.
Obrigado,
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Nick,
vc não me contrariou, somente colocou sua opinião, assim como coloquei a minha. E persisto na minha opinião...na teoria a alporquia das Jabuticabeiras podem até dar certo ( como vc disse " cada planta com seu tempo), mas na pratica isso não acontece e se acontecer é uma pequena minoria que consegue tirar um alporque de uma Jabuticabeira produzindo. Aconselhar um iniciante a fazer alporque em uma Jabuticabeira é a mesma coisa que cometer suicidio. O ideal é treinar alporque em plantas que vc mesmo citou que pega facil. No caso desta Jabuticabeira o melhor seria mesmo deixar no estilo Hokidashi ( acho que é assim que escreve). Todos nós sabemos que a Teoria é muito boa nesta arte, mas a pratica ainda é o melhor aprendizado. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 10:58 pm Assunto: |
|
|
Ei, eu sou um iniciante e iniciantes não são tão incapazes assim de fazer um alporque
Fazer um alporque ou semi alporque na base pode ser uma ótima idéia para se ter um nebari melhor. Não é tão difícil assim e a jabuticaba é uma espécie bem forte se tomados certos cuidados. E de acordo com as matérias se for feita depois do fim frutificação, nem precisa de hormônios de enraizamento.
Essa técnica do vaso é que não deve ser seguida pois o tamanho da planta inviabiliza o processo.
Se um dia quiser fazer, sugiro fazer assim*:
1- faça o anel de uns 2 cm de espessura, uns 2 cm acima do atual nebari.
2- cubra tudo com substrato até uns 4 cm acima do anel.
3- cubra a planta com um saco plástico pra criar uma mini estufa.
4- regue diariamente.
5- borrife a copa de vez em quando.
6- após um ano verifique a enraização e se estiver boa, pode a parte de baixo, deixando somente a de cima.
7- mantenha a estufa enquanto a planta se recupera.
*sua planta ficará uns 3cm menor.
Se puder, procure um pé de jabuticaba ai na região e treine alporquia algumas vezes. Ajudará na sua habilidade.
abraços.
Editado pela última vez por attilaokada em Ter Set 25, 2007 11:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:13 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|