Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 9:35 am Assunto: Fícus macrophylla |
|
|
Olá amigos do fórum,
estou postando um fícus para sugestões de poda e estilos. Gostaria também da ajuda de vocês para identificar a espécie. Na revista Como Cultivar Bonsai tem um exemplar de Fícus macrophylla (Fícus australiano) cujas folhas são muito parecidas com o meu. Entretanto, na mesma revista, num outro número, aparece um exemplar de Fícus retusa também muito parecido. Acredito que os amigos mais experientes possam identificá-lo com segurança. A primeira foto, tirada quando adquiri a muda, foi feita numa época em que eu colocava praticamente todas as mudas nos vasinhos de plásticos para bonsai...
Hoje a muda está plantada num escorredor e apesar das fotos serem de junho/2007, não houve mudanças na estrutura...
Foto da planta:
Detalhe do nebari:
Detalhe das folhas (uma muda feita de estaquia da "mãe" da primeira foto):
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:42 pm Assunto: |
|
|
Não sei o tipo da planta, mas o nebari é show de bola.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:50 pm Assunto: |
|
|
É um Fícus macrophylla mesmo se eu não estiver engano eu tenho tb adoro está especie...
tem uns grandes no viveiro aqui perto bom pra fazer alporques como o Luciano diz pague 1 leve 3,4...  _________________
 |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Só pra aumentar um pouquinho as dúvidas... rs
Me parece ser um Ficus retusa mesmo. Também já ouvi essa espécie como sendo Ficus nitida. Tenho um igual.
Abraços,
Gustavo Oliveira. |
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 5:03 am Assunto: Que ficus é esse? |
|
|
Edson, este teu ficus nós aqui de Natal chamamos "ficus limão" e ele tem galhos que não se prestam a uma boa aramação. As fplhas são mais grossas e quebradiças; quase se parece com uma folha de suculenta.Quando em pleno sol mescla a cor das folhas com um amarelo bem atrativo. Já procurei em vários sites qual seria o nome científico dele, mas, confesso, o único que chega perto das suas características é o Ficus elasticóides:
O ficus retusa tem o ápice das folhas menos pronunciado e as mesmas não são tão onduladas nas bordas quanto o Ficus benjamina.
Ficus retusa:
Ficus benjamina ( ponta das folhas mais pronunciadas e bordas onduladas)
Agora o Ficus macrophyla é confundido em vários sites com o Ficus elástica ( usam como sinônimo até):
Espero ter sido claro naquilo que eu penso que sei acerca dos ficus, agora, quanto ao ficus limão ( tenho um espécime muito bonito) eu não sei ao certo o seu nome científico. Um abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 8:19 am Assunto: |
|
|
Edmar,
As folhas do Ficus do Edson não têm as estrias tão pronunciadas qto as desse Ficus Limão (pelo menos pela foto que você postou eu não acho que pareçam). Além disso, as folhas do Edsonj parecem ser mais "gordinhas" mesmo, coisa que acontece no Ficus retusa. Pela sua foto o Ficus Limão parece ter as folhas mais finas. Eu continuo com o Ficus retusa, mesmo. Pena que o meu acabou de ser desfolhado pra ser feita a aramação e ainda não brotou...
Abraços,
Gustavo Oliveira. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 11:14 am Assunto: |
|
|
Obrigado aos amigos pela atenção.
Edmar, obrigado pelas fotos de outras espécies para comparação.
O meu fícus de fato já apresentou esta coloração amarelo vivo a que você se referiu. Eu na ocasião, pensei que fosse alguma doença. Mas como a muda parecia vigorosa e com boa saúde, resolvi esperar pra ver o que aconteceria. Não houve nada demais, só a brotação que está vindo...
Eu particularmente acho mesmo que é um Fícus macrophylla, pois o retusa parece ter a folha com as pontas mais arredondadas e não ser tão "gordinhas"...
Os amigos acham que eu poderia fazer um mame dessa muda?
Abraços...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Tb fico com o Fícus macrophylla  _________________
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 4:18 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
aí está uma foto de um outro exemplar com a mancha amarela na folha. Geralmente a mancha é de um amarelo mais vivo...
Até mais...
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 10:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Edson,
aqui esta espécie é também conhecida como ficus chinês... já ví em revistas como: ficus australiano...
Como gosto bastante de ficus, andei pesquisando e constatei que o mais próximo como nome ciêntífico desta, seria
ficus retusa var. green island
Quanto ao estilo, fiz este projeto para sua pequena árvore:
*A frente seria mudada para que o segundo galho ficasse atrás*
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 24, 2007 12:30 am Assunto: |
|
|
Alexandre,
obrigado pelas dicas e pela projeção; ficou ótima. Amanhã mesmo vou colocá-la em prática...
Um abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 2:06 am Assunto: |
|
|
Amigos,
aí está mais um brotinho no lugar certo para seguir o projeto do Alexandre:
Abraço a todos.
Pedro Morales |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 1:17 pm Assunto: |
|
|
Ainda há um bom caminho pela frente eim amigo Edson?...
Mas a projeção feita pelo amigo Alexandre ficou excelente como caminho a trilhar.
O Nebari dela ajuda bastante...
Parabéns.
Franz Lopes. _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 26, 2009 5:19 pm Assunto: Atualização |
|
|
Olá amigos,
seguem fotos recentes deste Fícus:
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
|