|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fireenddark
Registrado: 25/08/07 Mensagens: 24 Localização: governador Valadares-MG
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 11:21 am Assunto: mudas na sacola |
|
|
pessoal eu estou com umas mudas de ipê, amarelo,rocho,preto, rosa, branco e mulato, estas mudas estão na sacola e teém 40 cm de altura e ainda elas estão com algumas raizes para fora da sacola.
o que eu devo fazer? pensei em retiralas da sacola e passa-las para uma outra sacola e o substrato seria de arei e pedrisco, para que elas desenvouvam e parem de crescer.
ou então fazer alporques para reduzir o tamanho!
por favor me digam qual o melhor procedimento!? _________________ Gustavo |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 7:05 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
normalmente essas sacolas são compostas de um barro vermelho. Sempre retiro toda ela e coloco um substrato mais drenante para acelerar o crescimento, esse costuma atrapalhar. A alporquia te dará mais mudas, mas vai demorar um pouco para poder trabalhar as mudas. Daria para fazer o transplante e, após uns três meses faça o alporque. Ao retirar o torrão de barro cuidado para perder o mínimo de raízes.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 07, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
fireenddark,
O Darkaso está correto, tem de tomar cuidado para não prejudicar as raízes. A melhor maneira de tirar o substrato velho é lavar com jacto dágua com pressão, vá lavando com cuidado até ficar limpinho, aí prepara um novo substrato , disponha bem as raízes e replante. Tenho bastante experiências com ipês, quando cultivados em vaso eles são exigentes em substrato. Tem de estar sempre trocando senão eles estacionam o crescimento e entram em estado letárgico. Após o troca do substrato eles reagem com forte brotação e aí você pode podar ou fazer alporques conforme o seu gosto. Ao podar, aproveite para educar os galhos novos com arame ok.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
fireenddark
Registrado: 25/08/07 Mensagens: 24 Localização: governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:33 am Assunto: |
|
|
obrigado pela dica geraldo e darkaso, ajudou muito!
mais uma coisa eu poderia educalas do tamanho que eslas estão ou o melhor mesmo seria redizir o tamanho? _________________ Gustavo |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 1:13 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo tenho alguns ipes.
Na minha opinião e que opte por uma altura que vc deseja para seu bonsai faça a educação. E logo apos os tres meses citados proceda o alporque, porem aproveita pois enquanto ta desse tamanho voce tem mais flexibilidade para uma arramação.  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|