FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda durante a floração
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 3:09 pm    Assunto: Poda durante a floração Responder com citação

Oi pessoal, assumi de vez minha condiçao de principiante Laughing Tirei meus bonsai de quase três anos das bandejas. Agora estao todos em mamadeiras, felizes que só... Muito obrigado a todos pelas dicas. Bom, sem querer abusar da paciência e generosidade de vocês, estou com aquele velho, belo e trabalhoso cambuim. No dia que eu ia podar, ele amanheceu cheio de botoes florais. Posso podar mesmo assim?

valeu
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Leilton!

Meu, de principiante para principiante, realmente eu não sei...
Então pq estou postando?
Bem... pq dá dó podar em floração... espere um pouco... Wink

Abração!
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:11 pm    Assunto: Floração Responder com citação

Tenho algumas plantinhas carnívoras além dos meus bonsai e segundo o que li em sites que tratam sobre elas, convém cortar as flores para não debilitar a planta.
Na verdade, prefiro deixar as minhas floridas, é mais bonito. Porém, evitar a floração é sinônimo de economia de energia.
Bom, então o que tenho a dizer disso tudo?
Não acredito que haja qualquer problema em podar seu cambuim cheio de botões, ele até deve se recuperar melhor. No entanto, prefiro deixá-lo florir por uma questão de ter prazer em vê-lo. Contudo, trata-se de uma questão de caprichos. A escolha é tua.
Espero não ter falado besteira. Laughing
Boa sorte!

Fábio
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Leilton, agora você me deixou curioso...
Não sabia que essa espécie floresce precocemente... essa sua muda foi feita através de estaca de ponteira? Bom, de qualquer forma é sinal que ela tem sido bem tratada e a sua adubação "casou" direitinho para essa espécie.
Porque você não aguarda o final do inverno para proceder essa poda?

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Normalmente, quando meus Bouganvilles começam a florir, eu podo a metade dos botões, assim os que permanecem, ficam mais fortes e bonitos, essa técnica me foi passada por um agrônomo, que disse que isso é comum no plantio comercial de flores e frutas.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ela é bem velhinha Very Happy Fruto de um Yamadori que fiz há cerca de dois anos. Nao faço a idéia da idade real dela. Sabe pessoal eu to com a mesma dó. Minhas preocupaçoes sao: a) queria diminuir o que restou da pivotante, porque a planta ficou alta no escorredor e com isso nao tem muito espaço para expandir a raiz na parte superior. Olha só:

b) A estaçao chuvosa aqui em Natal/RN chegou pra valer. As plantas estao vibrando de energia. A sensaçao é que se você plantar o cabo da enxada ele brota Very Happy Queria aproveitar a força da estação.

Felipe Frango Zappala escreveu:
Leilton, agora você me deixou curioso...
Não sabia que essa espécie floresce precocemente... essa sua muda foi feita através de estaca de ponteira?
Abração
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

Gente,

Na arte do bonsai, buscamos reproduzir com fidelidade uma árvore em miniatura. Para acelerar todo o processo de modelagem, temos que concentrar energia em partes vitais da planta, para que em curto espaço de tempo consigamos um bonsai.

Todos nós sabemos que tudo na vida tem seu tempo. Então por que não deixar a floração para mais tarde e concentrar energia em partes que iram auxiliar os nossos trabalhos de modelagem ?
Se a planta em questão desprende energia para a florada, vocês estariam deixando passar diversas seqüências dos trabalhos. Então, um arranjo de galhos mais balanceados, uma boa ramificação, um nebari bem distribuído, entre outras coisas mais, ficariam comprometidos devido a floração existente. Por aqui na maioria da vezes tiro todas as flores, pois em tempo hábil terei muito a contemplar. Ou seja, um manejo e principalmente um procedimento correto me trará alegrias por muito tempo................lógico que isso irá depender da espécie com a qual estou trabalhando, é claro !

Abraços,
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Eu acho que é por aí. O legal mesmo é essa possibilidade de obter várias opinioes até chegar a uma conclusao...
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 12:55 pm    Assunto: Cambuim Responder com citação

Oi Leilton !!
Opinião de SUPER, HIPER PRINCIPIANTE... eu retiraria 60% das flores, deixaria as outras receberem mais energia e só após a floração eu mexeria na planta. Creio ser questão de gosto. Lí, não sei onde que quando o bonsai começa a florir devemos retirar 60% para concentrar toda a energia nas flores e/ou frutos que nascerão.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Companheiros,

Como principiante tambem, eu no meu caso só me tenho preocupado, com uma Romãzeira Anã, que por incrivel que pareça sempre que lhe dou mais uma modelação nos ramos teima em querer florir.

Para estimular o crescimento tanto da folhagem como dos ramos, prefiro retirar todas as flores, e muito antes de começarem a abrir...isto porque para ela estar a alimentar os gomos já esta a disponbilizar energia, que seria bastante útil para outro fim.

Tem muito tempo pela frente para florir, primeiro está uma série de etapas que tem que passar.

[ ]s

Castro

Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí, analisando por esse lado, realmente é muito mais sensato.

Abração
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2005 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Eu também concordo que é melhor dar preferência à formação da planta. Chegará o tempo que a planta poderá florewscer e frutificar à vontade.

A propósito, o Cambuim quando está iniciando a florescer e recebe uma poda floresce com muito mais intensidade.

Um abração,

SErgivaldo
alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 28, 2005 7:21 pm    Assunto: uma ideia nova Responder com citação

Very Happy Ai Eileilto!
O ja le num livro que nao devemos podar na epoca de floraçao, e para nao deminuir o tamanho das flores, mais alguem que vai te ajudar bem e o Mario A G Leal, vai no site e mande um E-mail pra ele, e vc tera melhor suas duvidas.Valeu!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2005 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

Eu também concordo que é melhor dar preferência à formação da planta. Chegará o tempo que a planta poderá florewscer e frutificar à vontade.

A propósito, o Cambuim quando está iniciando a florescer e recebe uma poda floresce com muito mais intensidade.

Um abração,

SErgivaldo

Sergivaldo,

Qual é o seu procedimento neste caso ?
Para mim se a planta não estiver formada, eu tiraria tudo novamente.

Aguardo o seu retorno !

Abração,
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 30, 2005 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio C. Ratto escreveu:
Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

Um abração,

SErgivaldo

Sergivaldo,

Qual é o seu procedimento neste caso ?
Para mim se a planta não estiver formada, eu tiraria tudo novamente.

Aguardo o seu retorno !

Abração,

Ratto,

Meu amigo, acho lindo uma planta cheia de flores e frutos mas, se ela estiver em fase de formação, não penso duas vezes e elimino tudo.

No caso específico do cambuim, observei que quando é feita uma poda de manutenção no iniício da floração, eles respondem com uma brotação ainda mais intensa.

Se a planta já estiver com a estrutura bem definida aí eu deixo frutificar, caso contrário, elimino tudo novamente, como você também sugeriu.

A frutificação do camboim, no meu caso, tem sido pequena. Creio que devido ao afastamento do seu habitat natural, a espécie carece de algum inseto polinizador.

Um abração,

SErgivaldo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: