Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Out 20, 2007 8:48 pm Assunto: Por favor me ajudem, romanzeira com problemas :( |
|
|
Ola pessoal,
Venho acompanhando este forum há alguns dias, li diversos tópicos e venho estudando sobre bonsai há algum tempo.
Estes dias fui ao mercado e na seção de jardinagem gostei muito de uma muda de romanzeira, principalmente devido a estrutura da base do caule. Achei que poderia vir a ser um bom bonsai. Daí pra frente vou narrar o que fiz:
1. Transplantei a planta para um outro vaso, não troquei o substrato que veio com ela mas desfiz o torrão em que já se encontravam as raízes. Em seguida aramei os galhos para tomarem uma posição de acordo com o meu gosto e estilos que já tinha visto no forum. "Os galhos não foram danificados nem as raízes isso eu garanto"
2. No outro dia vi que as folhas murcharam e as flores também. Isto me deixou chateado. Após isso resolvi desfolhar cortando as folhas maiores pelo pecíolo, algo parecido com o que vi no tópico sobre desfolhamento, só que lá era um ficus.
3. Após buscar informações, transferi a muda para um escorredor com cascalho grosso e parte terra vegetal, não adubei até o presente momento. Comprei este cascalho de rio em uma loja de peixes ornamentais.
Minhas dúvidas são:
1. Esta romanzeira tem futuro ou já está morta?
2. Devo deixa-la na sombra ou no sol até q se recupere?
3. O substrato atual está correto para uma muda neste estágio?
4. Devo retirar os arames até a recuperação ou posso mante-los?
Envio as fotos da muda abaixo, sei que romanzeira não é a melhor planta para um iniciante, mas pelo menos meu shimpaku ainda não me deu problemas até agora.
 _________________ José Carlos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 7:27 am Assunto: |
|
|
José carlos,
seja bem vindo ao fórum, com certeza poderemos ajudá-lo com suas plantas. Espero que coloque suas dúvidas para ajudá-lo como fez agora.
Tomei a liberdade de editar suas fotos, elas estavam muito grandes e atrapalhavam de vermos os detalhes, já que não dá pra ver na tela sem mexer na barra de rolagem. Como usa o imageshack, basta escolher o tamanho menor antes de clicar em "host it". Esta foi com 800x600.
Não vi sinal de pragas na sua planta, por isso pode ser que no processo de replante para o escorredor aconteceu algo. Esse pedrisco é de areia ou de rio? Se for aquele vendido em saquinhos para aquário não é bom. Você fez poda de raizes? Deixou secar demais o substrato?
Com estas respostas dará para ter alguma idéia.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2007 10:26 am Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | José carlos,
seja bem vindo ao fórum, com certeza poderemos ajudá-lo com suas plantas. Espero que coloque suas dúvidas para ajudá-lo como fez agora.
Tomei a liberdade de editar suas fotos, elas estavam muito grandes e atrapalhavam de vermos os detalhes, já que não dá pra ver na tela sem mexer na barra de rolagem. Como usa o imageshack, basta escolher o tamanho menor antes de clicar em "host it". Esta foi com 800x600.
Não vi sinal de pragas na sua planta, por isso pode ser que no processo de replante para o escorredor aconteceu algo. Esse pedrisco é de areia ou de rio? Se for aquele vendido em saquinhos para aquário não é bom. Você fez poda de raizes? Deixou secar demais o substrato?
Com estas respostas dará para ter alguma idéia.
T+ |
Este pedrisco é de rio se não me engano, mas ele é vendido em saquinho, acho q é melhor eu arrumar um outro.
Nâo podei as raizes, procurei retira-las com o maximo de cuidado, inclusive as mais finas.
Quanto ao substrato não estou deixando secar, todo dia eu rego e retiro o excesso que cai na bacia pra não encharcar.
Obrigado pela ajuda. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 10:38 am Assunto: |
|
|
Seja bem vindo josé,
Raspe o tronco se estiver verde ainda há esperança...
Mas eu acho que ela ainda brota beleza,vamos torcer. _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2007 11:08 am Assunto: |
|
|
Alberto Alves escreveu: | Seja bem vindo josé,
Raspe o tronco se estiver verde ainda há esperança...
Mas eu acho que ela ainda brota beleza,vamos torcer. |
Em que altura devo raspar?
Edit: raspei agora e tá bem verde ainda.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 1:33 pm Assunto: |
|
|
Beleza
Verde=esperança
Deixe ela na meia sombra,sem pegar sol direto.
Cuidado com a rega,qlqr discuido neste estágio resseca a planta e já era...
Quanto ao arames eu não sei se é melhor deixar ou tirar...os mais experientes podem te responder.
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Alberto Alves escreveu: | Beleza
Verde=esperança
Deixe ela na meia sombra,sem pegar sol direto.
Cuidado com a rega,qlqr discuido neste estágio resseca a planta e já era...
Quanto ao arames eu não sei se é melhor deixar ou tirar...os mais experientes podem te responder.
Grande abraço |
Valeu Alberto. Vou tentar manter os arames mesmo pq procurei não apertar e somente envolver os galhos, acho q se eu tentasse retira-los agora poderia quebrar algum galho...
Vou deixar a planta a meia sombra então, obrigado pela ajuda.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 8:21 pm Assunto: |
|
|
José,
se é de rio não tem problema. O problema é se fosse aqueles de aquário, geralmente de mármore.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 12:27 pm Assunto: |
|
|
Coragem com seu romã! Já tive umas duas mudas que voltaram dos mortos, não desanime que ela vai te recompensar! _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 3:07 pm Assunto: |
|
|
Caro José,
Creio que vc deveria ter dado um tempo de recuperação antes de tentar uma aramação total como a que fez, eu particularmente não tive boas experiências com aramações em romãs pequenas, a maioria dos galhos tendem a secar quando aramados, acho uma melhor opção ancoragem e aramação frouxa em último caso, o que acontece é que ao aramar e direcionar os galhos em sentido contrário ao natural ocorre o rompimento de fibras que dificultam a circulação da seiva, algumas plantas se recuperam rápido e aparentam nem sentir a modificação, outras secam os galhos e podem até morrer. Eu retiraria os arames(cortando e não desenrolando para evitar quebrar algum galho ou danificar ainda mais a passagem da seiva) e manteria em local bem iluminado mas sem ventos fortes.
Abraços fraternos.
Ps. Evite ficar "raspando" os galhos, pois se existe uma dificuldade na passagem na seiva vc vai agravar o problema criando feridas e obrigando a planta trabalhar para se recuperar e cicatrizar o local. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:31 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Glauco, tentarei seguir suas recomendações. Espero que a muda não morra, acho q ela tem bom potencial. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 7:06 am Assunto: |
|
|
As romanzeiras são muito fortes e resistentes, brotam do nada, mas com tanto arame assim não sei não...cara, fiquei assustado quando vi sua planta, ela esta quase metálica.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 7:55 pm Assunto: |
|
|
José Carlos,
Concordo com o junior... Ela parece uma roboplanta
Sugestão: retire o arame usando um alicate de corte diagonal desses que se encontra em lojas de material elétrico, um pequeno... Corte o arame ao invés de tentar recuperá-lo... É só ir cortando aos poucos, em cada volta...
Sai fácil e já vai ajudar a tirar um pouco do estresse da planta...
Muito boa sorte!!! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 24, 2007 7:50 pm Assunto: |
|
|
josecarlosbarros,
Já fiz inúmeros bonsai de romãs e já perdi outros tantos. Vou te passar um pouco do que já aconteceu comigo em relação às romãs.
- As plantas estão ótimas com bom aspecto vegetativo e tudo mais e de repende sem mais nem menos começam a ficar feias e dão para trás e quando isto acontece é melhor levá-las com cuidado sem mexer do substrato até ver se recuperam. As que tentei recuperar trocando o substrato via de regra acabaram morrendo.
- O excesso de frutos stressa a planta, ela enfraquece, e leva um tempão para se recuperar se nesse meio tempo acontece mais qualquer coisa que a debilita ela já era.
- Já fiz enxerto de romã anã sobre cavalo de romã gigante para fortalecer a planta. Virou um belo bonsai, mas acabou morrendo em decorrencia de frutificação.
- Outro fator que tenho observado na condução da romã como bonsai é que as podas tendem a enfraquecê-las. Estou experimentado conduzí-las sem podas deixando os galhos crescerem e aramando-os, tenho observado que tal procedimento tem fortalecido as plantas.
- No mais a romã e a azaléia são plantas que carecem de atenção constante, pois podem entrar em declínio sem motivo aparente de uma hora para a outra e até morrer.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 11:46 am Assunto: |
|
|
Então Geraldo, a boa notícia é q a planta está se recuperando.
Retirei os arames, coloquei em um substrato drenante (pedriscos e um pouco de terra vegetal e uns carvões). A planta parece estar se regenerando. Creio que daqui a um mes já estará com um aspecto bem melhor.
 _________________ José Carlos |
|
|
 |
|