|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 11:49 am Assunto: Jabuticabeira (myrciaria cauliflora) |
|
|
Oi pessoal...
Estou recolocando esta postagem, para mostrar a sequência do trabalho que estou fazendo nesta jabuticabeira, buscando aprimorar o estilo e, simultâneamente, reduzir sua altura...
As fotos abaixo são do primeiro trabalho de redução, que fiz no final de 2004...
Aqui a planta tinha cerca de 1,20m de altura, 9 anos de idade, sendo 7 anos no escorredor e mamadeira. Foi obtida através de semente...
Analisando o nebari e estrutura primária, para apoio na escolha da frente...
Desfolhação e primeiro nível de poda de galhos...
Segundo nível de poda de galhos...
Terceiro nível de poda de galhos e aramação...
Ao final desta etapa a planta ficou com 50cm de altura
A etapa seguinte seria esperar novo período de desenvolvimento livre, estimulando novas brotações, alternativas para futuros galhos na nova etapa de redução de altura e redefinição de estrutura secundária...
Em seguida vou postar o trabalho feito no ultimo final de semana...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 12:04 pm Assunto: |
|
|
Charles,
esta Jabuticaba vc plantou atraves de semente?????? nossa que desenvolvimento hein!!!! Esta planta está linda de mais.....
tb com 07 anos de escorredor e mamadeira.....muita matéria orgânica nela!!!!
Que belo Nebari, que linda estrutura....foi uma das Jabuticabeiras mais lindas que já vi.
PARABENS _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 12:58 pm Assunto: |
|
|
que linda jabu!! nossa, 7 anos de escorredor!que paciente você hein! parabéns pelo belo trabalho.  |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 1:45 pm Assunto: |
|
|
Bela planta Charles.
Um otimo resultado de anos de dedicação. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 3:12 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Felipe, Galileu, Fabio.... esta matéria eu já havia postado aqui antes, mas por algum problema técnico havia sido deletada...
E naquela ocasião eu havia ressaltado o mérito do "desenvolvedor" dessa jabu.... que não fui eu...
Na verdade, consegui esta planta com Hidaka san!... Ela está comigo desde 2003, a partir de quando comecei a trabalhar nela!...
Assim, toda a competência desde a semeadura até 2003 é dessa grande figura... que admiro muito!....
Assim que vi essa jabu, imaginei uma redução grande de sua altura, tentando evidenciar a robustez do nebari e movimento do tronco, que foram os principais pontos que me chamaram a atenção nela!...
Abraço,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Qui Nov 01, 2007 4:11 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 4:06 pm Assunto: |
|
|
Eu sou fã assumido dessa jabu...
Até enviei um e-mail pro Charles pra ver como ela estava depois do Bonsai2007
Realmente uma das mais bonitas que já vi tb...
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 4:09 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Nas fotos abaixo, mostro o trabalho que fiz nesta jabu, no ultimo final de semana, se resumindo ao seguinte:
1- uma nova etapa de redução de altura
2- aramação da nova estrutura
3- passagem da mamadeira para o vaso definitivo
Aqui a situação inicial, após crescimento livre desde dez/2004
Desfolhada, medindo 50cm (não considerando os galhinhos superiores)
Eliminação de um estágio do tronco principal, no ápice, e alguns galhos importantes. Com isso, além da reduzir a altura, procurei harmonizar com uma redução da largura da copa...
Aramação da nova estrutura....
Plantio no vaso definitivo, feito por Bryan Albright....
Com este trabalho a jabu passou de 50cm para 29cm de altura, quando em 2003 ela media perto de 1,20m...
Agora, espero o enfolhamento para fazer o ajuste fino da copa...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 5:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Charles, a apresentação dessa linda planta não ficaria melhor se o vaso fosse redondo? Creio que no vaso em que está perde-se muito da beleza do nebari.
De qualquer forma, é sempre admirável acompanhar pelas fotos o trabalho de aprimoramento que voce vem execuntando, visando reduzir a altura e desenvolver a densificação dos galhos, distribuindo de maneira magistral a copa dessa planta. Parabens.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 7:34 pm Assunto: |
|
|
Sem comentarios , esta ficando show
PArabens
Joel |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 8:43 pm Assunto: |
|
|
Caro Charles,
eu como fã incondicional das jabuticabeiras, não posso deixar de fazer coro com os amigos do fórum...
PARABÉNS pelo belíssimo trabalho e ótimo exemplar!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 8:53 pm Assunto: |
|
|
Charles, realmente uma das jabus mais belas que já vi, o trabalho está realmente ficando ótimo...e que nebari poderoso!!!!!!
Parabéns!
Um grande abraço e
té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 11:26 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Charles, a apresentação dessa linda planta não ficaria melhor se o vaso fosse redondo? Creio que no vaso em que está perde-se muito da beleza do nebari.
|
Grande Nick... concordo com voce!... ... eu pretendia usar um vaso oval, raso e de cor bege claro, visando harmonizar com os tons da casca no período em que se renova, formando aqueles contrastes entre claro e escuro na casca! Acontece que não tenho este vaso e acabei usando o que mais se adequou ao tamanho da planta!... Fazendo isso, ao menos eu preparo as raízes num espaço menor, facilitando o replantio quando eu tiver o vaso que imagino!....
Aquela jabu que trabalhei em maio em Ribeirão eu acabei de replantar num vaso parecido com o que descrevi acima e gostei do resultado... em breve coloco fotos dela aqui para ouvir sua opinião... : : ... Valeu pela sugestão!
Joel... legal seu elogio!... valeu!...
Felipe... a aramação e movimento daquele galho foi uma ligeira "forçada de barra" que fiz prá preencher um espaço vazio naquele local.... .. que espero seja temporário. A jabu reage com brotações vigorosas após podas como esta e tenho esperança e surjam brotos novos naquela região, me permitindo redirecionar ou mesmo eliminar o galho que voce cita...
Se voce reparar bem, ao mesmo tempo em que direcionei este galho para frente, eliminei um outro que existia antes, e que apontava o observador...
Enfim... acho que uma das graças do bonsai é essa eterna busca de tentar fazer com que os acertos suplantem os êrros... ... e comentários como o seu e do Nick, por exemplo, são sempre muito ricos e me ajudam bastante!... ..
Edson, Paulo... fico contente com seus elogios!... valeu mesmo!...
Abraço a todos,
Charles |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 9:14 am Assunto: |
|
|
Charles,
suas postagens sempre nos inspiram. Esse trabalho com ela foi feito com muita paciência e observação, dando aos amigos mais inexperientes a idéia de que o tempo é mesmo o melhor amigo do bonsai, e óbvio, a dedicação que você deu a ela.
A última redução retirou um pouco a triangulação da copa na parte alta, mas deu uma grande melhorada no sentido estético entre copa/tronco e, com certeza, a nova brotação suprirá a triangulação novamente.
Parabéns pelo trabalho! _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 9:54 am Assunto: |
|
|
Planta maravilhosa!!Mais nada a dizer! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|