FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus e cavalos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PENJING LANDSCAPE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 1:05 am    Assunto: Ficus e cavalos Responder com citação

Pessoal,
Estava com este ficus benjamin que se encaminhou a revelia depois de perder uns ramos importantes naquelas teimosas tentativas de aramar esta especie. O suiban nao estava adequado pois tinham muitos espaços vazios. Coloquei ele no suiban na verdade porque estava interessado em trabalhar com estas pedras. Elas são fáceis de compor porque partem nos veios com muita facilidade. Apesar e que é dicil criar uma base reta.
Dai ganhei uns cavalinhos de meu cunhado. A principio achei que tinha ganhado um problema pois teria de fazer uma composição para eles, mas creio que, pelo contrario, eles resolveram o problema desta composiçaõ.

Vou cuidar dele ai. Os ficus engordam bem mesmo em vaso e o morrinho contem bastante substrato. O detalhe é que dei um talho depois do primeiro galho buscando aproveitar a tecnica de engorda de ramos que li aqui no forum.

Espero que gostem.



_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat


Editado pela última vez por duprat em Sáb Set 22, 2007 8:22 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


boa paisagem. Ficou muito interessante e os cavalinhos ficaram de um jeito bem natural. Parabéns. Para a aramagem dos galhos é importante que o faça quando bem novos ainda. Se deixar para mais velhos é certeza de quebra.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/06/06
Mensagens: 647
Localização: CAMPO GRANDE -MS

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Bela paisagem, só acho que faltou um lago para os cavalinhos, bom mas ai teria que ter um suibam maior, talvez no futuro poderia fazer isso.
Parabens pelo trabalho!!
_________________
ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
_____________________________________
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


agora é que vi o título do tópico como fícus benjamina. Na verdade te passei as informações para o fícis boni, pois a foto se parece muito com ele. Não creio ser o benjamina, dê uma conferida.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço a observação. De fato, confesso que não sei. Chutei. E mal. Péssimo. "Benjamin"? Isso existe? Há! Aquela coisa de extensão para tomadas, quem sabe?....
Benjamina é o que queria dizer. Mas mesmo assim no por assim dizer, no vago. É aquele fícus que quebra fácil quando tentamos modelar com arame. ...
Desentendido. Sempre tive muitos problemas com nomes. Quando dei aulas de desenho anatômico era um inferno. Mas a turma saia sabendo em que ponto do osso cada músculo ligava e que movimentos isso fazia.... Titulo de livro, filme, nome de aluno. Tudo não gravo. Um quadro, um rosto, um bonsai não esqueço. Memória visual, sei lá. Essas coisa que nossa natureza não deixa escolher. ...
Rolling Eyes
E o pior é que se puxar pela memória lembrará que tratei durante anos um falso anão como se fosse simpaku. Aqui não dá para ter este tipo de equívoco. É boni então? Folha miudinha e que quebra fácil na base do ramo?
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Darkaso,
aproveite e me tire uma dúvida que não encontrei resposta no tópico sobre criação e engorda de ramos. Nestes cortes que efetuamos nos troncos se coloca pasta cicatrizante?

Caro ARQPATRIK,
Um laguinho é uma boa idéia. E crio que dá tudo neste suiban mesmo. Vou tentar....
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


sendo quebradiço assim com certeza é o boni. Arame os galhos ainda finos que ele aceita.

Se estiver falando das incisões acima de galhos para engordar não precisa. O corte é muito pequeno e não necessita. Se for de galhos comuns apenas os mais grossos. O boni seca o galho quando se corta, por isso costumo fazer as podas abaixo da folha ou ramo que não preciso, ficando um toquinho acima de onde quero que brote. Assim dá tempo de iniciar a brotação até que o galho seque, mas assim preservando o local que eu queria o broto.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Wander Rodrigues Oliveira



Registrado: 31/08/07
Mensagens: 7
Localização: Mairinque - SP

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

Gostei do seu trabalho!
O ficus é realmente o "Boni".
Gosto muito de colocar miniaturas de animais em meus trabalhos, em breve colocarei algumas fotos no Forum.
Se for possível, gostaria de saber onde seu cunhado encontrou esses cavalinhos e como consegui-los.
Tenho uma boa coleção, mas esses eu não conhecia!!!
Grato e até a próxima
Wander.
_________________
Wander Rodrigues Oliveira
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Vou perguntar na próxima oportunidade onde ele conseguiu. São provenientes da china e ceramica branca. Pelo que me falou foi barato.
mas com certeza a loja é aqui no rio.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PENJING LANDSCAPE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil